{"id":14337,"date":"2023-09-05T14:52:29","date_gmt":"2023-09-05T17:52:29","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=14337"},"modified":"2023-09-05T16:02:14","modified_gmt":"2023-09-05T19:02:14","slug":"pr-445-duplicacao-completa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/pr-445-duplicacao-completa\/","title":{"rendered":"PR-445: Governo do Estado vai buscar solu\u00e7\u00e3o para duplica\u00e7\u00e3o completa"},"content":{"rendered":"
O Governo do Estado se comprometeu a construir uma solu\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica para negociar com o Governo Federal a duplica\u00e7\u00e3o completa da PR-445, incluindo o trecho entre Lerroville e Irer\u00ea, onde as obras ainda n\u00e3o come\u00e7aram.<\/p>\n
O caminho foi apontado pelo secret\u00e1rio de Infraestrutura e Log\u00edstica, Sandro Alex, em reuni\u00e3o com membros da Comiss\u00e3o de Infraestrutura do Norte do Paran\u00e1 e com os deputados estaduais Tiago Amaral, Terc\u00edlio Turini e Cobra Rep\u00f3rter, todos do PSD, nesta ter\u00e7a-feira (5\/9), em Curitiba.<\/p>\n
A reuni\u00e3o foi agendada pelo deputado Tiago Amaral, presidente da Comiss\u00e3o de Constitui\u00e7\u00e3o e Justi\u00e7a da Assembleia Legislativa: \u201cA gente entende que essa obra \u00e9 fundamental para o desenvolvimento da cidade e que deve ser feita antes da contrata\u00e7\u00e3o da nova concession\u00e1ria do ped\u00e1gio\u201d, defende o parlamentar.<\/p>\n
O secret\u00e1rio Sandro Alex disse que, apesar do pedido do governador para que toda a obra seja feita pelo Governo Estadual, existe um obst\u00e1culo. A rodovia foi cedida ao Governo Federal e inclu\u00edda no lote 3 da concess\u00e3o para a iniciativa privada, com leil\u00e3o previsto para o primeiro trimestre. Assim, o Governo do Estado j\u00e1 n\u00e3o poderia fazer qualquer obra, de acordo com a orienta\u00e7\u00e3o do Tribunal de Contas da Uni\u00e3o. \u201cComo o trecho entre Mau\u00e1 da Serra e Lerroville j\u00e1 estava em andamento, houve entendimento com o Governo Federal para prosseguir\u201d, esclarece o secret\u00e1rio.<\/p>\n
J\u00e1 a duplica\u00e7\u00e3o entre Lerroville e Irer\u00ea teria que ficar para a futura concession\u00e1ria, que, segundo o modelo da concess\u00e3o, teria at\u00e9 o terceiro ano do ped\u00e1gio para come\u00e7ar as obras \u2013 ou seja, somente ap\u00f3s 2026.<\/p>\n
A sociedade londrinense n\u00e3o quer esperar mais do que j\u00e1 esperou at\u00e9 agora. \u201cN\u00f3s n\u00e3o podemos abrir m\u00e3o disso, porque inviabiliza a cidade e a regi\u00e3o\u201d, alerta o presidente da Sociedade Rural do Paran\u00e1, Marcelo El Kadre, que participou da reuni\u00e3o. Brazil Versoza, presidente do CEAL, concorda: \u201cTemos urg\u00eancia e necessidade desta conex\u00e3o com pista dupla\u201d.<\/p>\n
Para o prefeito Marcelo Belinati, que participou de forma online, \u201c\u00e9 preciso dar sequ\u00eancia a esta obra com o Governo do Estado. Se outro caminho for tomado, a cidade de Londrina n\u00e3o vai entender\u201d. Marcus Gimenes, presidente do Sindimetal, tamb\u00e9m esteve presente e foi claro sobre a necessidade de encontrar uma sa\u00edda: \u201cEstamos tentando viabilizar empresas para a nossa regi\u00e3o, mas um dos empecilhos \u00e9 a log\u00edstica\u201d.<\/p>\n