{"id":1212,"date":"2017-09-15T12:37:45","date_gmt":"2017-09-15T15:37:45","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=1212"},"modified":"2018-07-05T14:09:50","modified_gmt":"2018-07-05T17:09:50","slug":"concessionaria-apresenta-projeto-do-contorno-norte","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/concessionaria-apresenta-projeto-do-contorno-norte\/","title":{"rendered":"Concession\u00e1ria apresenta projeto do Contorno Norte"},"content":{"rendered":"
A Triunfo Econorte, concession\u00e1ria respons\u00e1vel pela BR-369, apresentou nesta quinta-feira (14) o projeto do Contorno Norte Londrina\/Camb\u00e9 aos empres\u00e1rios da Aepic (Associa\u00e7\u00e3o das Empresas do Parque Industrial de Camb\u00e9). Ele foi dividido em tr\u00eas segmentos e est\u00e1 em fase de conclus\u00e3o para encaminhamento ao DER\/PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paran\u00e1).<\/p>\n
O trecho entre a BR-369 km 167 at\u00e9 a divisa entre Camb\u00e9 e Rol\u00e2ndia est\u00e1 com todas as an\u00e1lises de topografia, estudos de solo, projetos geom\u00e9tricos e das obras de artes especiais conclu\u00eddos. “Estamos finalizando apenas os relat\u00f3rios complementares para protocolarmos no DER at\u00e9 o in\u00edcio do pr\u00f3ximo m\u00eas”, afirmou Guilherme Mamprim, gerente de obras da Triunfo Econorte.<\/p>\n
O tra\u00e7ado do Contorno Norte foi alterado. Inicialmente, margeando Londrina abaixo do Ribeir\u00e3o Jacutinga em pista simples. Pelo novo tra\u00e7ado, o ramal rodovi\u00e1rio foi deslocado acima do Ribeir\u00e3o, com pista dupla. Com isso, o Contorno ficou com 32,9km. O projeto inicial previa 29,6km.<\/p>\n
O cronograma do andamento dos projetos dos lotes 1 e 2, entre Ibipor\u00e3 at\u00e9 a PR-545 (pr\u00f3ximo ao Aeroporto 14 Bis) e PR-545 at\u00e9 a PR-445, respectivamente, ser\u00e1 apresentado no dia 29 de setembro, na Comiss\u00e3o de Infraestrutura que re\u00fane a Acil (Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial de Londrina), Sindimetal (Sindicato das Ind\u00fastrias Metal\u00fargicas Mec\u00e2nicas e Materiais El\u00e9tricos do Norte do Paran\u00e1), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sociedade Rural e Sinduscon Norte (Sindicato das Ind\u00fastrias da Constru\u00e7\u00e3o Civil do Norte do Paran\u00e1).<\/p>\n
De acordo com o coordenador da comiss\u00e3o, deputado Tiago Amaral (PSB), pretende-se sugerir ao governo do Estado por qual lote as obras devem iniciar, baseado no potencial de desenvolvimento, mobilidade e facilidade de execu\u00e7\u00e3o. “Vamos nos basear neste tr\u00eas pontos para definir o trecho priorit\u00e1rio. O nosso foco \u00e9 conseguir concluir pelo menos um dos trechos nos pr\u00f3ximos anos”, afirmou o deputado.<\/p>\n
Prazos preocupam\u00a0<\/strong> O deputado Terc\u00edlio Turini(PPS) afirmou que \u00e9 preciso pressionar o governo para fazer a licita\u00e7\u00e3o de um dos trechos este ano e garantir que o Contorno seja inclu\u00eddo no or\u00e7amento de 2018 a fim de assegurar recursos para a licita\u00e7\u00e3o de um segundo trecho.<\/p>\n Segundo a presidente da Aepic, a Regi\u00e3o Metropolitana de Londrina est\u00e1 vulner\u00e1vel em termos de transporte, log\u00edstica e seguran\u00e7a. “A BR-369 passa pela avenida Bras\u00edlia. \u00c9 um volume intenso de carga pesada. Qual empresa que vai se interessar em se instalar em uma regi\u00e3o sem escoamento da produ\u00e7\u00e3o? Transporte e log\u00edstica s\u00e3o fundamentais”, questionou.<\/p>\n Ela lembrou que no fim de setembro completam seis meses desde que o governo anunciou que assumiria a responsabilidade pela constru\u00e7\u00e3o do Contorno Norte. “Estamos confiantes, embora o prazo inicial para conclus\u00e3o dos projetos fosse de at\u00e9 quatro meses. Queremos acompanhar todas as etapas, para apresentar as expectativas da Aepic e contribuir com ideias”, afirmou Stremlow. O valor da obra ainda n\u00e3o foi definido, mas a estimativa \u00e9 que cada trecho custe em torno de R$ 200 milh\u00f5es.<\/p>\n Mat\u00e9ria publicada na Folha de Londrina<\/p>\n Aline Machado Parodi\/Reportagem Local<\/strong><\/p>\n Cr\u00e9dito foto Joilton Souza\/Aepic<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A Triunfo Econorte, concession\u00e1ria respons\u00e1vel pela BR-369, apresentou nesta quinta-feira (14) o projeto do Contorno Norte Londrina\/Camb\u00e9 aos empres\u00e1rios da Aepic (Associa\u00e7\u00e3o das Empresas do Parque Industrial de Camb\u00e9). Ele foi dividido em tr\u00eas segmentos e est\u00e1 em fase de conclus\u00e3o para encaminhamento ao DER\/PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paran\u00e1). O trecho entre […]<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":1213,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1553,198,204,199,1550,1],"tags":[49,48,47,52,51],"class_list":["post-1212","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-cambe","category-comissao","category-contorno-norte","category-desenvolvimento-e-infraestrutura-norte-do-parana","category-londrina","category-informativos","tag-aepic","tag-cambe","tag-contorno-norte","tag-deputado-tiago-amaral","tag-londrina"],"yoast_head":"\n
\nA presidente da Aepic, Rosinda Stremlow, considerou positiva a reuni\u00e3o, mas expressou preocupa\u00e7\u00e3o com os prazos para licita\u00e7\u00e3o das obras. “O Contorno ainda n\u00e3o est\u00e1 assegurado. Se n\u00e3o for vi\u00e1vel fazer a licita\u00e7\u00e3o neste governo, vamos ficar na depend\u00eancia do pr\u00f3ximo. Existe uma promessa, mas vontade n\u00e3o \u00e9 realidade”, disse a empres\u00e1ria.<\/p>\n