Sobre a Comissão

Criada em julho de 2017, por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e do então presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Cláudio Tedeschi, a comissão une entidades da sociedade civil organizada, como Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal Londrina, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC), Associação Médica de Londrina, OAB Londrina, CREA e ATT Logística.

O objetivo da comissão é acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte. Acompanha, avalia e cobra prazos.

“Londrina carece de grandes investimentos nas áreas de infraestrutura e logística, mas havia um distanciamento entre as pautas de infraestrutura que a cidade e a região tinham com aquilo que estava sendo proposto pelos governantes, ao mesmo tempo em que as lideranças da sociedade estavam discutindo isoladamente. Com a comissão nós debatemos de forma conjunta os projetos que devem ter prioridade, convocamos órgãos públicos e prestamos contas sobre o andamento de cada uma dessas obras. Acompanhamos se os prazos estão sendo cumpridos e onde podemos atuar para agilizar o processo. O resultado disso é transparência para a sociedade, o que favorece o ambiente empresarial e o desenvolvimento, já que o empreendedor pode prever aportes, promover a geração de empregos e a qualidade de vida da população”, deputado Tiago Amaral (PSD).

Além dos integrantes fixos, houve a participação de mais de 50 pessoas da sociedade civil, de municípios vizinhos, representantes de secretarias e de órgãos estaduais, como DER, e federais, como Infraero.

Obras

Obras

LISTA DE OBRAS

Viaduto da PUC

A obra iniciou em setembro de 2023 pelo Consórcio 369 Londrina formado pelas empresas Contersolo, Dreno e Zocco. O valor da obra é de R$ 31,6 milhões. Em outubro os engenheiros da consórcio apresentaram, a convite da Comissão de Infraestrutura, os desvios durante a obra para empresários impactados pela obra que tiraram suas dúvidas, além de PRF, PRE, CMTU, etc

O DER/PR alegou atraso no cronograma da obra para romper o contrato com o consórcio Interseção BR-369 Londrina, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil, Legnet Engenharia e Vitis Engenharia, em junho de 2023, após notificação.

A Contersolo, segunda colocada, foi chamada. É a mesma empresa que construiu o viaduto Bratislava, também executado no modelo RDC, com contratação da elaboração do projeto executivo e execução da obra na mesma licitação.

O viaduto da PUC é um projeto muito importante para Londrina e que há muito tempo a sociedade pedia para melhorar a mobilidade da cidade e evitar acidentes e congestionamentos.

O local possui tráfego intenso de veículos, sendo a principal rota de ligação de Londrina com Maringá e deslocamento dos municípios próximos. A obra vai melhorar o acesso dos estudantes à PUCPR e trazer mais segurança para motoristas e pedestres. É um local de muito movimento, conhecido por inúmeros acidentes.

A obra também melhora o acesso a pontos importantes e movimentados na região, como o Pool de Combustível, o maior centro de armazenamento e distribuição de combustível no Norte do Paraná. A região também é composta por bairros destinados à indústria, com a circulação de veículos pesados pelo local.

O viaduto também dará fim a um ponto crítico para a rodovia. O cruzamento é atualmente operado por semáforos, o que causa engarrafamento nas proximidades nos horários de pico. Apesar da responsabilidade pela obra ser do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o governo federal não tinha orçamento e o governo do Paraná pediu autorização para fazer a obra.

A autorização para início das obras foi dada pelo governador em 03/2023.

OBRA - Com extensão de aproximadamente mil metros, a interseção em desnível será implantada no km 154 da BR-369.A obra deverá ser executada em 450 dias. com contratação na modalidade RDCi -igual ao modelo de licitação feito para o viaduto da Av Brasil com a BR-369 (Bratislava) - o consórcio vencedor é responsável por essas duas etapas: elaboração do projeto e execução da obra

OBRA CONCLUÍDA A Duplicação da PR 445 de Londrina a Irerê

A duplicação da PR 445 começou pelo trecho de 15,3 km do Conjunto Jamile Dequech até Irerê, com início em julho de 2018. A obra deveria ter sido concluída em dois anos, mas levou cerca de dois anos e meio, avançando em 2021.

Prioritária para Londrina e região, a Comissão atuou, desde a sua criação, para tirar a obra do papel. Nos seis primeiros meses (de julho a dezembro de 2017), o grupo trabalhou para conseguir os avanços nessa que é uma reivindicação de pelo menos trinta anos. E teve sucesso: foi concluído o projeto de duplicação do Conjunto Jamile Dequech até Irerê com trecho de 15,3 quilômetros, realizada audiência pública para apresentação do projeto e lançamento da licitação.

O vencedor foi o Consórcio ED - formado pelas empresas Enpavi e DP Barros, de São Paulo, que apresentou o menor preço, de R$ 93.253.689,15, cerca de 30% abaixo do valor máximo estimado pelo edital, de R$ 135,6 milhões.

  • A obra contou com investimentos do Governo do Paraná
  • O projeto foi executado pela Superintendência Regional Norte/DER, com sede em Londrina
  • Além da duplicação, estavam previstas a construção de 12 estruturas complementares. O projeto também contemplava três interseções, vias marginais, muros de contenção e outras melhorias, além de duas novas trincheiras e quatro viadutos nos distritos de Irerê e Cegonha, alargamento da ponte sobre o ribeirão dos Apertados e contrução de outra,.demolição da ponte sobre o ribeirão Três Bocas para construção de duas novas no local. Também foram construídas quatro novas pontes nas marginais da rodovia sobre os ribeirões Cafezal e Três Bocas. Em toda a extensão do trecho houve a necessidade de construir muros de contenção para preservar a faixa de domínio.

    EM ANDAMENTO - Duplicação da PR 445 de Mauá da Serra a Lerroville

    OBRA CONCLUÍDA. O consórcio DT PR 445, das empresas DP Barros Pavimentação e Construção e Tríade Pavimentações, foi declarado vencedor com o valor de R$ 148.032.561,17. Assinatura da Ordem de Serviço em 16/12/2021. A Licitação foi aberta em 13/8/2021, começando pelo trecho de 27 km entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, um investimento estimado de R$ 217 milhões. As propostas de preço foram abertas no dia 5 de outubro. As doze empresas e consórcios que disputam a nova duplicação apresentaram propostas entre R$ 198 milhões e R$ 148 milhões.

    A descoberta de sítios arqueologicos atrasou o início da obra. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exigiu estudos na área

    A obra teve início em agosto de 2022, um atraso de mais de seis meses.

    Contorno Norte

    Obra aguardada há mais de 20 anos. De extrema importância para o desenvolvimento industrial da região Norte do estado, desafogaria o fluxo de veículos, principalmente das áreas urbanas. Com a demora na viabilização, o traçado inicial ficou defasado e foi preciso elaborar um novo projeto com 32 km em pista dupla. Dividido em três trechos, o projeto ficou sob responsabilidade da concessionária Econorte.

    A comissão articulou junto à Econorte e ao DER um cronograma de entrega dos projetos que foram apresentados durante as reuniões, em primeira mão, para mostrar como ficará cada trecho.

    • Até dezembro de 2017 foram entregues os projetos dos três trechos da obra.
    • Trecho 1 vai da interseção da PR-862 até a entrada da PR-545, com 10,7 quilômetros.
    • Trecho 2, com 8,5 quilômetros, vai da PR-545 ao entroncamento da PR-445.
    • Trecho 3, maior trecho, com 13 quilômetros, vai da PR-445 até a entrada da BR-369, em Cambé.

    Com os projetos concluídos, a Comissão atuou para conseguir recursos para a obra estimada em R$ 450 milhões, na época. Ações na justiça travaram os desdobramentos e a Comissão solicitou ao Governo e à PGE para que conste nos acordos judiciais que seja executado o novo traçado.

    Com as ações se arrastando na justiça, o Governo do Paraná incluiu o Contorno Norte na próxima concessão de rodovias. A obra está inserida no Lote 4 do novo modelo de concessão, que foi elaborado pelo Ministério da Infraestrutura.

    Ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina

    Em 7/4/2021, o Aeroporto de Londrina, que faz parte do Bloco Sul (composto pelos aeroportos de Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Navegantes/SC, Joinville/SC, Bacacheri/PR, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS), foi arrematado pela Companhia de Participações em Concessões por R$ 2,1 bilhões, com ágio de 1.534,36% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 130,2 milhões.

    A Companhia de Participações em Concessões também foi a vencedora do Bloco Central formado pelos aeroportos de Goiânia/GO, São Luís/MA, Teresina/PI, Palmas/TO, Petrolina/PE e Imperatriz/MA,, com ágio de 9.156,01% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 8,1 milhão. O bloco de 6 aeroportos foi arrematado por R$ 754 milhões.

    Os 22 aeroportos (incluindo os 7 do Bloco Norte) serão concedidos à iniciativa privada por um período de 30 anos. Em condições normais de demanda e oferta, os aeroportos processam, juntos, cerca de 11% do total do tráfego de passageiros, o equivalente a 24 milhões de passageiros por ano (dados de 2019). Até a 5ª rodada, 67% de todo o tráfego nacional já haviam sido concedidos à operação privada.

    Os próximos passos até a assinatura de contrato incluem análise de documentos, prazo para interposição de recurso e comprovação de atendimento das normas previstas em edital.

    Antes do anúncio do Aeroporto de Londrina na 6ª rodada de concessão, durante as reuniões em 2017 e 2018, a Comissão contou com a participação da Infraero nos encontros mensais para atualização do projeto e com a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) para obter informações sobre o andamento das desapropriações dos imóveis no entorno do Aeroporto.

    O projeto de melhorias do Aeroporto Governador José Richa prevê ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros, a construção de uma nova posta de taxiamento paralela à pista principal e instalação de instrumentos de auxílio à navegação.

    A licitação das obras dependia da conclusão do projeto de engenharia que começou a ser executado no final de 2017 e concluído em 2018. A empresa responsável foi contratada por R$ 2,8 milhões.

    Passarelas da PR-445

    Concluídas. O governo disponibilizou R$ 2,39 milhões. A proposta vencedora foi de R$ 1,88 pela empresa CRC Engenharia, de Joinville.

    As passarelas foram construídas em três pontos do trecho urbano da PR 445. Em Cambé a estrutura foi montada em frente ao supermercado Tonhão. As passarelas do Km 70 (na altura do Iapar e Km 69 (Jd. Acapulco) sofreram alterações de projeto por conta de adaptações locais dos terrenos e demoraram mais tempo para ficarem prontas. Os pontos de instalação das passarelas foram decididos após um estudo do DER que levou em conta os locais com grande trafego de pedestres. O objetivo é dar mais segurança e reduzir o número de acidentes.

    Recuperação das marginais da PR-445

    A contratação da empresa para executar a revitalização dos 13 km de marginais e ruas de acesso a PR 445 em Londrina e Cambé atrasou em função de questionamentos na justiça por parte das outras empresas que participaram da licitação. A ação judicial travou o processo de contratação e houve atraso no início da obra.

    A revitalização é importante porque durante a duplicação da PR-445 o trânsito foi desviado e houve desgaste nas marginais. Haverá recape asfáltico, reperfilagem, reparos, melhoria do sistema de drenagem, revitalização da sinalização e faixas elevadas. De acordo com informações do DER/Londrina, o contrato só foi assinado cerca de um ano depois, em março de 2019. A empresa vencedora foi a GAISSLER MOREIRA ENGENHARIA CIVIL EIRELI.

    Viaduto Angelina Vezozzo/Grêmio (Londrina)

    A autorização para licitar a construção do viaduto Angelina Vezozzo na BR-369 foi dada no dia 29 de junho de 2018, em Londrina.

    A construção do viaduto sobre a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, importante via de Londrina, tem investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Será feita uma travessia em desnível na BR-369 no Km 147. A extensão é de 378 metros. O projeto foi doado pela concessionária Econorte ao DER/PR.

    Em 2019, durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Junior afirmou que a obra recebeu autorização para licitação. O projeto ficou em análise no DER, em Curitiba, após a mudança de governo. O DER decidiu rever os projetos e orçamentos que estavam prontos para licitação. Após a análise, solicitou alterações técnicas nos dois projetos para o lançamento da licitação./p>

    Há questionamentos sobre o local onde o projeto foi projetado para execução da obra. Esses questionamentos precisam ser sanados para o próximo passo.

     

    Trincheira Bratislava (BR-369)

    Liberada para o tráfego em junho de 2022, a obra iniciou em março de 2021. A obra na interseção em desnível (trincheira) da Avenida Brasil com a Bratislava, está localizada no km 163 da BR-369, em Cambé. Uma obra que vai salvar vidas, ao reduzir os acidentes, e desafogar o tráfego diminuindo os congestionamentos em horários de pico.

    A autorização para licitar a construção do viaduto vem de longa data: inicialmente foi dada em junho de 2018, em Londrina, durante reunião da Comissão de Infraestrutura. O projeto foi doado pela concessionária Econorte ao DER/PR. O projeto ficou em análise no DER, em Curitiba, após a mudança de governo. O DER solicitou alterações técnicas para abrir o edital.

    Em 2019, durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Junior anunciou que a obra seria licitada. Afirmou também que o governo fará o Viaduto da PUC, em Londrina

    A licitação da trincheira Bratislava foi lançada no dia 24/06/2020, na modalidade RDCi, em que dois serviços são contratados em uma licitação - projeto e construção - eliminando uma licitação. Esse modelo foi utilizado para as obras da Copa, mas é a primeira vez que o Governo do Paraná lança edital nessa modalidade.

    A abertura das propostas foi dia 23 de julho, licitação online pelo site do Banco do Brasil. 9 empresas participaram. A 1ª arrematante ofereceu lance de R$ 13.559.000,00, aproximadamente 25% menor que o valor previsto no edital. Somente depois da análise da documentação, a empresa poderá ser declarada vencedora .

    Em 6/8/2020, a Comissão de Licitação do DER informou que a primeira arrematante foi inabilitada. A Comissão apontou os seguintes motivos para a desqualificação: falta do atestado de muro de contenção ou serviço equivalente para capacidade técnica operacional da executora da obra e a proposta técnica com informações conflitantes sobre a contenção a ser executada e sem demonstração da adequação ao preço proposto. A segunda colocada foi chamada para apresentar os documentos.

    Formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos, o consórcio foi o segundo colocado no certame com o lance de R$ 13.560.000,00. O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por 3 empresas, foi declarado vencedor da licitação para construção da Trincheira Bratislava, na BR-369, em Cambé, pela Comissão de Licitação do DER em 11/8/2020. O Consórcio terá um prazo de 18 meses para elaborar o projeto e construir o viaduto.

    Em 18/8/2020, a primeira arrematante entrou com recurso questionando a desclassificação. Em 4/9/2020 o DER publicou o resultado do julgamento do recurso. O órgão decidiu não acatar o recurso, mantendo a decisão que declarou vencedor o CONSÓRCIO CAMBÉ OAE BRATISLAVA formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos.

    Anexo Edital 48156 136714
    Anexo Edital 48156 136711
    Anexo Edital 48156 136708