Sobre a Comissão

Criada em julho de 2017, por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e do então presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Cláudio Tedeschi, a comissão une entidades da sociedade civil organizada, como Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal Londrina, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC), Associação Médica de Londrina, OAB Londrina, CREA e ATT Logística.

O objetivo da comissão é acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte. Acompanha, avalia e cobra prazos.

“Londrina carece de grandes investimentos nas áreas de infraestrutura e logística, mas havia um distanciamento entre as pautas de infraestrutura que a cidade e a região tinham com aquilo que estava sendo proposto pelos governantes, ao mesmo tempo em que as lideranças da sociedade estavam discutindo isoladamente. Com a comissão nós debatemos de forma conjunta os projetos que devem ter prioridade, convocamos órgãos públicos e prestamos contas sobre o andamento de cada uma dessas obras. Acompanhamos se os prazos estão sendo cumpridos e onde podemos atuar para agilizar o processo. O resultado disso é transparência para a sociedade, o que favorece o ambiente empresarial e o desenvolvimento, já que o empreendedor pode prever aportes, promover a geração de empregos e a qualidade de vida da população”, deputado Tiago Amaral (PSB).

Além dos integrantes fixos, houve a participação de mais de 50 pessoas da sociedade civil, de municípios vizinhos, representantes de secretarias e de órgãos estaduais, como DER, e federais, como Infraero.

Obras

LISTA DE OBRAS

Duplicação da PR 445 de Londrina a Irerê

A duplicação da PR 445 começou pelo trecho de 15,3 km do Conjunto Jamile Dequech até Irerê, com início em julho de 2018. A obra deveria ter sido concluída em dois anos, mas levou cerca de dois anos e meio, avançando em 2021.

Prioritária para Londrina e região, a Comissão atuou, desde a sua criação, para tirar a obra do papel. Nos seis primeiros meses (de julho a dezembro de 2017), o grupo trabalhou para conseguir os avanços nessa que é uma reivindicação de pelo menos trinta anos. E teve sucesso: foi concluído o projeto de duplicação do Conjunto Jamile Dequech até Irerê com trecho de 15,3 quilômetros, realizada audiência pública para apresentação do projeto e lançamento da licitação.

O vencedor foi o Consórcio ED - formado pelas empresas Enpavi e DP Barros, de São Paulo, que apresentou o menor preço, de R$ 93.253.689,15, cerca de 30% abaixo do valor máximo estimado pelo edital, de R$ 135,6 milhões.

  • A obra contou com investimentos do Governo do Paraná
  • O projeto foi executado pela Superintendência Regional Norte/DER, com sede em Londrina
  • Além da duplicação, estavam previstas a construção de 12 estruturas complementares. O projeto também contemplava três interseções, vias marginais, muros de contenção e outras melhorias, além de duas novas trincheiras e quatro viadutos nos distritos de Irerê e Cegonha, alargamento da ponte sobre o ribeirão dos Apertados e contrução de outra,.demolição da ponte sobre o ribeirão Três Bocas para construção de duas novas no local. Também foram construídas quatro novas pontes nas marginais da rodovia sobre os ribeirões Cafezal e Três Bocas. Em toda a extensão do trecho houve a necessidade de construir muros de contenção para preservar a faixa de domínio.

    Duplicação da PR 445 de Irerê a Mauá da Serra

    A duplicação da PR-445 foi estabelecida desde o primeiro momento pela Comissão de Infraestrutura como sendo a mais importante de todas as obras. Com a obra de duplicação do trecho de Londrina a Irerê em andamento, a Comissão trabalhou para, primeiramente, conseguir o projeto executivo que será utilizado como base para o edital de licitação da obra de duplicação dos quase 50 km restantes, até Maua da Serra.

    O edital da concorrência nº 23/2019 foi publicado pelo DER em 30/10/2019. Quatro empresas e consórcios disputaram a elaboração do projeto de duplicação e restauração da PR-455, entre Irerê e Mauá da Serra, com extensão de aproximadamente 50 km.

    O preço referencial orçado pelo DER/PR foi de R$ 5,6 milhões, com edital de licitação na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. No caso das propostas técnicas foram avaliados três critérios: experiência prévia da empresa, qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto e plano de trabalho. Cada fase recebeu a "não objeção" do BID.

    Os envelopes com as propostas técnicas foram abertos no dia 3 de dezembro de 2019 pela Comissão de Licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). No dia 17 de janeiro foram abertos os envelopes com a proposta de preço das empresas.

    A Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos teve a melhor colocação entre empresas que disputam a elaboração do projeto de engenharia para a duplicação dos 50 km de Irerê a Mauá da Serra. A empresa, com sede em Curitiba, recebeu nota técnica 99,6 e apresentou o menor preço, que foi de R$3.265.796,68. Em segundo lugar ficou o Consórcio Prodec-Unidec com nota técnica 92,25 e preço de R$4.305.662,04. Em terceiro lugar o Consórcio Viaponte-Concresolo com nota 83,25 e preço R$3.559.373,01. O consórcio Coba - Engevix não teve a proposta avaliada.

    A empresa Engefoto foi declarada vencedora da licitação e iniciou os trabalhos em maio de 2020, após assinatura de contrato e ordem de serviço. O prazo era de 1 ano para elaboração do projeto executivo, mas a empresa antecipou a entrega do projeto no final de março de 2021.

    O projeto é dividido em dois subtrechos. O primeiro, com extensão de 26,8 km, começa na intersecção da PR-445 com a rodovia BR-376, no acesso a Mauá da Serra, e vai até o cruzamento da via estadual com o acesso ao distrito de Lerroville. O entroncamento com a BR-376 deverá ser remodelado com a incorporação de faixas de aceleração e desaceleração para comportar a duplicação. Também nesse primeiro subtrecho, os acessos ao município de Tamarana e ao distrito de Lerroville deverão ser interligados por meio de marginais e contemplados com intersecções em desnível.

    Já o segundo subtrecho inicia no acesso a Lerroville e segue pelos 22,9 km subsequentes, até o km 50 da PR-445, onde já existem obras em andamento de duplicação. É nesse segundo subtrecho que se localizam dois entroncamentos com a PR-532 onde deverão ser estudadas soluções para implantação de intersecções em desnível: o primeiro, localizado na altura do km 40,75 é o trevo que dá acesso ao distrito de Guaravera e o segundo trata-se do trevo de acesso ao distrito de Taquaruna.

    Nos dois subtrechos existem pontes que cruzam rios da região. Elas deverão ser alargadas para comportar a faixa adicional da duplicação e, no caso de pontes com histórico de alagamento, o estudo hidrológico do projeto deverá apontar a solução.

    Confira os anexos do edital publicado em 30/11/2019 e atas

    Confira a Ata da Comissão de Licitação sobre a abertura dos envelopes em 3/12/2019

    Data para abertura - Propostas de preço

    O projeto de engenharia deverá conter estudos de tráfego, estudos geológicos, estudos de segurança de trânsito, estudos hidrológicos e hidráulicos, estudos topográficos, estudos geotécnicos, estudo de estabilidade de taludes, estudo de interferências, avaliação funcional e estrutural do pavimento, projeto geométrico, projeto de interseções, retornos e acessos, projeto de terraplenagem, projeto de drenagem e OAC.

    São obrigatórios também o projeto de obras de arte especiais, projeto de restauração do pavimento existente e implantação de novos pavimentos, projeto de fundações de aterros e de OAE, projeto de sinalização, projeto de paisagismo, projeto de obras complementares, projeto de estabilização de taludes, plano de controle ambiental, inventário florestal, projeto de desapropriação e cadastro socioeconômico, plano de execução da obra e orçamento.

    Contorno Norte

    Obra aguardada há mais de 20 anos. De extrema importância para o desenvolvimento industrial da região Norte do estado, desafogaria o fluxo de veículos, principalmente das áreas urbanas. Com a demora na viabilização, o traçado inicial ficou defasado e foi preciso elaborar um novo projeto com 32 km em pista dupla. Dividido em três trechos, o projeto ficou sob responsabilidade da concessionária Econorte.

    A comissão articulou junto à Econorte e ao DER um cronograma de entrega dos projetos que foram apresentados durante as reuniões, em primeira mão, para mostrar como ficará cada trecho.

    • Até dezembro de 2017 foram entregues os projetos dos três trechos da obra.
    • Trecho 1 vai da interseção da PR-862 até a entrada da PR-545, com 10,7 quilômetros.
    • Trecho 2, com 8,5 quilômetros, vai da PR-545 ao entroncamento da PR-445.
    • Trecho 3, maior trecho, com 13 quilômetros, vai da PR-445 até a entrada da BR-369, em Cambé.

    Com os projetos concluídos, a Comissão atuou para conseguir recursos para a obra estimada em R$ 450 milhões, na época. Ações na justiça travaram os desdobramentos e a Comissão solicitou ao Governo e à PGE para que conste nos acordos judiciais que seja executado o novo traçado.

    Com as ações se arrastando na justiça, o Governo do Paraná incluiu o Contorno Norte na próxima concessão de rodovias. A obra está inserida no Lote 4 do novo modelo de concessão, que foi elaborado pelo Ministério da Infraestrutura.

    Ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina

    Em 7/4/2021, o Aeroporto de Londrina, que faz parte do Bloco Sul (composto pelos aeroportos de Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Navegantes/SC, Joinville/SC, Bacacheri/PR, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS), foi arrematado pela Companhia de Participações em Concessões por R$ 2,1 bilhões, com ágio de 1.534,36% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 130,2 milhões.

    A Companhia de Participações em Concessões também foi a vencedora do Bloco Central formado pelos aeroportos de Goiânia/GO, São Luís/MA, Teresina/PI, Palmas/TO, Petrolina/PE e Imperatriz/MA,, com ágio de 9.156,01% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 8,1 milhão. O bloco de 6 aeroportos foi arrematado por R$ 754 milhões.

    Os 22 aeroportos (incluindo os 7 do Bloco Norte) serão concedidos à iniciativa privada por um período de 30 anos. Em condições normais de demanda e oferta, os aeroportos processam, juntos, cerca de 11% do total do tráfego de passageiros, o equivalente a 24 milhões de passageiros por ano (dados de 2019). Até a 5ª rodada, 67% de todo o tráfego nacional já haviam sido concedidos à operação privada.

    Os próximos passos até a assinatura de contrato incluem análise de documentos, prazo para interposição de recurso e comprovação de atendimento das normas previstas em edital.

    Antes do anúncio do Aeroporto de Londrina na 6ª rodada de concessão, durante as reuniões em 2017 e 2018, a Comissão contou com a participação da Infraero nos encontros mensais para atualização do projeto e com a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) para obter informações sobre o andamento das desapropriações dos imóveis no entorno do Aeroporto.

    O projeto de melhorias do Aeroporto Governador José Richa prevê ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros, a construção de uma nova posta de taxiamento paralela à pista principal e instalação de instrumentos de auxílio à navegação.

    A licitação das obras dependia da conclusão do projeto de engenharia que começou a ser executado no final de 2017 e concluído em 2018. A empresa responsável foi contratada por R$ 2,8 milhões.

    Passarelas da PR-445

    Concluídas. O governo disponibilizou R$ 2,39 milhões. A proposta vencedora foi de R$ 1,88 pela empresa CRC Engenharia, de Joinville.

    As passarelas foram construídas em três pontos do trecho urbano da PR 445. Em Cambé a estrutura foi montada em frente ao supermercado Tonhão. As passarelas do Km 70 (na altura do Iapar e Km 69 (Jd. Acapulco) sofreram alterações de projeto por conta de adaptações locais dos terrenos e demoraram mais tempo para ficarem prontas. Os pontos de instalação das passarelas foram decididos após um estudo do DER que levou em conta os locais com grande trafego de pedestres. O objetivo é dar mais segurança e reduzir o número de acidentes.

    Recuperação das marginais da PR-445

    A contratação da empresa para executar a revitalização dos 13 km de marginais e ruas de acesso a PR 445 em Londrina e Cambé atrasou em função de questionamentos na justiça por parte das outras empresas que participaram da licitação. A ação judicial travou o processo de contratação e houve atraso no início da obra.

    A revitalização é importante porque durante a duplicação da PR-445 o trânsito foi desviado e houve desgaste nas marginais. Haverá recape asfáltico, reperfilagem, reparos, melhoria do sistema de drenagem, revitalização da sinalização e faixas elevadas. De acordo com informações do DER/Londrina, o contrato só foi assinado cerca de um ano depois, em março de 2019. A empresa vencedora foi a GAISSLER MOREIRA ENGENHARIA CIVIL EIRELI.

    Viaduto Angelina Vezozzo/Grêmio (Londrina)

    A autorização para licitar a construção do viaduto Angelina Vezozzo na BR-369 foi dada no dia 29 de junho de 2018, em Londrina.

    A construção do viaduto sobre a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, importante via de Londrina, tem investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Será feita uma travessia em desnível na BR-369 no Km 147. A extensão é de 378 metros. O projeto foi doado pela concessionária Econorte ao DER/PR.

    Em 2019, durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Junior afirmou que a obra recebeu autorização para licitação. O projeto ficou em análise no DER, em Curitiba, após a mudança de governo. O DER decidiu rever os projetos e orçamentos que estavam prontos para licitação. Após a análise, solicitou alterações técnicas nos dois projetos para o lançamento da licitação./p>

    Há questionamentos sobre o local onde o projeto foi projetado para execução da obra. Esses questionamentos precisam ser sanados para o próximo passo.

     

    Trincheira Bratislava (BR-369)

    A ordem de serviço foi assinada em 24 de setembro de 2020, em Cambé. A obra na interseção em desnível (trincheira) da Avenida Brasilia com a Bratislava, está localizada no km 163 da BR-369, em Cambé. Uma obra que vai salvar vidas, ao reduzir os acidentes, diminuir os congestionamentos em horários de pico, e contribuir para o desenvolvimento de Cambé, Londrina e Rolândia.

    A autorização para licitar a construção do viaduto vem de longa data: inicialmente foi dada em junho de 2018, em Londrina, durante reunião da Comissão de Infraestrutura. O projeto foi doado pela concessionária Econorte ao DER/PR. O projeto ficou em análise no DER, em Curitiba, após a mudança de governo. O DER solicitou alterações técnicas para abrir o edital.

    Em 2019, durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Junior anunciou que a obra seria licitada. Afirmou também que o governo fará o Viaduto da PUC, em Londrina

    A licitação da trincheira Bratislava foi lançada no dia 24/06/2020, na modalidade RDCi, em que dois serviços são contratados em uma licitação - projeto e construção - eliminando uma licitação. Esse modelo foi utilizado para as obras da Copa, mas é a primeira vez que o Governo do Paraná lança edital nessa modalidade.

    O investimento é de R$ 18 milhões e o prazo, a partir da assinatura do contrato com a vencedora e ordem de serviço, será de um ano e meio. A abertura das propostas foi dia 23 de julho, licitação online pelo site do Banco do Brasil. 9 empresas participaram. A 1ª arrematante ofereceu lance de R$ 13.559.000,00, aproximadamente 25% menor que o valor previsto no edital. Somente depois da análise da documentação, a empresa poderá ser declarada vencedora .

    Em 6/8/2020, a Comissão de Licitação do DER informou que a primeira arrematante foi inabilitada. A Comissão apontou os seguintes motivos para a desqualificação: falta do atestado de muro de contenção ou serviço equivalente para capacidade técnica operacional da executora da obra e a proposta técnica com informações conflitantes sobre a contenção a ser executada e sem demonstração da adequação ao preço proposto. A segunda colocada foi chamada para apresentar os documentos.

    Formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos, o consórcio foi o segundo colocado no certame com o lance de R$ 13.560.000,00. O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por 3 empresas, foi declarado vencedor da licitação para construção da Trincheira Bratislava, na BR-369, em Cambé, pela Comissão de Licitação do DER em 11/8/2020. O Consórcio terá um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para execução da obra – no valor de R$ 13.560.000,00.

    Em 18/8/2020, a primeira arrematante entrou com recurso questionando a desclassificação. Em 4/9/2020 o DER publicou o resultado do julgamento do recurso. O órgão decidiu não acatar o recurso, mantendo a decisão que declarou vencedor o CONSÓRCIO CAMBÉ OAE BRATISLAVA formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos.

    Anexo Edital 48156 136714
    Anexo Edital 48156 136711
    Anexo Edital 48156 136708