{"id":13535,"date":"2022-12-09T12:26:05","date_gmt":"2022-12-09T15:26:05","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=13535"},"modified":"2022-12-09T12:26:05","modified_gmt":"2022-12-09T15:26:05","slug":"reuniao-da-comissao-de-infraestrutura-discute-a-situacao-das-concessoes-de-rodovias-e-outras-obras-de-infraestrutura-na-regiao-norte","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/reuniao-da-comissao-de-infraestrutura-discute-a-situacao-das-concessoes-de-rodovias-e-outras-obras-de-infraestrutura-na-regiao-norte\/","title":{"rendered":"Reuni\u00e3o da Comiss\u00e3o de Infraestrutura discute a situa\u00e7\u00e3o das concess\u00f5es de rodovias e outras obras de infraestrutura na Regi\u00e3o Norte"},"content":{"rendered":"
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A Comiss\u00e3o de Desenvolvimento e Infraestrutura da Regi\u00e3o Norte se reuniu nesta sexta-feira, 29 de julho, para tratar, principalmente, de assuntos referentes a obras previstas para as concess\u00f5es de rodovias na Regi\u00e3o Norte do Paran\u00e1. A reuni\u00e3o virtual foi presidida pelo deputado estadual Tiago Amaral, um dos criadores do grupo. A comiss\u00e3o existe desde 2017 com o objetivo de reunir representantes de v\u00e1rios segmentos da sociedade para discutir, acompanhar, cobrar prazos e acelerar obras e projetos que contribuam com a expans\u00e3o econ\u00f4mica da regi\u00e3o.<\/p>\n
O encontro virtual contou com a presen\u00e7a de Alessandro Reichert, diretor do Departamento Rodovi\u00e1rio do Minist\u00e9rio da Infraestrutura, que teve a sua participa\u00e7\u00e3o articulada pelo deputado federal Diego Garcia.\u00a0 Ele foi convidado pela comiss\u00e3o para esclarecer d\u00favidas em rela\u00e7\u00e3o a concess\u00f5es e obras nas estradas. O novo modelo de concess\u00e3o prev\u00ea tr\u00eas mil quil\u00f4metros de estradas estaduais e federais no estado, divididos em seis lotes. Entre as obras est\u00e3o duplica\u00e7\u00f5es, constru\u00e7\u00e3o de contornos, terceiras faixas, viadutos e outras. A validade dos contratos ser\u00e1 de 30 anos.<\/p>\n
Reichert explicou como funciona o processo de concess\u00e3o, que precisa de projeto, estudos atualizados a cada tr\u00eas meses, conclus\u00e3o de relat\u00f3rio preliminar, para s\u00f3 depois, lan\u00e7ar o edital e realizar o leil\u00e3o.<\/p>\n
Contorno Norte<\/strong><\/p>\n A comiss\u00e3o manifestou preocupa\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao Contorno Norte de Londrina, obra que est\u00e1 prevista no novo programa. O deputado Tiago Amaral explicou que foi esta obra que acabou motivando a mobiliza\u00e7\u00e3o inicial da comiss\u00e3o e cria\u00e7\u00e3o do grupo. O Contorno Norte prev\u00ea a cria\u00e7\u00e3o de novas rotas como alternativas \u00e0 BR-369, que atualmente passa por dentro de Londrina provocando intenso tr\u00e1fego para as regi\u00f5es oeste, norte e leste. Esta obra estava prevista no antigo programa de concess\u00f5es, na d\u00e9cada de 90, e n\u00e3o foi executada pela concession\u00e1ria contratada, o que gerou v\u00e1rias a\u00e7\u00f5es judiciais.<\/p>\n Segundo o deputado, o tra\u00e7ado do primeiro projeto ficou obsoleto, o novo tra\u00e7ado acabou sendo muito diferente, o que afeta os munic\u00edpios envolvidos e os investimentos p\u00fablicos e privados. Para ele, \u00e9 urgente que se determine e oficialize um tra\u00e7ado final e pediu essa defini\u00e7\u00e3o ao minist\u00e9rio.<\/p>\n Fernando Bergamasco, diretor de Projeto da Secretaria de Obras de Londrina, reiterou a preocupa\u00e7\u00e3o e pediu ao DNIT acesso ao projeto do tra\u00e7ado. Ele argumenta que com a mudan\u00e7a no desenho, mudam tamb\u00e9m os pontos de interesse para investimentos por parte dos munic\u00edpios e do empresariado.<\/p>\n Rosinda Stremlow, da Aepic- Associa\u00e7\u00e3o das Empresas do Parque Industrial de Camb\u00e9, tamb\u00e9m questionou o fato das concess\u00f5es fazerem os pr\u00f3prios projetos executivos, sem usar os que o estado j\u00e1 fez. \u201cO projeto foi car\u00edssimo, feito com dinheiro p\u00fablico e agora ser\u00e1 jogado fora?\u201d, perguntou.<\/p>\n O representante do DNIT se colocou \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para continuar, a dist\u00e2ncia, esclarecendo os questionamentos e o deputado Diego Garcia far\u00e1 a intermedia\u00e7\u00e3o da comiss\u00e3o com o minist\u00e9rio.<\/p>\n <\/p>\n Duplica\u00e7\u00e3o PR-445<\/strong><\/p>\n \u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 \u00a0<\/strong>Uma das mais esperadas obras do Norte paranaense, a duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, foi outro dos principais assuntos da reuni\u00e3o. A rodovia feita h\u00e1 60 anos, nunca mais havia recebido investimentos de moderniza\u00e7\u00e3o. \u00a0Neste ano, a duplica\u00e7\u00e3o entre Mau\u00e1 da Serra e o distrito de Lerroville, em Londrina, saiu do papel e est\u00e1 sendo realizada pelo governo do estado a um valor de R$ 148 milh\u00f5es. A PR-445 \u00e9 uma via grande import\u00e2ncia econ\u00f4mica, j\u00e1 que faz a liga\u00e7\u00e3o de Londrina com a capital e com o Porto de Paranagu\u00e1. Por\u00e9m, a obra ficou paralisada por seis meses mesmo com a ordem de servi\u00e7o concedida. O Iphan apontava a exist\u00eancia de s\u00edtios arqueol\u00f3gicos no local e pediu estudos adicionais. Hoje, com a anu\u00eancia do instituto, as obras foram retomadas. O deputado Tiago Amaral sugeriu que o Iphan analise os projeto t\u00e3o logo estejam prontos para evitar paralisa\u00e7\u00f5es desnecess\u00e1rias.<\/p>\n Ao final da reuni\u00e3o, Alessandro Reichert, pediu um voto de confian\u00e7a ao modelo regulat\u00f3rio e desejou que governo federal e estadual possam comemorar juntos o sucesso de grandes obras de infraestrutura. \u201cTemos a sorte de contar com a parceria do Paran\u00e1, um estado criativo e que administrou seus recursos para poder fazer investimentos na malha rodovi\u00e1ria\u201d, elogiou.<\/p>\n <\/p>\n Libera\u00e7\u00e3o Bratislava<\/strong><\/p>\n \u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0 <\/strong>A comiss\u00e3o comemorou o t\u00e9rmino das obras do Viaduto Bratislava, que teve o tr\u00e1fego totalmente liberado nesta sexta-feira. \u201cEsta, com certeza, foi uma das melhores grandes obras j\u00e1 realizadas na regi\u00e3o, em termos de execu\u00e7\u00e3o e cumprimento do prazo\u201d, comentou Tiago Amaral<\/p>\n <\/p>\n Lista de obras <\/strong><\/p>\n Fernando Bergamasco apresentou \u00e0 comiss\u00e3o uma lista divulgada pela prefeitura de Londrina elencando 76 obras. A rela\u00e7\u00e3o mostra o panorama de a\u00e7\u00f5es em toda a cidade, citando a obra priorit\u00e1ria e a situa\u00e7\u00e3o em que se encontra. A ideia \u00e9 que os integrantes da comiss\u00e3o analisem e acompanhem a evolu\u00e7\u00e3o de cada item.<\/p>\n Pr\u00f3ximos passos<\/strong><\/p>\n Na pr\u00f3xima reuni\u00e3o, marcada para o m\u00eas que vem, a comiss\u00e3o deve analisar as respostas do DNIT sobre as quest\u00f5es levantadas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A Comiss\u00e3o de Desenvolvimento e Infraestrutura da Regi\u00e3o Norte se reuniu nesta sexta-feira, 29 de julho, para tratar, principalmente, de assuntos referentes a obras previstas para as concess\u00f5es de rodovias na Regi\u00e3o Norte do Paran\u00e1. A reuni\u00e3o virtual foi presidida pelo deputado estadual Tiago Amaral, um dos criadores do grupo. 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