{"id":9305,"date":"2019-11-21T17:59:05","date_gmt":"2019-11-21T20:59:05","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=9305"},"modified":"2019-11-21T18:05:07","modified_gmt":"2019-11-21T21:05:07","slug":"projeto-de-lei-criado-por-aluno-de-assai-chega-a-assembleia-legislativa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/projeto-de-lei-criado-por-aluno-de-assai-chega-a-assembleia-legislativa\/","title":{"rendered":"Projeto de Lei criado por aluno de Assa\u00ed \u00e9 finalista no programa Gera\u00e7\u00e3o Atitude"},"content":{"rendered":"
Welington Ramos, de 18 anos, \u00e9 aluno do 2\u00ba ano do ensino m\u00e9dio no Col\u00e9gio Estadual Conselheiro Carr\u00e3o, em Assa\u00ed, e foi em seu col\u00e9gio que ele teve a ideia de criar um projeto de lei que implementa tecnologias sustent\u00e1veis e ecol\u00f3gicas em grandes constru\u00e7\u00f5es. O projeto de Welington foi um dos finalistas do programa Gera\u00e7\u00e3o Atitude 2019.<\/p>\n
O programa Gera\u00e7\u00e3o Atitude tem como objetivo apoiar a forma\u00e7\u00e3o cidad\u00e3 de estudantes paranaenses, e Welington foi um dos 262 jovens \u00e0 apresentar propostas de lei para o Paran\u00e1, o seu projeto fez parte dos 32 selecionados para a fase final.<\/p>\n
Com a mentoria da professora Marinete Wolcker e o acompanhamento do professor Ricardo Alexandre, Welington desenvolveu um Projeto de Lei que visa regulamentar a obrigatoriedade da ado\u00e7\u00e3o de tecnologias verdes em constru\u00e7\u00f5es com mais de 200m\u00b2. Segundo ele, o projeto busca uma rela\u00e7\u00e3o amig\u00e1vel entre a infraestrutura e o meio ambiente. \u201cEsse sistema evitaria o desperd\u00edcio de materiais e recursos indispens\u00e1veis para n\u00f3s, como \u00e1gua e energia el\u00e9trica, al\u00e9m de cortar gastos com materiais de constru\u00e7\u00e3o convencionais e evitar o desmatamento\u201d, afirmou o estudante.<\/p>\n
Entre as tecnologias propostas pelo estudante, que podem ser usadas na constru\u00e7\u00e3o, est\u00e3o o uso de placas de energia solar, caixa de capta\u00e7\u00e3o de \u00e1gua da chuva, tijolo ecol\u00f3gico, muros verdes e a utiliza\u00e7\u00e3o de materiais recicl\u00e1veis.<\/p>\n
O professor Ricardo Alexandre, que acompanhou o aluno, reafirmou a import\u00e2ncia do projeto. \u201cQuando ele fala sobre tecnologias verdes, se refere ao uso sustent\u00e1vel de tudo que temos \u00e0 nossa disposi\u00e7\u00e3o. E entre outras coisas, o projeto busca principalmente a conscientiza\u00e7\u00e3o para que, com o tempo, constru\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis sejam a maioria, e n\u00e3o a exce\u00e7\u00e3o\u201d, afirmou o professor.<\/p>\n
O projeto de lei de Welington n\u00e3o foi o vencedor, mas o estudante teve a oportunidade de entregar a sua proposta nas m\u00e3os do deputado Tiago Amaral, que gostou da proposta e deu dicas de como viabilizar ainda mais o projeto. \u201cA sugest\u00e3o \u00e9 delimitar uma porcentagem da obra que deve ser feita com tecnologias verdes, como por exemplo, a cada 200m\u00b2 de constru\u00e7\u00e3o, 30% ser\u00e1 feito com materiais sustent\u00e1veis\u201d, sugeriu o deputado.<\/p>\n
Engajamento – O \u201cGera\u00e7\u00e3o Atitude\u201d estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atua\u00e7\u00e3o de cada uma das institui\u00e7\u00f5es envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.<\/p>\n
O programa foi formalizado em 2015 por meio de um conv\u00eanio entre a Assembleia Legislativa do Paran\u00e1, a Secretaria de Estado da Educa\u00e7\u00e3o, o Minist\u00e9rio P\u00fablico do Paran\u00e1, o Tribunal de Justi\u00e7a do Paran\u00e1 e a Assessoria Especial para Assuntos de Pol\u00edticas P\u00fablicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paran\u00e1.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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