Estão aceleradas as obras do novo Pronto-Atendimento Municipal em Bela Vista do Paraíso, com investimento de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado. Os recursos foram liberados por articulação do deputado estadual Tiago Amaral (PSD). O município, sob a gestão do prefeito Fabrício Pastore, o Jacaré, entra com quase R$ 300 mil.
E antes mesmo que a obra esteja pronta, Bela Vista já garantiu também uma unidade de partos, que está em fase de projeto na Secretaria Estadual de Saúde, para a construção começar em janeiro de 2024. É mais uma conquista do deputado Tiago Amaral, em parceria com o prefeito Jacaré, o secretário Beto Preto e o governador Ratinho Junior.
Prefeito Jacaré e deputado Tiago Amaral: trabalho em parceria por Bela Vista do Paraíso já garantiu muitas conquistas e avanços em benefício da população.
União de forças para melhorar a saúde
A unidade de partos virá numa ampliação do novo Pronto-Atendimento de Bela Vista do Paraíso, que está sendo erguido num terreno na entrada da cidade, com fácil acesso para toda a população. A previsão é que o PAM fique pronto em fevereiro de 2024.
O deputado Tiago Amaral explica que será um avanço enorme para a cidade. Bela Vista hoje tem um pronto-atendimento em condições precárias, instalado num prédio particular, que é alugado e está muito deteriorado, sem possibilidade de reforma pelo poder público.
Quando assumiu a administração de Bela Vista do Paraíso, em 2021, o prefeito Jacaré tomou pé da situação e correu atrás do governador Ratinho Junior, com o apoio do deputado Tiago Amaral, pedindo a solução. Quem também ajudou foi o senador de Mato Grosso e hoje ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que é nascido em Bela Vista do Paraíso. Assim, já em 2022, ficou tudo certo para fazer o centro médico na cidade, começando pela construção do Pronto-Atendimento. “Nós temos pressa, porque o hospital aqui está numa situação muito difícil. Já com a primeira fase, será muito importante para melhorar a qualidade do atendimento de saúde para a população”, diz o prefeito Jacaré.
Como será a estrutura do Pronto-Atendimento Municipal
O PAM de Bela Vista do Paraíso vai reforçar os atendimentos de média complexidade e ampliar a oferta de serviços de urgência e emergência. É a saúde mais perto da população, para promover a qualidade de vida da comunidade bela-vistense.
A secretária municipal de Saúde, Carla Brandão, explica como será a estrutura: “Vamos ter três leitos de emergência. Serão dois para adultos e um para crianças. Também teremos sete leitos de observação e quatro cadeiras para administração de medicamentos, além de três consultórios, sala de procedimentos e equipamentos de raio-X e ultrassonografia”.
O PAM terá capacidade para 2.100 atendimentos por mês. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Márcio Teixeira, é o suficiente para atender à demanda do município, que hoje tem 14.833 habitantes, conforme o novo Censo, divulgado pelo IBGE no fim de junho.

Futuro hospital
Outra boa notícia é que a Secretaria Estadual de Saúde já garantiu todos os equipamentos necessários para o pleno funcionamento da nova unidade. “O Governo do Estado vai comprar tudo novinho em folha, para a população usufruir”, afirma Tiago Amaral.
E vem mais por aí. Depois que o pronto-atendimento e a ala para partos estiverem prontos, a terceira etapa prevê uma nova ampliação, que vai transformar toda a estrutura num hospital, realizando um antigo sonho do povo de Bela Vista do Paraíso.
“Nosso sonho sempre foi ter um hospital próprio e agora ele se torna realidade. O deputado Tiago Amaral acompanhou o nosso empenho e se esforçou para realizar esta conquista junto ao Governo do Estado”, reconhece Jacaré, prefeito do município.