{"id":6711,"date":"2019-02-01T09:25:19","date_gmt":"2019-02-01T11:25:19","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=6711"},"modified":"2019-02-01T09:25:21","modified_gmt":"2019-02-01T11:25:21","slug":"investigado-pela-lava-jato-contorno-norte-de-londrina-tem-futuro-indefinido","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/investigado-pela-lava-jato-contorno-norte-de-londrina-tem-futuro-indefinido\/","title":{"rendered":"Investigado pela Lava Jato, Contorno Norte de Londrina tem futuro indefinido"},"content":{"rendered":"\n
Mat\u00e9ria publicada na Folha de Londrina<\/a><\/p>\n\n\n\n \n\nA supress\u00e3o da obra do Contorno Norte de Londrina do rol de obriga\u00e7\u00f5es da concession\u00e1ria Econorte prejudicou n\u00e3o somente a seguran\u00e7a do tr\u00e1fego na \u00e1rea urbana do munic\u00edpio, j\u00e1 que desviaria o tr\u00e2nsito pesado que passa pela Avenida Bras\u00edlia para fora da cidade, ligando o contorno de Ibipor\u00e3 at\u00e9 Camb\u00e9<\/a>, mas tamb\u00e9m frustrou empresas que se instalaram \u00e0s margens da PR-445 na expectativa de melhorias na infraestrutura log\u00edstica. As empresas agora cobram a execu\u00e7\u00e3o de um novo desvio, conforme prometido pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) ao assumir para o Estado a obriga\u00e7\u00e3o pelo dispositivo. Entretanto, a equipe do governador Ratinho J\u00fanior (PSD) afirma que parte da nova proposta est\u00e1 sob revis\u00e3o t\u00e9cnica e que n\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o or\u00e7ament\u00e1ria para execu\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Richa foi preso na \u00faltima sexta-feira (25) em mais uma etapa da Opera\u00e7\u00e3o Integra\u00e7\u00e3o, que faz parte da Lava Jato e apura pagamentos de propinas envolvendo as concession\u00e1rias de ped\u00e1gios no Paran\u00e1. A retirada da obra do contrato foi classificada como uma “fraude ostensiva” na den\u00fancia apresentada pelo MPF (Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal). <\/p>\n\n\n\n Previsto a um custo de R$ 22 milh\u00f5es no contrato de concess\u00e3o das rodovias, o Contorno Norte de Londrina<\/a> deveria ter sido executado at\u00e9 2002, com duplica\u00e7\u00e3o prevista para 2016 no valor de R$ 31 mil, mais R$ 3,03 milh\u00f5es para desapropria\u00e7\u00f5es. Entretanto, o in\u00edcio da obra foi postergado, inicialmente, para 2011; depois, para 2020, at\u00e9 que, em janeiro de 2018, foi suprimida das obriga\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n Em 2016, a Aepic (Associa\u00e7\u00e3o das Empresas do Polo Industrial de Camb\u00e9<\/a>) passou a cobrar a execu\u00e7\u00e3o do Contorno Norte. \u00c0 \u00e9poca, o governo estadual disse que seria mais barato construir em pista dupla em um novo tra\u00e7ado, seis quil\u00f4metros longe do projeto inicial e em pista dupla, do que desapropriar terras para fazer a obra original. Apesar de j\u00e1 haver um projeto executivo feito pela Econorte prevendo o novo tra\u00e7ado, com obras em tr\u00eas etapas, a equipe do novo governo, que assumiu no in\u00edcio deste ano, informou que o trecho em an\u00e1lise n\u00e3o foi aprovado pela equipe t\u00e9cnica da administra\u00e7\u00e3o da ex-governadora Cida Borghetti (PP) e est\u00e1 sob revis\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A equipe de Ratinho ainda informou que o valor estimado \u00e9 de R$ 600 milh\u00f5es. “N\u00e3o foi previsto cr\u00e9dito na LOA 2019 para a obra”, ressaltou. A LOA (Lei Or\u00e7ament\u00e1ria Anual) \u00e9 a previs\u00e3o de todas as receitas e despesas, incluindo pagamentos e investimentos, de um determinado ano, elaborado pelo Executivo um ano antes e aprovado pelo Legislativo. <\/p>\n\n\n\n Apreens\u00e3o dos empres\u00e1rios<\/strong><\/p>\n\n\n\n A presidente da Aepic, Rosinda Stremlow, afirma que as consequ\u00eancias da Opera\u00e7\u00e3o Integra\u00e7\u00e3o, que colocou em xeque os contratos das concession\u00e1rias com o Estado e determinou a supress\u00e3o de todos os aditivos firmados com a Econorte, deixam a popula\u00e7\u00e3o apreensiva, j\u00e1 que pode levar ao embargo da obra com novo tra\u00e7ado, fora da \u00e1rea urbana. Isso porque a decis\u00e3o da Justi\u00e7a Federal cancelou todos os aditivos, o que obrigaria a Econorte a executar o projeto original, que j\u00e1 n\u00e3o atende mais as necessidades da regi\u00e3o, de acordo com a avalia\u00e7\u00e3o da presidente da Aepic. “Se for suspenso (o projeto do novo tra\u00e7ado), ser\u00e1, de novo, dinheiro jogado fora e aquilo que deveria acontecer na regi\u00e3o, que \u00e9 a infraestrutura e o desenvolvimento, n\u00e3o ocorrer\u00e1”, lamenta. <\/p>\n\n\n\n Desde 2016, quando o governo estadual assumiu a responsabilidade pela obra, um projeto executivo foi elaborado pela Econorte com o novo tra\u00e7ado e obras em tr\u00eas etapas, afastando a pista para as proximidades do Ribeir\u00e3o Jacutinga e ligando Ibipor\u00e3 \u00e0 entrada de Camb\u00e9<\/a>. Os avan\u00e7os foram discutidos com a Comiss\u00e3o de Infraestrutura, formada por agentes p\u00fablicos, pol\u00edticos e a sociedade civil organizada. <\/p>\n\n\n\n Representante da Assembleia Legislativa na Comiss\u00e3o, o deputado Tiago Amaral (PSB) diz que a pr\u00f3xima reuni\u00e3o deve ser pautada por defini\u00e7\u00f5es. A expectativa \u00e9 que o governador Ratinho J\u00fanior participe \u2013 s\u00f3 aguardam um espa\u00e7o na agenda dele. “N\u00f3s vamos fazer uma solicita\u00e7\u00e3o para o MPF e para o judici\u00e1rio que, se exigirem que a Econorte fa\u00e7a a obra, que seja executada no novo tra\u00e7ado, em pista dupla. Estamos numa situa\u00e7\u00e3o indefinida, porque nossa articula\u00e7\u00e3o foi com o poder p\u00fablico, mas, se (o Contorno Norte) voltar para a responsabilidade da concession\u00e1ria, o Governo do Estado n\u00e3o pode colocar recursos pr\u00f3prios para a execu\u00e7\u00e3o”, explica. <\/p>\n\n\n\n Amaral afirmou, ainda, que o comit\u00ea tamb\u00e9m trabalha para conseguir investimentos para a execu\u00e7\u00e3o por meio dos recursos livres do or\u00e7amento estadual ou tentar encaixar o Contorno Norte de\u00a0Londrina<\/a>\u00a0em um recurso de R$ 1,2 bilh\u00e3o liberado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o Governo do Paran\u00e1. “O governador quer saber quais obras j\u00e1 t\u00eam projeto executivo para dar prioridade”, diz o deputado estadual. Mat\u00e9ria publicada na Folha de Londrina A supress\u00e3o da obra do Contorno Norte de Londrina do rol de obriga\u00e7\u00f5es da concession\u00e1ria Econorte prejudicou n\u00e3o somente a seguran\u00e7a do tr\u00e1fego na \u00e1rea urbana do munic\u00edpio, j\u00e1 que desviaria o tr\u00e2nsito pesado que passa pela Avenida Bras\u00edlia para fora da cidade, ligando o contorno de Ibipor\u00e3 at\u00e9 Camb\u00e9, […]<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":6712,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[204,199,110,1],"tags":[47,52,225,73],"class_list":["post-6711","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-contorno-norte","category-desenvolvimento-e-infraestrutura-norte-do-parana","category-destaque","category-informativos","tag-contorno-norte","tag-deputado-tiago-amaral","tag-folha-de-londrina","tag-tiago-amaral"],"yoast_head":"\n
Luis Fernando Wiltemburg\u00a0
Reportagem local <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"