{"id":9539,"date":"2020-01-09T21:21:40","date_gmt":"2020-01-10T00:21:40","guid":{"rendered":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/?p=9539"},"modified":"2020-01-09T21:21:40","modified_gmt":"2020-01-10T00:21:40","slug":"abertura-das-propostas-de-preco-das-empresas-que-disputam-a-elaboracao-do-projeto-de-duplicacao-da-pr-445-sera-na-semana-que-vem","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/dep.tiagoamaral.com.br\/abertura-das-propostas-de-preco-das-empresas-que-disputam-a-elaboracao-do-projeto-de-duplicacao-da-pr-445-sera-na-semana-que-vem\/","title":{"rendered":"Abertura das propostas de pre\u00e7o das empresas que disputam a elabora\u00e7\u00e3o do projeto de duplica\u00e7\u00e3o da PR-445 ser\u00e1 na semana que vem"},"content":{"rendered":"
9\/1\/2020<\/p>\n
A Coordena\u00e7\u00e3o de Licita\u00e7\u00f5es do DER divulgou nesta quinta-feira (dia 9) a data para abertura das propostas de pre\u00e7o das empresas interessadas na elabora\u00e7\u00e3o do projeto executivo de engenharia para duplica\u00e7\u00e3o e restaura\u00e7\u00e3o da PR-445 de Irer\u00ea a Mau\u00e1 da Serra, com extens\u00e3o de 50 km. Ser\u00e1 na sexta-feira da semana que vem (dia 17), \u00e0s 10h, na sede do DER\/PR. O projeto de engenharia est\u00e1 estimado em R$ 5,6 milh\u00f5es.<\/p>\n
As quatro empresas que apresentaram as propostas t\u00e9cnicas receberam notas da Comiss\u00e3o de Licita\u00e7\u00f5es sobre experi\u00eancia pr\u00e9via da empresa, qualifica\u00e7\u00e3o dos profissionais participantes na elabora\u00e7\u00e3o do projeto e plano de trabalho. De acordo com a Comiss\u00e3o, as notas foram enviadas \u00e0s empresas e ser\u00e3o divulgadas ap\u00f3s a abertura dos envelopes com a proposta de pre\u00e7o.<\/p>\n
As empresas e cons\u00f3rcios s\u00e3o duas brasileiras (Engefoto e Cons\u00f3rcio Prodec Unidec) e duas portuguesas (Cons\u00f3rcio Viaponte Concresolo e Cons\u00f3rcio Cobba Engevix).<\/p>\n
O financiamento \u00e9 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)\u00a0 e segue as regras da institui\u00e7\u00e3o. Nesta primeira fase, a Comiss\u00e3o de Licita\u00e7\u00f5es recebeu a \u201cn\u00e3o obje\u00e7\u00e3o\u201d do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que em rela\u00e7\u00e3o ao relat\u00f3rio de an\u00e1lise das propostas e notas.<\/p>\n
OBRA <\/strong>\u2013 O projeto ser\u00e1 dividido em dois subtrechos e dever\u00e1 ser executado por uma \u00fanica empresa. O subtrecho 1, que vai da entrada da BR-376 de acesso a Mau\u00e1 da Serra \u00e0 entrada de acesso \u00e0 Lerroville, com extens\u00e3o de 26,8 km; e o subtrecho 2, que come\u00e7a ap\u00f3s o acesso \u00e0 Lerroville ao in\u00edcio da duplica\u00e7\u00e3o (km 50), e extens\u00e3o de 22,9 km.<\/p>\n O projeto de engenharia dever\u00e1 conter estudos de tr\u00e1fego, estudos geol\u00f3gicos, estudos de seguran\u00e7a de tr\u00e2nsito, estudos hidrol\u00f3gicos e hidr\u00e1ulicos, estudos topogr\u00e1ficos, estudos geot\u00e9cnicos, estudo de estabilidade de taludes, estudo de interfer\u00eancias, avalia\u00e7\u00e3o funcional e estrutural do pavimento, projeto geom\u00e9trico, projeto de interse\u00e7\u00f5es, retornos e acessos, projeto de terraplenagem, projeto de drenagem e OAC.<\/p>\n S\u00e3o obrigat\u00e1rios tamb\u00e9m o projeto de obras de arte especiais, projeto de restaura\u00e7\u00e3o do pavimento existente e implanta\u00e7\u00e3o de novos pavimentos, projeto de funda\u00e7\u00f5es de aterros e de OAE, projeto de sinaliza\u00e7\u00e3o, projeto de paisagismo, projeto de obras complementares, projeto de estabiliza\u00e7\u00e3o de taludes, plano de controle ambiental, invent\u00e1rio florestal, projeto de desapropria\u00e7\u00e3o e cadastro socioecon\u00f4mico, plano de execu\u00e7\u00e3o da obra e or\u00e7amento.<\/p>\n PRAZOS –<\/strong> Depois da an\u00e1lise das propostas de pre\u00e7o, o relat\u00f3rio ser\u00e1 encaminhado ao BID. Ap\u00f3s a aprova\u00e7\u00e3o do resultado final pelo banco, o DER\/PR anunciar\u00e1 a empresa vencedora. A previs\u00e3o \u00e9 concluir a licita\u00e7\u00e3o em fevereiro.<\/p>\n EM ANDAMENTO\u00a0<\/strong>\u2013 A duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, entre Londrina e Irer\u00ea, est\u00e1 em andamento, em uma extens\u00e3o de 15,28 quil\u00f4metros. O investimento \u00e9 de R$ 93,6 milh\u00f5es, com previs\u00e3o de t\u00e9rmino em outubro deste ano.<\/p>\n Comiss\u00e3o de Infraestrutura<\/strong><\/p>\n Criada em julho de 2017, a comiss\u00e3o re\u00fane entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de definir as obras priorit\u00e1rias para Londrina e regi\u00e3o, assim como cobrar e acelerar obras e projetos priorit\u00e1rios para a expans\u00e3o econ\u00f4mica da regi\u00e3o norte.\u00a0 Por meio do trabalho da comiss\u00e3o foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e log\u00edstica, como a duplica\u00e7\u00e3o da PR-445, entre Londrina e Irer\u00ea, uma antiga reivindica\u00e7\u00e3o regional que est\u00e1 em andamento; a conclus\u00e3o do novo tra\u00e7ado do projeto do Contorno Norte (em 3 etapas), e as tr\u00eas passarelas na PR 445, em Camb\u00e9 e Londrina. A Comiss\u00e3o atua tamb\u00e9m para viabilizar as obras dos viadutos Bratislava, em Camb\u00e9, e Gr\u00eamio (na Angelina Ricci Vezozzo), em Londrina.<\/p>\n Atualmente \u00a0integram a comiss\u00e3o deputado Tiago Amaral, Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paran\u00e1 (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunica\u00e7\u00e3o, Associa\u00e7\u00e3o das Empresas do Polo Industrial de Camb\u00e9 (AEPIC) e Associa\u00e7\u00e3o M\u00e9dica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA tamb\u00e9m se uniram \u00e0 comiss\u00e3o.<\/p>\n Mais informa\u00e7\u00f5es sobre a Comiss\u00e3o de Infraestrutura no link<\/p>\n