Sobre a Comissão
Criada em julho de 2017, por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e do então presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Cláudio Tedeschi, a comissão une entidades da sociedade civil organizada, como Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal Londrina, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC), Associação Médica de Londrina, OAB Londrina, CREA e ATT Logística.
O objetivo da comissão é acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte. Acompanha, avalia e cobra prazos.
“Londrina carece de grandes investimentos nas áreas de infraestrutura e logística, mas havia um distanciamento entre as pautas de infraestrutura que a cidade e a região tinham com aquilo que estava sendo proposto pelos governantes, ao mesmo tempo em que as lideranças da sociedade estavam discutindo isoladamente. Com a comissão nós debatemos de forma conjunta os projetos que devem ter prioridade, convocamos órgãos públicos e prestamos contas sobre o andamento de cada uma dessas obras. Acompanhamos se os prazos estão sendo cumpridos e onde podemos atuar para agilizar o processo. O resultado disso é transparência para a sociedade, o que favorece o ambiente empresarial e o desenvolvimento, já que o empreendedor pode prever aportes, promover a geração de empregos e a qualidade de vida da população”, deputado Tiago Amaral (PSD).
Além dos integrantes fixos, houve a participação de mais de 50 pessoas da sociedade civil, de municípios vizinhos, representantes de secretarias e de órgãos estaduais, como DER, e federais, como Infraero.
Integrantes
- Deputado estadual Tiago Amaral
- Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) presidente Angelo Pamplona e superintendente Rodrigo Geara
- Sociedade Rural do Paraná (SRP) - Davi Dequech
- Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) - Brazil Alvim Versoza
- Sindimetal Norte do Paraná - Marcus Vinicius Gimenes
- Sinduscon Paraná Norte - Celia Oliveira Souza Catussi
- Deputado Federal - Diego Garcia
- Prefeito de Cambé - Conrado Scheller
- Chefe Regional da Casa Civil - Sandra Moya
- Prefeitura de Londrina - engenheiro da sec de obras, Fernando Bergamasco e Gilmar Domingues Pereira (diretor presidente do IPPUL)
- Grupo Folha de Comunicação - José Nicolás Mejia
- Associação das Empresas de Cambé (AEPIC) - presidente Carlos Alberto Feio Ribeiro e vice-presidente Fabio Bearzi
- Empresária Rosinda Stremlow
- Associação Médica de Londrina - Antonio Nechar
- CREA - Decarlos Manfrin
- Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e região (Sincoval) - Ovhanes Gava
- ATT Logística - Sergio Bonocielli
- Sebrae - Fabricio Bianchi
Obras
Obras
LISTA DE OBRAS
A obra iniciou em setembro de 2023 pelo Consórcio 369 Londrina formado pelas empresas Contersolo, Dreno e Zocco. O valor da obra é de R$ 31,6 milhões. Em outubro os engenheiros da consórcio apresentaram, a convite da Comissão de Infraestrutura, os desvios durante a obra para empresários impactados pela obra que tiraram suas dúvidas, além de PRF, PRE, CMTU, etc
O DER/PR alegou atraso no cronograma da obra para romper o contrato com o consórcio Interseção BR-369 Londrina, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil, Legnet Engenharia e Vitis Engenharia, em junho de 2023, após notificação.
A Contersolo, segunda colocada, foi chamada. É a mesma empresa que construiu o viaduto Bratislava, também executado no modelo RDC, com contratação da elaboração do projeto executivo e execução da obra na mesma licitação.
O viaduto da PUC é um projeto muito importante para Londrina e que há muito tempo a sociedade pedia para melhorar a mobilidade da cidade e evitar acidentes e congestionamentos.
O local possui tráfego intenso de veículos, sendo a principal rota de ligação de Londrina com Maringá e deslocamento dos municípios próximos. A obra vai melhorar o acesso dos estudantes à PUCPR e trazer mais segurança para motoristas e pedestres. É um local de muito movimento, conhecido por inúmeros acidentes. A obra também melhora o acesso a pontos importantes e movimentados na região, como o Pool de Combustível, o maior centro de armazenamento e distribuição de combustível no Norte do Paraná. A região também é composta por bairros destinados à indústria, com a circulação de veículos pesados pelo local.O viaduto também dará fim a um ponto crítico para a rodovia. O cruzamento é atualmente operado por semáforos, o que causa engarrafamento nas proximidades nos horários de pico. Apesar da responsabilidade pela obra ser do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o governo federal não tinha orçamento e o governo do Paraná pediu autorização para fazer a obra.A autorização para início das obras foi dada pelo governador em 03/2023.OBRA - Com extensão de aproximadamente mil metros, a interseção em desnível será implantada no km 154 da BR-369.A obra deverá ser executada em 450 dias. com contratação na modalidade RDCi -igual ao modelo de licitação feito para o viaduto da Av Brasil com a BR-369 (Bratislava) - o consórcio vencedor é responsável por essas duas etapas: elaboração do projeto e execução da obraA duplicação da PR 445 começou pelo trecho de 15,3 km do Conjunto Jamile Dequech até Irerê, com início em julho de 2018. A obra deveria ter sido concluída em dois anos, mas levou cerca de dois anos e meio, avançando em 2021.
Prioritária para Londrina e região, a Comissão atuou, desde a sua criação, para tirar a obra do papel. Nos seis primeiros meses (de julho a dezembro de 2017), o grupo trabalhou para conseguir os avanços nessa que é uma reivindicação de pelo menos trinta anos. E teve sucesso: foi concluído o projeto de duplicação do Conjunto Jamile Dequech até Irerê com trecho de 15,3 quilômetros, realizada audiência pública para apresentação do projeto e lançamento da licitação.O vencedor foi o Consórcio ED - formado pelas empresas Enpavi e DP Barros, de São Paulo, que apresentou o menor preço, de R$ 93.253.689,15, cerca de 30% abaixo do valor máximo estimado pelo edital, de R$ 135,6 milhões.
Além da duplicação, estavam previstas a construção de 12 estruturas complementares. O projeto também contemplava três interseções, vias marginais, muros de contenção e outras melhorias, além de duas novas trincheiras e quatro viadutos nos distritos de Irerê e Cegonha, alargamento da ponte sobre o ribeirão dos Apertados e contrução de outra,.demolição da ponte sobre o ribeirão Três Bocas para construção de duas novas no local. Também foram construídas quatro novas pontes nas marginais da rodovia sobre os ribeirões Cafezal e Três Bocas. Em toda a extensão do trecho houve a necessidade de construir muros de contenção para preservar a faixa de domínio.
OBRA CONCLUÍDA. O consórcio DT PR 445, das empresas DP Barros Pavimentação e Construção e Tríade Pavimentações, foi declarado vencedor com o valor de R$ 148.032.561,17. Assinatura da Ordem de Serviço em 16/12/2021. A Licitação foi aberta em 13/8/2021, começando pelo trecho de 27 km entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, um investimento estimado de R$ 217 milhões. As propostas de preço foram abertas no dia 5 de outubro. As doze empresas e consórcios que disputam a nova duplicação apresentaram propostas entre R$ 198 milhões e R$ 148 milhões.
A descoberta de sítios arqueologicos atrasou o início da obra. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exigiu estudos na área
A obra teve início em agosto de 2022, um atraso de mais de seis meses.
Obra aguardada há mais de 20 anos. De extrema importância para o desenvolvimento industrial da região Norte do estado, desafogaria o fluxo de veículos, principalmente das áreas urbanas. Com a demora na viabilização, o traçado inicial ficou defasado e foi preciso elaborar um novo projeto com 32 km em pista dupla. Dividido em três trechos, o projeto ficou sob responsabilidade da concessionária Econorte.
A comissão articulou junto à Econorte e ao DER um cronograma de entrega dos projetos que foram apresentados durante as reuniões, em primeira mão, para mostrar como ficará cada trecho.
- Até dezembro de 2017 foram entregues os projetos dos três trechos da obra.
- Trecho 1 vai da interseção da PR-862 até a entrada da PR-545, com 10,7 quilômetros.
- Trecho 2, com 8,5 quilômetros, vai da PR-545 ao entroncamento da PR-445.
- Trecho 3, maior trecho, com 13 quilômetros, vai da PR-445 até a entrada da BR-369, em Cambé.
Com os projetos concluídos, a Comissão atuou para conseguir recursos para a obra estimada em R$ 450 milhões, na época. Ações na justiça travaram os desdobramentos e a Comissão solicitou ao Governo e à PGE para que conste nos acordos judiciais que seja executado o novo traçado.
Com as ações se arrastando na justiça, o Governo do Paraná incluiu o Contorno Norte na próxima concessão de rodovias. A obra está inserida no Lote 4 do novo modelo de concessão, que foi elaborado pelo Ministério da Infraestrutura.
Em 7/4/2021, o Aeroporto de Londrina, que faz parte do Bloco Sul (composto pelos aeroportos de Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Navegantes/SC, Joinville/SC, Bacacheri/PR, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS), foi arrematado pela Companhia de Participações em Concessões por R$ 2,1 bilhões, com ágio de 1.534,36% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 130,2 milhões.
A Companhia de Participações em Concessões também foi a vencedora do Bloco Central formado pelos aeroportos de Goiânia/GO, São Luís/MA, Teresina/PI, Palmas/TO, Petrolina/PE e Imperatriz/MA,, com ágio de 9.156,01% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 8,1 milhão. O bloco de 6 aeroportos foi arrematado por R$ 754 milhões.
Os 22 aeroportos (incluindo os 7 do Bloco Norte) serão concedidos à iniciativa privada por um período de 30 anos. Em condições normais de demanda e oferta, os aeroportos processam, juntos, cerca de 11% do total do tráfego de passageiros, o equivalente a 24 milhões de passageiros por ano (dados de 2019). Até a 5ª rodada, 67% de todo o tráfego nacional já haviam sido concedidos à operação privada.
Os próximos passos até a assinatura de contrato incluem análise de documentos, prazo para interposição de recurso e comprovação de atendimento das normas previstas em edital.
Antes do anúncio do Aeroporto de Londrina na 6ª rodada de concessão, durante as reuniões em 2017 e 2018, a Comissão contou com a participação da Infraero nos encontros mensais para atualização do projeto e com a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) para obter informações sobre o andamento das desapropriações dos imóveis no entorno do Aeroporto.
O projeto de melhorias do Aeroporto Governador José Richa prevê ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros, a construção de uma nova posta de taxiamento paralela à pista principal e instalação de instrumentos de auxílio à navegação.
A licitação das obras dependia da conclusão do projeto de engenharia que começou a ser executado no final de 2017 e concluído em 2018. A empresa responsável foi contratada por R$ 2,8 milhões.
Concluídas. O governo disponibilizou R$ 2,39 milhões. A proposta vencedora foi de R$ 1,88 pela empresa CRC Engenharia, de Joinville.
As passarelas foram construídas em três pontos do trecho urbano da PR 445. Em Cambé a estrutura foi montada em frente ao supermercado Tonhão. As passarelas do Km 70 (na altura do Iapar e Km 69 (Jd. Acapulco) sofreram alterações de projeto por conta de adaptações locais dos terrenos e demoraram mais tempo para ficarem prontas. Os pontos de instalação das passarelas foram decididos após um estudo do DER que levou em conta os locais com grande trafego de pedestres. O objetivo é dar mais segurança e reduzir o número de acidentes.
A contratação da empresa para executar a revitalização dos 13 km de marginais e ruas de acesso a PR 445 em Londrina e Cambé atrasou em função de questionamentos na justiça por parte das outras empresas que participaram da licitação. A ação judicial travou o processo de contratação e houve atraso no início da obra.
A revitalização é importante porque durante a duplicação da PR-445 o trânsito foi desviado e houve desgaste nas marginais. Haverá recape asfáltico, reperfilagem, reparos, melhoria do sistema de drenagem, revitalização da sinalização e faixas elevadas. De acordo com informações do DER/Londrina, o contrato só foi assinado cerca de um ano depois, em março de 2019. A empresa vencedora foi a GAISSLER MOREIRA ENGENHARIA CIVIL EIRELI.
A autorização para licitar a construção do viaduto Angelina Vezozzo na BR-369 foi dada no dia 29 de junho de 2018, em Londrina.
A construção do viaduto sobre a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, importante via de Londrina, tem investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Será feita uma travessia em desnível na BR-369 no Km 147. A extensão é de 378 metros. O projeto foi doado pela concessionária Econorte ao DER/PR.
Em 2019, durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Junior afirmou que a obra recebeu autorização para licitação. O projeto ficou em análise no DER, em Curitiba, após a mudança de governo. O DER decidiu rever os projetos e orçamentos que estavam prontos para licitação. Após a análise, solicitou alterações técnicas nos dois projetos para o lançamento da licitação./p>
Há questionamentos sobre o local onde o projeto foi projetado para execução da obra. Esses questionamentos precisam ser sanados para o próximo passo.
Liberada para o tráfego em junho de 2022, a obra iniciou em março de 2021. A obra na interseção em desnível (trincheira) da Avenida Brasil com a Bratislava, está localizada no km 163 da BR-369, em Cambé. Uma obra que vai salvar vidas, ao reduzir os acidentes, e desafogar o tráfego diminuindo os congestionamentos em horários de pico.
A autorização para licitar a construção do viaduto vem de longa data: inicialmente foi dada em junho de 2018, em Londrina, durante reunião da Comissão de Infraestrutura. O projeto foi doado pela concessionária Econorte ao DER/PR. O projeto ficou em análise no DER, em Curitiba, após a mudança de governo. O DER solicitou alterações técnicas para abrir o edital.
Em 2019, durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Junior anunciou que a obra seria licitada. Afirmou também que o governo fará o Viaduto da PUC, em Londrina
A licitação da trincheira Bratislava foi lançada no dia 24/06/2020, na modalidade RDCi, em que dois serviços são contratados em uma licitação - projeto e construção - eliminando uma licitação. Esse modelo foi utilizado para as obras da Copa, mas é a primeira vez que o Governo do Paraná lança edital nessa modalidade.
A abertura das propostas foi dia 23 de julho, licitação online pelo site do Banco do Brasil. 9 empresas participaram. A 1ª arrematante ofereceu lance de R$ 13.559.000,00, aproximadamente 25% menor que o valor previsto no edital. Somente depois da análise da documentação, a empresa poderá ser declarada vencedora .
Em 6/8/2020, a Comissão de Licitação do DER informou que a primeira arrematante foi inabilitada. A Comissão apontou os seguintes motivos para a desqualificação: falta do atestado de muro de contenção ou serviço equivalente para capacidade técnica operacional da executora da obra e a proposta técnica com informações conflitantes sobre a contenção a ser executada e sem demonstração da adequação ao preço proposto. A segunda colocada foi chamada para apresentar os documentos.
Formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos, o consórcio foi o segundo colocado no certame com o lance de R$ 13.560.000,00. O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por 3 empresas, foi declarado vencedor da licitação para construção da Trincheira Bratislava, na BR-369, em Cambé, pela Comissão de Licitação do DER em 11/8/2020. O Consórcio terá um prazo de 18 meses para elaborar o projeto e construir o viaduto.
Em 18/8/2020, a primeira arrematante entrou com recurso questionando a desclassificação. Em 4/9/2020 o DER publicou o resultado do julgamento do recurso. O órgão decidiu não acatar o recurso, mantendo a decisão que declarou vencedor o CONSÓRCIO CAMBÉ OAE BRATISLAVA formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos.
Anexo Edital 48156 136714
Anexo Edital 48156 136711
Anexo Edital 48156 136708
Materiais e Relatórios
2023
PAUTA 39ª REUNIÃO 29 DE SETEMBRO DE 2023
PAUTA 38ª REUNIÃO 25 DE AGOSTO DE 2023
PAUTA 37ª REUNIÃO 28 DE JULHO DE 2023
PAUTA 36ª REUNIÃO 30 DE JUNHO DE 2023
PAUTA 35ª REUNIÃO 26 DE MAIO DE 2023
PAUTA 34ª REUNIÃO 31 de MARÇO 2023
2022
PAUTA 33ª REUNIÃO 09 de DEZEMBRO de 2022
PAUTA 32ª REUNIÃO 29 de JULHO 2022
PAUTA 31ª REUNIÃO 27 de MAIO de 2022
PAUTA 30ª REUNIÃO 29 DE ABRIL 2022
PAUTA 29ª REUNIÃO 11 de Fevereiro 2022
2021
PAUTA 28ª REUNIÃO 25 NOVEMBRO 2021
PAUTA 27ª REUNIÃO 24 SETEMBRO 2021
PAUTA 25ª REUNIÃO 30 DE JULHO 2021
PAUTA 24ª REUNIÃO 30 DE ABRIL 2021
PAUTA 23ª REUNIÃO 26 DE MARÇO 2021
2020
PAUTA 21ª REUNIÃO 25 DE SETEMBRO
PAUTA 20ª REUNIÃO 28 DE AGOSTO
2019
PAUTA 18ª REUNIÃO – 29 DE NOVEMBRO FORUM DE INFRAESTRUTURA
PAUTA 17ª REUNIÃO 8 DE NOVEMBRO
PAUTA 16ª REUNIÃO 27 DE SETEMBRO
PAUTA 15ª REUNIÃO 30 DE AGOSTO
PAUTA 14ª REUNIÃO – 26 DE JULHO
PAUTA 13ª REUNIÃO – 27 DE JUNHO
PAUTA 12ª REUNIÃO – 31 DE MAIO
PAUTA 11ª REUNIÃO – 11 DE ABRIL EXPOLONDRINA
PAUTA 10ª REUNIÃO – 28 DE MARÇO
2018
PAUTA 9º REUNIÃO – 12 DE NOVEMBRO
PAUTA 8º REUNIÃO – 29 DE JUNHO
PAUTA 7º REUNIÃO – 27 DE ABRIL
PAUTA 6º REUNIÃO – 08 DE FEVEREIRO
2017
PAUTA 5º REUNIÃO – 08 DE DEZEMBRO
PAUTA 4º REUNIÃO – 27 DE OUTUBRO
PAUTA 3º REUNIÃO – 29 DE SETEMBRO
2023
ATA TERCEIRA REUNIÃO EXTRAORDINARIA DIA 16 DE OUTUBRO DE 2023
ATA SEGUNDA REUNIÃO EXTRAORDINARIA DIA 11 DE OUTUBRO DE 2023
ATA PRIMEIRA REUNIÃO EXTRAORDINARIA DIA 06 DE OUTUBRO DE 2023
ATA 39ª REUNIÃO 29 DE SETEMBRO 2023
ATA 38ª REUNIÃO 25 DE AGOSTO 2023
ATA 37ª REUNIÃO 28 DE JULHO 2023
ATA 36ª REUNIÃO 30 DE JUNHO 2023
ATA 35ª REUNIÃO 26 DE MAIO 2023
ATA 34ª REUNIÃO 31 DE MARÇO 2023
2022
ATA 33ª REUNIÃO 09 DE DEZEMBRO 2022
ATA 32° REUNIÃO 29 DE JULHO 2022
ATA 31° REUNIÃO 27 DE MAIO DE 2022
ATA 30ª REUNIÃO EM 29 DE ABRIL DE 2022
ATA 29ª REUNIÃO EM 11 DE FEVEREIRO DE 2022
2021
ATA 28ª REUNIÃO EM 26 DE NOVEMBRO 2021
ATA 27ª REUNIÃO 24 DE SETEMBRO 2021
ATA 26ª REUNIÃO 27 DE AGOSTO 2021
ATA 25ª REUNIÃO 30 DE JULHO 2021
ATA 24ª REUNIÃO 30 DE ABRIL 2021
ATA 23ª REUNIÃO 26 DE MARÇO 2021
2020
ATA 22ª REUNIÃO 27 DE NOVEMBRO 2020
ATA 21ª REUNIÃO 25 DE SETEMBRO 2020
ATA 19ª REUNIÃO 31 DE JULHO 2020
2019
ATA 18ª REUNIÃO – 29 DE NOVEMBRO
ATA 17ª REUNIÃO – 08 DE NOVEMBRO
ATA 16ª REUNIÃO – 27 DE SETEMBRO
ATA Nº 15 REUNIÃO – 30 DE AGOSTO
ATA Nº 14 REUNIÃO – 26 DE JULHO
ATA Nº 13 REUNIÃO – 27 DE JUNHO
2018
ATA 9º REUNIÃO – 12 DE NOVEMBRO
ATA 8º REUNIÃO – 29 DE JUNHO
ATA 7º REUNIÃO – 27 DE ABRIL
ATA 6º REUNIÃO – 08 DE FEVEREIRO
2017
ATA 5º REUNIÃO – 08 DE DEZEMBRO
ATA 4º REUNIÃO – 27 DE OUTUBRO
ATA 3º REUNIÃO – 29 DE SETEMBRO
ATA 2º REUNIÃO – 25 DE AGOSTO