{"id":10885,"date":"2021-04-15T08:59:59","date_gmt":"2021-04-15T11:59:59","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=10885"},"modified":"2021-04-15T18:30:35","modified_gmt":"2021-04-15T21:30:35","slug":"der-publica-edital-para-duplicacao-da-pr-317-de-iguaracu-a-maringa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/der-publica-edital-para-duplicacao-da-pr-317-de-iguaracu-a-maringa\/","title":{"rendered":"DER publica edital para duplica\u00e7\u00e3o da PR 317 de Iguara\u00e7u a Maring\u00e1"},"content":{"rendered":"
15\/4\/2021<\/p>\n
Modelo RDCi prev\u00ea contrata\u00e7\u00e3o de empresa para execu\u00e7\u00e3o do projeto e obra<\/p>\n
Anunciada h\u00e1 anos, a\u00a0 duplica\u00e7\u00e3o da PR 317, no trecho de 21,82 km, entre Iguara\u00e7u a Maring\u00e1, teve a licita\u00e7\u00e3o publicada nesta ter\u00e7a-feira (14), no modelo RDCi, em que a empresa ou cons\u00f3rcio vencedor executa o projeto e a obra, eliminando uma das licita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
\u201cNo in\u00edcio do meu primeiro mandato, em 2015, eu e o deputado Schiavinato, falecido essa semana, e que nasceu em Iguara\u00e7u, tratamos dessa obra com o governo, junto com prefeitos da regi\u00e3o\u201d, relembra o deputado estadual Tiago Amaral.<\/p>\n
Aguardada por moradores e setor produtivo, a PR 317 teve na ACIM a sua grande interlocutora. A Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Empresarial de Maring\u00e1 doou o anteprojeto para a licita\u00e7\u00e3o. O movimento \u00e9 composto por representantes da Amusep e associa\u00e7\u00f5es empresariais do Norte e Noroeste do Paran\u00e1, al\u00e9m do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econ\u00f4mico de Maring\u00e1). Empres\u00e1rios e agropecuaristas que dependem da rodovia para escoar a safra e transporte de insumos tamb\u00e9m integram o grupo.<\/p>\n
A rodovia \u00e9 uma importante pela liga\u00e7\u00e3o com o estado de S\u00e3o Paulo e tamb\u00e9m tem grande relev\u00e2ncia para os munic\u00edpios que integram a regi\u00e3o de Maring\u00e1, como as cidades de Angulo, Lobato, Fl\u00f3rida, Santa F\u00e9, Munhoz de Mello, Astorga e Colorado. Pelo trecho, bastante movimentado, circullam cerca de 17 mil ve\u00edculos por dia, com os motoristas enfrentando congestionamentos frequentes e risco de acidentes.<\/p>\n
A licita\u00e7\u00e3o prev\u00ea a duplica\u00e7\u00e3o em uma extens\u00e3o de 21,82 quil\u00f4metros, cinco quil\u00f4metros de vias marginais, interse\u00e7\u00f5es em desn\u00edvel, cinco retornos, duas passarelas e a duplica\u00e7\u00e3o da ponte sobre o Rio Pirap\u00f3. As empresas interessadas poder\u00e3o entregar as propostas at\u00e9 \u00e0s 14 horas do dia 25 de maio. O crit\u00e9rio para definir o vencedor ser\u00e1 o menor pre\u00e7o, com os participantes podendo oferecer lances com valores cada vez menores, de acordo com o previsto em edital. O valor da licita\u00e7\u00e3o \u00e9 sigiloso, conforme a lei do RDCi. O prazo de execu\u00e7\u00e3o da obra \u00e9 de 720 dias corridos, contados da emiss\u00e3o da ordem de servi\u00e7o.<\/p>\n
O DER\/PR conta com outra iniciativa que ir\u00e1 complementar a obra de duplica\u00e7\u00e3o entre Maring\u00e1 e Iguara\u00e7u. \u00c9 a elabora\u00e7\u00e3o dos projetos executivos de engenharia das obras de restaura\u00e7\u00e3o e amplia\u00e7\u00e3o da capacidade da PR-317 entre a divisa de S\u00e3o Paulo e Iguara\u00e7u, e da PR-463, entre Santo In\u00e1cio e Nova Esperan\u00e7a.<\/p>\n
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