{"id":9087,"date":"2019-10-30T17:30:08","date_gmt":"2019-10-30T20:30:08","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=9087"},"modified":"2019-10-31T18:14:10","modified_gmt":"2019-10-31T21:14:10","slug":"der-publica-edital-para-projeto-de-duplicacao-da-pr-445-de-irere-a-maua-da-serra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/der-publica-edital-para-projeto-de-duplicacao-da-pr-445-de-irere-a-maua-da-serra\/","title":{"rendered":"DER publica edital para projeto de duplica\u00e7\u00e3o da PR 445 de Irer\u00ea a Mau\u00e1 da Serra"},"content":{"rendered":"
Com financiamento pelo BID, o custo estimado \u00e9 de R$5,6 milh\u00f5es<\/p>\n
O DER publicou na tarde dessa quarta-feira (30) o edital para contrata\u00e7\u00e3o da empresa que far\u00e1 o projeto executivo para duplica\u00e7\u00e3o e restaura\u00e7\u00e3o da PR 445 entre Irer\u00ea a Mau\u00e1 da Serra, com extens\u00e3o aproximada de 49,7 km.<\/p>\n
Com valor estimado de R$ 5.671.533,29, a empresa vencedora ter\u00e1 prazo de 15 meses ap\u00f3s a entrega da ordem de servi\u00e7o para elaborar o projeto. As propostas ser\u00e3o abertas no dia 3 de dezembro, \u00e0s 14h30, no DER, em Curitiba.<\/p>\n
O projeto ser\u00e1 financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e segue as regras da institui\u00e7\u00e3o. A concorr\u00eancia foi enviada \u00e0s seis empresas previamente cadastradas pelo BID. Uma delas ser\u00e1 selecionada com base na qualidade e custo. Das seis empresas, duas s\u00e3o brasileiras, duas de Portugal, uma da Espanha e uma de Israel.<\/p>\n
As empresas s\u00e3o: ENGEFOTO E CONS\u00d3RCIO PRODUTEC UNIDEC, do Brasil; CONS\u00d3RCIO COBBA S.A \u2013 COBBA LTDA \u2013 ENGEVIX e CONS\u00d3RCIO VIAPONTE \u2013 CONGRESOLO, de Portugal; CONS\u00d3RCIO ENGECORPS \u2013 TYPSA- LOGIT, da Espanha; e o CONS\u00d3RCIO TNM \u2013 ASTEC, de Israel.<\/p>\n
O projeto ser\u00e1 dividido em dois subtrechos e dever\u00e1 ser executado por uma \u00fanica empresa. O subtrecho 1, que vai da entrada da BR-376 de acesso a Mau\u00e1 da Serra \u00e0 entrada de acesso \u00e0 Lerroville, com extens\u00e3o de 26,8 km; e o subtrecho 2, que come\u00e7a ap\u00f3s o acesso \u00e0 Lerroville ao in\u00edcio da duplica\u00e7\u00e3o (km 50), e extens\u00e3o de 22,9 km.<\/p>\n
O que muda<\/strong><\/p>\n A concorr\u00eancia ser\u00e1 entre as seis empresas cadastradas pelo BID que j\u00e1 passaram por sele\u00e7\u00e3o – uma esp\u00e9cie de licita\u00e7\u00e3o – e est\u00e3o habilitadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Por isso, ao contr\u00e1rio do que ocorre nas licita\u00e7\u00f5es, n\u00e3o h\u00e1 analise de documenta\u00e7\u00e3o para habilita\u00e7\u00e3o das interessadas em participar do certame. Essa fase \u00e9 feita anteriormente pelo BID, que conta com um cadastro de empresas para elabora\u00e7\u00e3o de projetos e tamb\u00e9m para execu\u00e7\u00e3o de obras. Outras empresas n\u00e3o poder\u00e3o participar e n\u00e3o \u00e9 permitido transferir o convite a nenhuma outra empresa. Ao contr\u00e1rio do que ocorre nos processos de contrata\u00e7\u00e3o pelo BID, o edital foi publicado pelo DER, atendendo \u00e0s regras de transpar\u00eancia da administra\u00e7\u00e3o p\u00fablica.<\/p>\n Como ser\u00e1 o processo <\/strong><\/p>\n As propostas das seis empresas ser\u00e3o abertas no dia 3 de dezembro. S\u00e3o dois crit\u00e9rios de julgamento: t\u00e9cnica e pre\u00e7o. Primeiro, a comiss\u00e3o do DER vai analisar a proposta t\u00e9cnica das empresas. Essa fase, de acordo com a coordena\u00e7\u00e3o de licita\u00e7\u00e3o, leva mais tempo, aproximadamente um m\u00eas, e o resultado ser\u00e1 enviado ao BID. Depois a comiss\u00e3o vai abrir as propostas de pre\u00e7o. As avalia\u00e7\u00f5es da comiss\u00e3o nas duas fases s\u00e3o enviadas ao BID. S\u00f3 depois ser\u00e1 anunciado o resultado. A previs\u00e3o \u00e9 divulgar o vencedor entre fevereiro e mar\u00e7o.<\/p>\n Prazos<\/strong><\/p>\n Abertura das propostas t\u00e9cnicas no dia 3 de dezembro<\/p>\n A empresa vencedora ter\u00e1 15 meses para entregar o projeto executivo para duplica\u00e7\u00e3o e restaura\u00e7\u00e3o dos 49,7 km (ap\u00f3s assinatura da ordem de servi\u00e7o)<\/p>\n Import\u00e2ncia<\/strong> \u2013 Com potencial de alavancar o desenvolvimento de Londrina e regi\u00e3o, a duplica\u00e7\u00e3o da PR 445 \u00e9 uma antiga reivindica\u00e7\u00e3o regional.<\/p>\n \u201cFala-se muito sobre a liga\u00e7\u00e3o de Londrina com a capital, mas na verdade \u00e9 muito mais do que isso, \u00e9 uma liga\u00e7\u00e3o com o Porto de Paranagu\u00e1. Se voc\u00ea analisar, o tanto de carga que desce e sobe para o nosso porto \u00e9 de muita import\u00e2ncia. Uma estrada ruim aumenta o custo de frete, de manuten\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos e todas as consequ\u00eancias disso. Ent\u00e3o ter uma estrada de qualidade \u00e9 ben\u00e9fica tanto para o escoamento de safras quanto para vir o insumo\u201d, afirma o presidente da Sociedade Rural do Paran\u00e1 (SRP), Antonio de Oliveira Sampaio.<\/p>\n \u201cPara ter ind\u00fastria e com\u00e9rcio pujantes, a cidade e a regi\u00e3o precisam de uma boa log\u00edstica, essa \u00e9 uma \u00f3tima not\u00edcia, muito esperada pelos empres\u00e1rios, e mostra a for\u00e7a da comiss\u00e3o de infraestrutura\u201d, comentou Fernando Moraes, presidente da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).<\/p>\n \u201cA PR-445 foi estabelecida desde o primeiro momento como sendo a mais importante de todas as obras pela comiss\u00e3o de infraestrutura, e \u00e9 justamente por ela que n\u00f3s j\u00e1 conseguimos visualizar os principais avan\u00e7os. H\u00e1 pouco mais de um ano tivemos o in\u00edcio das obras de duplica\u00e7\u00e3o da PR-445 at\u00e9 Irer\u00ea, e agora, essa not\u00edcia da publica\u00e7\u00e3o da contrata\u00e7\u00e3o do projeto da duplica\u00e7\u00e3o da PR-445 at\u00e9 Mau\u00e1 da Serra, s\u00e3o mais de 50km, que na verdade simbolizam a grande luta para o desenvolvimento da nossa cidade, fortalecimento da infraestrutura e a conex\u00e3o que a gente faz tanto com a capital quanto com o Porto de Paranagu\u00e1. Isso \u00e9 desenvolvimento, isso \u00e9 gera\u00e7\u00e3o de empregos. Essa deve ser a busca da nossa cidade e dos nossos l\u00edderes Os resultados s\u00e3o realmente expressivos\u201d, afirma deputado Tiago Amaral, vice-l\u00edder do governo na Assembleia Legislativa.<\/p>\n Duplica\u00e7\u00e3o da PR 445 (trecho de Londrina \u00e0 Irer\u00ea)<\/strong><\/p>\n A duplica\u00e7\u00e3o do trecho de Londrina, do Conjunto Jamile Dequech a Irer\u00ea, est\u00e1 em andamento com prazo de conclus\u00e3o na metade do ano que vem. As obras no trecho de 15,3 quil\u00f4metros est\u00e3o or\u00e7adas em R$ 93 milh\u00f5es com execu\u00e7\u00e3o pelo Cons\u00f3rcio ED – formado pelas empresas Enpavi e DP Barros, de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n Comiss\u00e3o de Infraestrutura<\/strong><\/p>\n Criada em julho de 2017, a comiss\u00e3o re\u00fane entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de definir as obras priorit\u00e1rias para Londrina e regi\u00e3o, assim como cobrar e acelerar obras e projetos priorit\u00e1rios para a expans\u00e3o econ\u00f4mica da regi\u00e3o norte. Por meio do trabalho da comiss\u00e3o foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e log\u00edstica, como a duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, entre Londrina e Irer\u00ea, uma antiga reivindica\u00e7\u00e3o regional que est\u00e1 em andamento; a conclus\u00e3o do novo tra\u00e7ado do projeto do Contorno Norte (em 3 etapas), e as tr\u00eas passarelas na PR 445, em Camb\u00e9 e Londrina.<\/p>\n Atualmente integram a comiss\u00e3o deputado Tiago Amaral, Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paran\u00e1 (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunica\u00e7\u00e3o, Associa\u00e7\u00e3o das Empresas do Polo Industrial de Camb\u00e9 (AEPIC) e Associa\u00e7\u00e3o M\u00e9dica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA tamb\u00e9m se uniram \u00e0 comiss\u00e3o.<\/p>\n Mais informa\u00e7\u00f5es sobre a Comiss\u00e3o de Infraestrutura no link<\/p>\n https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/comissoes\/comissao-de-desenvolvimento-e-infraestrutura-norte-do-parana\/<\/a><\/p>\n Licita\u00e7\u00e3o<\/p>\n anexo_edital_24168_126886<\/a><\/p>\n anexo_edital_24168_126887<\/a><\/p>\n Cr\u00e9dito da foto PR 445 DER<\/p>\n Trecho dividido em dois subtrechos conforme descrito no edital<\/p>\n<\/a><\/p>\n