Projeto que trata do fluxo de carreira da corporação é discutido na CCJ
Mais um importante projeto para o Corpo de Bombeiros está em andamento na Assembleia Legislativa do Paraná, com o apoio do deputado estadual Tiago Amaral (PSD).
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça colocou em pauta na reunião desta terça-feira (30/5) o projeto de lei nº 285/2023, enviado pelo Governo do Estado. A proposta faz alterações em três leis e permite que as promoções de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros sejam decididas por comissões compostas pelos próprios integrantes da corporação, dentro dos critérios já definidos anteriormente, que não serão alterados.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a alteração na lei “trará maior assertividade no processo, vez que serão bombeiros militares avaliando bombeiros militares”.
Desdobramento da autonomia
O comandante Vasco lembra que a medida é um desdobramento da autonomia do Corpo de Bombeiros, que foi desvinculado da Polícia Militar em dezembro de 2022, por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encaminhada pelo Poder Executivo. A partir de então, a Polícia Militar deixou de fazer a gestão de recursos humanos e a aquisição de materiais e equipamentos do Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, o deputado Tiago Amaral exercia interinamente a liderança do governo na Alep e contribuiu de forma decisiva na articulação para aprovar a emenda: “Tiago Amaral, com apoio das demais lideranças, não mediu esforços para trazer a tão sonhada autonomia administrativa e operacional ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná”, atesta o coronel Vasco.

Motivação e valorização ao Corpo de Bombeiros
Conforme o deputado Tiago Amaral, o projeto de lei em discussão na Comissão de Constituição e Justiça é um avanço, que vai garantir motivação e valorização aos bombeiros, com as promoções: “Quando acontece um incêndio, lá estão eles. Quando é preciso fazer buscas, resgates e salvamentos, lá estão eles. Em outras palavras, o Corpo de Bombeiros protege nossos filhos, nossas famílias, protege a nossa vida. Portanto, eles merecem nosso apoio e gratidão, em forma de atitudes concretas e o devido reconhecimento”, declara o presidente da CCJ.
Para o comandante-geral, toda a trajetória de valorização aos bombeiros assegura, acima de tudo, serviços melhores a todos os cidadãos: “Esta realidade que a corporação vive hoje, com certeza, lhe alçará ao mais alto padrão de atendimento da sociedade. Para tanto, o apoio do deputado Tiago Amaral continuará sendo de muito grande relevância”, declara o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
Com o pedido de vista feito pelo deputado Requião Filho, o projeto de lei nº 285/2023 segue em discussão na CCJ.
SAIBA MAIS
Conheça aqui o projeto de lei nº 285/2023