{"id":14451,"date":"2023-10-11T17:52:06","date_gmt":"2023-10-11T20:52:06","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=14451"},"modified":"2023-10-17T18:17:46","modified_gmt":"2023-10-17T21:17:46","slug":"comissao-de-infraestrutura-resultados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/comissao-de-infraestrutura-resultados\/","title":{"rendered":"Comiss\u00e3o de Infraestrutura colhe resultados e celebra novas obras"},"content":{"rendered":"
A decis\u00e3o do Governo do Estado de assumir a duplica\u00e7\u00e3o completa da PR-445 esteve na pauta da reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria da Comiss\u00e3o de Infraestrutura do Norte do Paran\u00e1, na quarta-feira (11\/10), com a participa\u00e7\u00e3o do secret\u00e1rio estadual de Infraestrutura e Log\u00edstica, Sandro Alex. Tamb\u00e9m estiveram presentes o diretor-geral do DER\/PR, Fernando Furiatti, o superintendente regional do DER, Marco Aur\u00e9lio Gataz Sguario, e engenheiros da SEIL.<\/p>\n
A duplica\u00e7\u00e3o total da rodovia, que \u00e9 caminho de Londrina para Curitiba, contempla uma das principais reivindica\u00e7\u00f5es da Comiss\u00e3o de Infraestrutura, idealizada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD). Trabalhando desde 2017, a Comiss\u00e3o uniu os setores produtivos, empresariais, pol\u00edticos e de gest\u00e3o p\u00fablica, para assegurar as interven\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para melhorar a log\u00edstica e a qualidade de vida em Londrina e regi\u00e3o.<\/p>\n
Na reuni\u00e3o, feita no audit\u00f3rio do Sinduscon Paran\u00e1 Norte, em Londrina, Sandro Alex fez uma apresenta\u00e7\u00e3o sobre o trabalho da SEIL em todos os modais, inclusive portos, aeroportos e ferrovias. Sobre as concess\u00f5es de rodovias que formam o Novo Anel de Integra\u00e7\u00e3o, ele detalhou os novos contratos, desde a fase de estudos, e deu explica\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m sobre os contornos previstos para Londrina.<\/p>\n
Segundo o secret\u00e1rio, em dezembro de 2020, o Governo do Estado pediu ao Governo Federal uma avalia\u00e7\u00e3o sobre os Contornos Norte, Leste e Sul, formando um anel vi\u00e1rio em torno de Londrina. Na resposta, o Governo Federal disse que, conforme uma tecnologia alem\u00e3 de avalia\u00e7\u00e3o de movimento de ve\u00edculos em rodovias, n\u00e3o se justificaria a constru\u00e7\u00e3o dos contornos Leste e Sul, mas apenas do Contorno Norte.<\/p>\n
Contudo, a sociedade civil e as for\u00e7as pol\u00edticas londrinenses fizeram um movimento em favor da inclus\u00e3o do Contorno Leste no Lote 4 da concess\u00e3o das rodovias. O Governo do Estado anunciou apoio \u00e0 luta: \u201cO governador Ratinho Junior disse que a regi\u00e3o tem a palavra final\u201d, disse Sandro Alex.<\/p>\n
Por isso, um documento, cuja primeira assinatura \u00e9 do governador, foi apresentado na reuni\u00e3o, para que todas as lideran\u00e7as que apoiam a demanda possam assinar. Assim, a SEIL vai adiar o envio dos estudos sobre o Lote 4 da concess\u00e3o para o Tribunal de Contas da Uni\u00e3o, para dar tempo de a decis\u00e3o regional ser oficializada e encaminhada com mais for\u00e7a para Bras\u00edlia.<\/p>\n
Sobre a PR-445, Sandro Alex anunciou que o Governo Estadual far\u00e1 totalmente a duplica\u00e7\u00e3o e o futuro ped\u00e1gio ser\u00e1 apenas de manuten\u00e7\u00e3o, ou seja, mais barato. O secret\u00e1rio contou que, inicialmente, o estudo do Governo Federal n\u00e3o previa incluir a rodovia na concess\u00e3o. Mas, a pedido de lideran\u00e7as regionais e da Comiss\u00e3o de Infraestrutura, o Estado solicitou e Bras\u00edlia fez a inclus\u00e3o.<\/p>\n
A duplica\u00e7\u00e3o entre Mau\u00e1 da Serra e Lerroville est\u00e1 em andamento atualmente. Falta o trecho entre Lerroville e Irer\u00ea, que, conforme Sandro Alex, tem a possibilidade de ser executado com recursos de um novo acordo de leni\u00eancia com as antigas empresas do ped\u00e1gio, que tramita em segredo de Justi\u00e7a. \u201cAcordo de leni\u00eancia perante o TCU tem prioridade e pode ajudar na obra, porque eles entendem que, num acordo judicial, o benef\u00edcio tem que ser para o usu\u00e1rio\u201d, detalhou o secret\u00e1rio da SEIL.<\/p>\n