{"id":9103,"date":"2019-10-31T16:02:06","date_gmt":"2019-10-31T19:02:06","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=9103"},"modified":"2019-10-31T16:07:20","modified_gmt":"2019-10-31T19:07:20","slug":"publicado-edital-para-projetos-de-duplicacao-da-pr-445","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/publicado-edital-para-projetos-de-duplicacao-da-pr-445\/","title":{"rendered":"Publicado edital para projetos de duplica\u00e7\u00e3o da PR-445"},"content":{"rendered":"
Envelopes ser\u00e3o abertos dia 3 de dezembro e vencedora deve ser conhecida at\u00e9 mar\u00e7o<\/p>\n
31\/10\/2019<\/p>\n
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paran\u00e1 publicou nesta quarta-feira (30), na \u00e1rea de contrata\u00e7\u00f5es p\u00fablicas do site do governo do Estado, a concorr\u00eancia 023\/19 que visa contratar a empresa de consultoria que far\u00e1 os projetos executivos de restaura\u00e7\u00e3o e duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, entre o Distrito de Irer\u00ea e o Munic\u00edpio de Mau\u00e1 da Serra.<\/p>\n
Seis empresas pr\u00e9-selecionadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que financia os projetos, participam da licita\u00e7\u00e3o: duas brasileiras (Engefoto e Cons\u00f3rcio Prodec Unidec); duas portuguesas (Cons\u00f3rcio Viaponte Concresolo e Cons\u00f3rcio Cobba Engevix) uma espanhola (Cons\u00f3rcio Engecorps Typsa-Logit) e uma israelense (Cons\u00f3rcio TNM Astec).<\/p>\n
As propostas ser\u00e3o abertas em 3 de dezembro e a vencedora, que deve ser anunciada at\u00e9 mar\u00e7o de 2020, ter\u00e1 15 meses para elaborar os dois projetos executivos. As obras devem ser licitadas depois disso e v\u00e3o ocorrer em dois lotes. O primeiro vai da entrada da BR-376 (acesso a Mau\u00e1 da Serra) \u00e0 entrada de acesso a Lerroville, com extens\u00e3o de 26,8 km. E o segundo come\u00e7a ap\u00f3s o acesso a Lerroville e vai at\u00e9 o in\u00edcio do trecho que j\u00e1 est\u00e1 sendo duplicado atualmente, numa extens\u00e3o de 22,9 km. No total s\u00e3o 49,7 km. O valor da licita\u00e7\u00e3o \u00e9 de R$ 5.671.533,29.<\/p>\n
Segundo o edital, h\u00e1 dois crit\u00e9rios de julgamento: t\u00e9cnica e pre\u00e7o. Primeiro, a comiss\u00e3o do DER vai analisar a proposta t\u00e9cnica das empresas. Essa fase dura aproximadamente um m\u00eas e o resultado ser\u00e1 enviado ao BID. Depois a comiss\u00e3o vai abrir as propostas de pre\u00e7o. As avalia\u00e7\u00f5es das duas fases s\u00e3o enviadas ao BID. S\u00f3 depois ser\u00e1 anunciada a empresa vencedora.<\/p>\n
A obra vai permitir que as viagens de Londrina at\u00e9 Curitiba e o Porto de Paranagu\u00e1 sejam feitas totalmente em estradas duplicadas. Ela \u00e9 uma reivindica\u00e7\u00e3o hist\u00f3rica da sociedade local e prioridade da Comiss\u00e3o de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina e Regi\u00e3o, formada por pol\u00edticos e integrantes de v\u00e1rias entidades e do Grupo Folha de Comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n