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Comissões

Comissão de Desenvolvimento e
Infraestrutura do Norte do Paraná

As obras de infraestrutura e logística em Londrina e região são fundamentais para alavancar a economia e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sentido, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) liderou em 2017, ao lado do então presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Cláudio Tedeschi, a criação da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná. Unindo entidades da sociedade civil organizada e as instâncias governamentais, a Comissão tem foco total em destravar obras necessárias e concretizar demandas importantes para Londrina e região.

“Faltava uma capacidade de integração, de colocar todos os esforços na mesma direção, falando a mesma língua. Porque a coisa mais difícil é lutar para ter um pedaço do orçamento público. Para isso, é preciso mostrar exatamente o que se quer. É isso que a Comissão de Infraestrutura faz”, explica Tiago Amaral.

Sobre a comissão

O objetivo da comissão é acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte. Acompanha, avalia e cobra prazos.

“Londrina carece de grandes investimentos nas áreas de infraestrutura e logística, mas havia um distanciamento entre as pautas de infraestrutura que a cidade e a região tinham com aquilo que estava sendo proposto pelos governantes, ao mesmo tempo em que as lideranças da sociedade estavam discutindo isoladamente. Com a comissão nós debatemos de forma conjunta os projetos que devem ter prioridade, convocamos órgãos públicos e prestamos contas sobre o andamento de cada uma dessas obras. Acompanhamos se os prazos estão sendo cumpridos e onde podemos atuar para agilizar o processo. O resultado disso é transparência para a sociedade, o que favorece o ambiente empresarial e o desenvolvimento, já que o empreendedor pode prever aportes, promover a geração de empregos e a qualidade de vida da população”, define o deputado Tiago Amaral (PSD).

Além dos integrantes fixos, já houve a participação de mais de 50 pessoas da sociedade civil, de municípios vizinhos, representantes de secretarias e de órgãos estaduais, como DER, e federais, como Infraero, DNIT e Infra S/A.

Integrantes

  • Deputado estadual Tiago Amaral
  • Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) – Angelo Pamplona e Rodrigo Geara
  • Sociedade Rural do Paraná (SRP) – David Dequêch Neto
  • Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) – Decarlos Manfrin e Brazil Alvim Versoza
  • Sindimetal Norte do Paraná – Ricardo Cândido da Silva
  • Sinduscon Paraná Norte – Celia Catussi e Gerson Guariente
  • Associação Médica de Londrina – Antonio Nechar Junior
  • CREA – Decarlos Manfrin
  • Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e região (Sincoval) – Ovhanes Gava
  • Prefeito de Cambé – Conrado Scheller
  • Deputado federal Diego Garcia
  • Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina – Sandra Moya
  • Grupo Folha de Comunicação – José Nicolás Mejía
  • Associação das Empresas de Cambé (AEPIC) – Carlos Alberto Feio Ribeiro e Rosinda Stremlow
  • ATT Logística – Sergio Bonocielli

Duplicação da PR 445 de Londrina a Irerê

A Comissão atuou, desde a sua criação, para tirar do papel essa obra, prioritária para Londrina e região. Nos seis primeiros meses de existência da Comissão (de julho a dezembro de 2017), o grupo trabalhou para conseguir os avanços na reivindicação que já tinha mais de 30 anos. E a Comissão teve sucesso: entre Londrina e Irerê, a duplicação da PR-445 ficou pronta em dezembro de 2020. São 15 quilômetros de extensão, que já deram um gás na economia regional, além de poupar vidas.

Duplicação da PR 445 de Mauá da Serra a Lerroville

O consórcio DT PR 445, das empresas DP Barros Pavimentação e Construção e Tríade Pavimentações, foi declarado vencedor com o valor de R$ 148.032.561,17. A licitação foi aberta em 13/8/2021, começando pelo trecho de 27 km entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, com um investimento estimado de R$ 217 milhões. Até o primeiro trimestre de 2024, as obras já passam dos 30% de execução, com todos os principais serviços em andamento.

Contorno Norte

O Contorno Norte de Londrina prevê desviar o trânsito da BR-369, que hoje passa por dentro de áreas urbanas de Londrina, Ibiporã e Cambé. Quando estiver pronto, vai retirar o tráfego pesado da Avenida Brasília, em Londrina. O projeto original é de 1997, mas nunca saiu do papel, por conta das alterações feitas em 1998 no contrato do pedágio. Com o passar do tempo, o plano se tornou obsoleto, porque as cidades cresceram em direção à área que estava prevista para a obra. Em 2017, a Econorte, então concessionária do pedágio no trecho, apresentou um novo traçado, que passou a incluir pista dupla.

Ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina

A ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina é outra luta antiga da Comissão de Infraestrutura, registrada nas atas já das primeiras reuniões, a partir de 2017. Na época, o aeroporto ainda estava sob responsabilidade da Infraero, empresa do Governo Federal. A partir de março de 2022, a empresa CCR Aeroportos passou a administrar o terminal aéreo. A concessionária finalmente começou as obras, que devem ficar prontas no fim de 2024. A Comissão segue acompanhando, fiscalizando e cobrando.

Passarelas da PR-445

A Comissão de Infraestrutura, liderada pelo deputado estadual Tiago Amaral, trabalhou para resolver outra questão na PR-445: garantir mais segurança nos locais onde a rodovia atravessa áreas urbanas de Londrina e Cambé. Duas passarelas foram construídas em Londrina – em frente ao terminal Acapulco e em frente ao Iapar – e uma em Cambé, no Jardim Silvino. Resultado: menos acidentes, mais segurança para as pessoas.

Recuperação das marginais da PR-445

A Comissão de Infraestrutura articulou e conseguiu a recuperação das vias marginais da PR-445, que estavam em más-condições, causadas pelo desvio do tráfego feito durante as obras de duplicação da rodovia entre Londrina e Irerê. Foram feitas melhorias como recapeamento asfáltico e reparos no sistema de drenagem.

Viaduto Angelina Vezozzo/Grêmio (Londrina)

Ponto difícil no tráfego urbano de Londrina, o cruzamento da avenida Angelina Ricci Vezozzo com a BR-369, no Parque das Indústrias Leves, tem congestionamentos e acidentes há décadas. O projeto inicial para construir o viaduto foi doado pela antiga concessionária do pedágio, mas acabou vetado pelo DER/PR, sob alegações técnicas. Dessa forma, passou a ser estudada a possibilidade de o viaduto ser construído num cruzamento um pouco mais à frente. Porém, com a previsão do futuro Contorno Norte, a Avenida Brasília passará a ser efetivamente uma via urbana. A partir disso, houve um entendimento técnico no sentido de retornar ao projeto original de construir o viaduto no ponto em que BR-369 cruza a Avenida Angelina Ricci Vezozzo. Ainda não é possível prever um prazo para a definição, que está a cargo do DNIT, órgão federal.

Viaduto José do Carmo Garcia (Bratislava)

Adeus aos engarrafamentos e acidentes! O Viaduto Bratislava – denominado José do Carmo Garcia, em homenagem ao ex-prefeito de Cambé – fica no quilômetro 163 da BR-369, no cruzamento da Avenida Brasil com a Estrada Bratislava. A obra foi uma das prioridades da Comissão de Infraestrutura. O trabalho em conjunto com a Prefeitura de Cambé fortaleceu a demanda perante o Governo do Estado e o que era necessidade virou realidade. Liberado para o tráfego em junho de 2022, o Viaduto Zé do Carmo eliminou um gargalo viário que causava congestionamentos e acidentes. A via é o principal caminho entre Londrina e Maringá e quem passa por lá agora tem mais segurança.

Viaduto da PUC

O Viaduto da PUC vai dar mais segurança para quem circula pela BR-369, especialmente no acesso às indústrias, empresas e bairros da região – e ao Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em horários de entrada e saída de aulas, há grandes congestionamentos no local. A obra também vai melhorar o acesso ao pool de combustíveis, o maior centro de armazenamento e distribuição de gás, etanol, diesel e gasolina do Norte do Paraná. Já fazia tempo que a cidade esperava pela obra. O projeto original do viaduto foi realizado em 2006. A previsão era que o Governo Federal executasse a obra, o que não aconteceu. A Comissão de Infraestrutura, idealizada pelo deputado estadual Tiago Amaral, mobilizou os segmentos da sociedade para concretizar a intervenção. O Governo do Estado assumiu, então, a responsabilidade pela construção do Viaduto da PUC, orçado em R$ 31 milhões. A obra começou em setembro de 2023 e tem previsão de ser concluída até o fim de 2024.

Viaduto da Esperança

Outro viaduto prioritário para a mobilidade da região, também na BR-369, é o da Esperança, em Cambé. A elevação da Avenida Esperança sobre a BR-369 foi estimada em R$ 20 milhões. Segundo Conrado Scheller, prefeito de Cambé, a cidade luta pelo viaduto há muito tempo. "Contratamos a empresa para modificar o projeto de acordo com os pedidos do DER", explicou. O início das obras depende da aprovação do Governo Estadual, que já recebeu oficialmente o projeto. A Comissão de Infraestrutura articulou a doação do projeto ao Governo do Estado, para que a obra saia do papel no modelo RDCI. No caso, tanto o projeto executivo quanto a execução da obra são realizados pelo consórcio vencedor. Como resultado, o processo fica mais ágil, já que tem uma licitação a menos. Esse foi o modelo que o Governo utilizou para o Viaduto Bratislava.

Contorno Leste

O Contorno Leste de Londrina deve ter em torno de 23 quilômetros, retirando o tráfego pesado que atualmente passa por dentro da cidade, na Avenida Dez de Dezembro. O Contorno irá desde a PR-445, na entrada de Curitiba, até a BR-369, na divisa entre Londrina e Ibiporã. Além de melhorar o trânsito, é um passo estratégico para a criação de um terminal com acesso direto para o transporte de cargas no Aeroporto de Londrina, conectando-se às duas rodovias. A Comissão de Infraestrutura defende a inclusão do Contorno Leste no Lote 4 da concessão das rodovias. Em junho de 2023, numa reunião em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o deputado Tiago Amaral fez uma fala firme, argumentando que Ponta Grossa e Maringá já garantiram seus contornos. Por outro lado, Londrina, uma cidade maior, ainda não tem. Foi naquele momento que o ministro dos Transportes entendeu a real necessidade da obra e se comprometeu a trabalhar para que os projetos da nossa região tenham condições de entrar na concessão. O governador Ratinho Junior anunciou apoio à luta.

A Comissão de Infraestrutura já realizou mais de 40 reuniões e atua de forma decisiva para tirar do papel obras essenciais

Materiais e relatórios

Documentos essenciais relacionados às atividades da comissão, incluindo pautas de reuniões anuais e atas detalhadas que registram as discussões e decisões tomadas. Estes documentos são fundamentais para entender o progresso e as direções tomadas em diferentes períodos, variando de 2017 a 2023. Além disso, a seção "Estruturação" apresenta o Plano da Comissão de Infraestrutura e um Resumo Atualizado das Ações, fornecendo insights valiosos sobre o planejamento estratégico e os resultados alcançados em suas iniciativas. Este bloco facilita o acesso a informações cruciais para membros da comissão e partes interessadas, promovendo transparência e compreensão das operações da comissão.