{"id":13538,"date":"2022-12-09T16:30:14","date_gmt":"2022-12-09T19:30:14","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=13538"},"modified":"2022-12-27T21:15:39","modified_gmt":"2022-12-28T00:15:39","slug":"comissao-de-infraestrutura-realiza-ultima-reuniao-do-ano-para-discutir-obras-na-regiao-norte","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/comissao-de-infraestrutura-realiza-ultima-reuniao-do-ano-para-discutir-obras-na-regiao-norte\/","title":{"rendered":"Comiss\u00e3o de Infraestrutura realiza \u00faltima reuni\u00e3o do ano para discutir obras na Regi\u00e3o Norte"},"content":{"rendered":"
9\/12\/2022<\/p>\n
A Comiss\u00e3o de Desenvolvimento e Infraestrutura da Regi\u00e3o Norte se reuniu nesta sexta-feira, 9 de dezembro, para tratar principalmente das obras do viaduto da PUC, duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, no trecho entre Mau\u00e1 da Serra e Lerroville, Contorno Norte e Aeroporto.<\/p>\n
A reuni\u00e3o virtual foi presidida pelo deputado estadual Tiago Amaral, um dos criadores do grupo. A comiss\u00e3o existe desde 2017 com o objetivo de reunir representantes de v\u00e1rios segmentos da sociedade para discutir, acompanhar, cobrar prazos e acelerar obras e projetos que contribuam com a expans\u00e3o econ\u00f4mica da regi\u00e3o.<\/p>\n
O encontro virtual contou com a presen\u00e7a do superintendente do DER, engenheiro Marco Aurelio Gataz Sguario e o diretor de Projeto da Secretaria de Obras de Londrina, engenheiro Fernando Bergamasco.<\/p>\n
Viaduto da PUC<\/strong><\/p>\n O cons\u00f3rcio vencedor ainda n\u00e3o entregou o projeto executivo, o que deveria ter acontecido em novembro, e foi notificado pelo DER. \u00a0Ap\u00f3s a ordem de servi\u00e7o, assinada em agosto, o cons\u00f3rcio tinha prazo de tr\u00eas meses para elaborar o projeto executivo e mais quinze meses para a execu\u00e7\u00e3o. A previs\u00e3o \u00e9 que a entrega ocorra no in\u00edcio de fevereiro. O Cons\u00f3rcio Interse\u00e7\u00e3o BR- 369 Londrina \u00e9 constitu\u00eddo pelas empresas, Gaissler Moreira Engenharia Civil, Legnet Engenharia e Vitis Engenharia.<\/p>\n Localizado na interse\u00e7\u00e3o da BR-369 com a Avenida Jockei Club, na BR-369, o viaduto vai melhorar o acesso a pontos importantes e movimentados na regi\u00e3o, como a Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica do Paran\u00e1 (PUCPR) e o Pool de Combust\u00edvel, o maior centro de armazenamento e distribui\u00e7\u00e3o de combust\u00edvel no Norte do Paran\u00e1. A regi\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 composta por bairros destinados \u00e0 ind\u00fastria, com a circula\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos pesados pelo local.<\/p>\n O viaduto dar\u00e1 fim a um ponto cr\u00edtico de engarrafamento, al\u00e9m dos transtornos e inseguran\u00e7a aos usu\u00e1rios e pedestres que cruzam a rodovia diariamente.<\/p>\n O in\u00edcio da obra dever\u00e1 levar em conta desvios para garantir caminhos alternativos que ser\u00e3o estudados e apresentados com base no projeto executivo.<\/p>\n O viaduto da PUC custar\u00e1 R$ 28 milh\u00f5es. A responsabilidade pela obra seria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal, mas o governo do estado assumiu para melhorar a mobilidade e trazer seguran\u00e7a. A licita\u00e7\u00e3o ocorreu Regime Diferenciado de Contrata\u00e7\u00e3o (RDCi), modalidade em que o vencedor \u00e9 respons\u00e1vel pelo projeto executivo e execu\u00e7\u00e3o da obra. O anteprojeto da obra foi doado pela Prefeitura de Londrina, tendo sido atualizado e complementado pelo DER\/PR.<\/p>\n PR-445 de Mau\u00e1 da Serra \u00e0 Lerroville<\/strong><\/p>\n Apesar do atraso de mais de seis meses no in\u00edcio da obra, por conta da presen\u00e7a de s\u00edtios arqueol\u00f3gicos na regi\u00e3o, o cons\u00f3rcio vencedor prop\u00f4s intensificar as frentes e avan\u00e7ar no hor\u00e1rio dos trabalhos, indo at\u00e9 oito ou nove da noite para manter o cronograma. \u00a0O contrato prev\u00ea conclus\u00e3o do trecho de 27 quil\u00f4metros de duplica\u00e7\u00e3o at\u00e9 final de dezembro de 2023.<\/p>\n Entre os 10KM e 18KM, por exig\u00eancia do IAT, est\u00e1 sendo realizado o monitoramento de fauna e at\u00e9 janeiro a empresa est\u00e1 impedida de iniciar os servi\u00e7os.<\/p>\n Outro ponto discutido na reuni\u00e3o foi o acesso \u00e0 Lerroville. Moradores fecharam a rodovia nesta quinta-feira pedindo viaduto para acesso ao distrito.<\/p>\n O superintendente da regional norte\/DER, Eng\u00b0 Marco Aurelio Gataz Sguario explicou que foram feitos estudos geot\u00e9cnicos que demonstraram que o solo n\u00e3o oferece suporte para a funda\u00e7\u00e3o de interse\u00e7\u00e3o em desn\u00edvel da obra de arte. Por isso, optou-se por fazer um \u00fanico viaduto em Tamarana e a liga\u00e7\u00e3o por marginal at\u00e9 o acesso \u00e0 Lerroville, onde vai ter uma rotat\u00f3ria.<\/p>\n O deputado Tiago Amaral questionou sobre a mobilidade e seguranca dos moradores que trafegam pelo trecho e tamb\u00e9m se essa solu\u00e7\u00e3o daria conta do grande n\u00famero de caminh\u00f5es que circulam por ali, inclusive bitrem, para escoamento da safra. Duas cooperativas, a Belavista e a Integrada, est\u00e3o instaladas no local e atendem os distritos. Segundo o superintendente, a alternativa \u00e9 segura\u00a0 e resolve o tr\u00e1fego.<\/p>\n Contorno Norte<\/strong><\/p>\n Com a perspectiva de uma nova concess\u00e3o nas rodovias do Paran\u00e1 e execu\u00e7\u00e3o dessa importante obra pela concession\u00e1ria, os integrantes refor\u00e7aram a urg\u00eancia para oficializar o novo tra\u00e7ado, j\u00e1 que as cidades impactadas pela obra avan\u00e7aram sobre o antigo tra\u00e7ado. Inicialmente, margeando Londrina abaixo do Ribeir\u00e3o Jacutinga em pista simples. Pelo novo tra\u00e7ado, o ramal rodovi\u00e1rio foi deslocado acima do Ribeir\u00e3o, com pista dupla. Com isso, o Contorno ficou com 32,9km. O projeto inicial previa 29,6km.<\/p>\n O deputado Tiago Amaral solicitou o repasse \u00e0s prefeituras do tra\u00e7ado oficial que consta no DER, como sendo uma proposta para a obra do Contorno Norte.<\/p>\n Os integrantes refor\u00e7aram que a defini\u00e7\u00e3o sobre o tra\u00e7ado afeta os munic\u00edpios envolvidos e os investimentos p\u00fablicos e privados. A obra estava prevista no antigo programa de concess\u00f5es, na d\u00e9cada de 90, e n\u00e3o foi executada pela concession\u00e1ria contratada, o que gerou a\u00e7\u00f5es judiciais.<\/p>\n Aeroporto<\/strong><\/p>\n Nicol\u00e1s Mejia, CEO da Folha de Londrina, atualizou os integrantes sobre o Aeroporto, que est\u00e1 sob concess\u00e3o da CCR. Segundo ele, a concession\u00e1ria prev\u00ea a entrega de projetos para obras no aeroporto entre mar\u00e7o e abril de 2023. A Comiss\u00e3o vai convidar o gerente da CCR para participar da reuni\u00e3o e atualizar as informa\u00e7\u00f5es sobre projetos e obras.<\/p>\n \u201cTodas as vezes que a gente consegue trazer as pessoas para o debate fica claro o quanto faz de diferen\u00e7a para os resultados\u201d<\/strong>, afirmou Tiago Amaral. O encontro encerra o cronograma de reuni\u00f5es da Comiss\u00e3o em 2022.<\/p>\n A presidente da ACIL, Marcia Manfrin, parabenizou o deputadoTiago Amaral pela condu\u00e7\u00e3o dos trabalhos e pelos enfrentamentos que ele vem fazendo. “Voc\u00ea \u00e9 um grande ator desse projeto e a gente precisa reconhecer a sua lideran\u00e7a, por voc\u00ea fazer uma briga t\u00e3o ferrenha frente \u00e0s necessidades da cidade e da regi\u00e3o e pedir que voc\u00ea tenha pulso firme para fazer alguns enfrentamentos daquilo que \u00e9 necessidade para o fortalecimento da economia e uma log\u00edstica mais fortalecida vai atrair empresas para o crescimento e desenvolvimento que tanto almejamos”, afirmou Marcia Manfrin.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" 9\/12\/2022 A Comiss\u00e3o de Desenvolvimento e Infraestrutura da Regi\u00e3o Norte se reuniu nesta sexta-feira, 9 de dezembro, para tratar principalmente das obras do viaduto da PUC, duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, no trecho entre Mau\u00e1 da Serra e Lerroville, Contorno Norte e Aeroporto. 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