{"id":9395,"date":"2019-12-03T20:38:32","date_gmt":"2019-12-03T23:38:32","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=9395"},"modified":"2019-12-09T09:44:34","modified_gmt":"2019-12-09T12:44:34","slug":"quatro-empresas-apresentam-propostas-para-projeto-de-duplicacao-da-pr-455","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/quatro-empresas-apresentam-propostas-para-projeto-de-duplicacao-da-pr-455\/","title":{"rendered":"Quatro empresas apresentam propostas para projeto de duplica\u00e7\u00e3o da PR-455"},"content":{"rendered":"
3\/12\/2019<\/p>\n
Quatro empresas e cons\u00f3rcios disputam a elabora\u00e7\u00e3o do projeto de duplica\u00e7\u00e3o e restaura\u00e7\u00e3o da PR-455, entre Irer\u00ea e Mau\u00e1 da Serra, com extens\u00e3o de aproximadamente 50 km.<\/p>\n
Os envelopes com as propostas de pre\u00e7os e documentos de habilita\u00e7\u00e3o foram abertos na tarde desta ter\u00e7a-feira (3) pela Comiss\u00e3o de Licita\u00e7\u00e3o do Departamento de Estradas de Rodagem do Paran\u00e1 (DER\/PR). As empresas e cons\u00f3rcios interessadas s\u00e3o duas brasileiras (Engefoto e Cons\u00f3rcio Prodec Unidec) e duas portuguesas (Cons\u00f3rcio Viaponte Concresolo e Cons\u00f3rcio Cobba Engevix).<\/p>\n
Conforme o edital publicado em 30 de outubro, o pre\u00e7o referencial or\u00e7ado pelo DER\/PR \u00e9 de R$ 5,6 milh\u00f5es. O edital de licita\u00e7\u00e3o acontece na modalidade Sele\u00e7\u00e3o Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pr\u00e9-selecionadas s\u00e3o convidadas a apresentar propostas t\u00e9cnicas e de pre\u00e7o.<\/p>\n
No caso das propostas t\u00e9cnicas ser\u00e3o avaliados tr\u00eas crit\u00e9rios: experi\u00eancia pr\u00e9via da empresa, qualifica\u00e7\u00e3o dos profissionais participantes na elabora\u00e7\u00e3o do projeto e plano de trabalho. Ap\u00f3s essa fase, ainda sem prazo para ser conclu\u00edda, cada empresa recebe uma nota. Na sequ\u00eancia ser\u00e3o abertos os envelopes com as propostas de pre\u00e7o.<\/p>\n
OBRA – O projeto \u00e9 dividido em dois subtrechos. O primeiro, com extens\u00e3o de 26,8 km, come\u00e7a na intersec\u00e7\u00e3o da PR-445 com a rodovia BR-376, no acesso a Mau\u00e1 da Serra, e vai at\u00e9 o cruzamento da via estadual com o acesso ao distrito de Lerroville. O entroncamento com a BR-376 dever\u00e1 ser remodelado com a incorpora\u00e7\u00e3o de faixas de acelera\u00e7\u00e3o e desacelera\u00e7\u00e3o para comportar a duplica\u00e7\u00e3o. Tamb\u00e9m nesse primeiro subtrecho, os acessos ao munic\u00edpio de Tamarana e ao distrito de Lerroville dever\u00e3o ser interligados por meio de marginais e contemplados com intersec\u00e7\u00f5es em desn\u00edvel.<\/p>\n
J\u00e1 o segundo subtrecho inicia no acesso a Lerroville e segue pelos 22,9 km subsequentes, at\u00e9 o km 50 da PR-445, onde j\u00e1 existem obras em andamento de duplica\u00e7\u00e3o. \u00c9 nesse segundo subtrecho que se localizam dois entroncamentos com a PR-532 onde dever\u00e3o ser estudadas solu\u00e7\u00f5es para implanta\u00e7\u00e3o de intersec\u00e7\u00f5es em desn\u00edvel: o primeiro, localizado na altura do km 40,75 \u00e9 o trevo que d\u00e1 acesso ao distrito de Guaravera e o segundo trata-se do trevo de acesso ao distrito de Taquaruna.<\/p>\n
Nos dois subtrechos existem pontes que cruzam rios da regi\u00e3o. Elas dever\u00e3o ser alargadas para comportar a faixa adicional da duplica\u00e7\u00e3o e, no caso de pontes com hist\u00f3rico de alagamento, o estudo hidrol\u00f3gico do projeto dever\u00e1 apontar a solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
PRAZOS – Depois da an\u00e1lise das propostas o DER\/PR vai encaminhar os relat\u00f3rios para o BID. Ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o do resultado final pelo banco, o DER\/PR anunciar\u00e1 a empresa vencedora. A previs\u00e3o \u00e9 concluir a licita\u00e7\u00e3o at\u00e9 mar\u00e7o.<\/p>\n