Anúncio foi feito pelo deputado Tiago Amaral durante encontro em Curitiba
O Encontro Estadual de Prefeitos, Secretários Municipais de Segurança e Guardas Municipais, foi considerado um dia histórico, de reconhecimento do grande serviço prestado pelas corporações dos municípios para a segurança pública da população paranaense.
Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, com o apoio do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), o evento reuniu mais de 300 pessoas nesta segunda-feira (24/7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram representantes das 37 guardas municipais do Paraná, que constituíram o CONGECEP (Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal), com a eleição da primeira diretoria. Eles também debateram uma proposta para obter mais recursos financeiros, materiais e humanos.
Representatividade e união
O deputado Tiago Amaral, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, fez o anúncio oficial de que as guardas municipais passarão a ter uma cadeira como membro efetivo do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Paraná (Consesp). “Eu fico muito honrado, muito feliz e satisfeito. Nosso foco é a expansão e ainda mais a melhoria da representação das guardas nos debates sobre a segurança pública”.
Sergio Onofre, prefeito de Arapongas, presidente da Amepar e presidente em exercício da AMP, mencionou a experiência na sua cidade: “Em Arapongas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão juntas quando uma blitz vai ser feita. E para quê? Para dar volume, para se somar, para ter mais conhecimento. Ou seja, nós temos que nos unir em favor das famílias paranaenses”.

Polícia de proximidade
Já o secretário municipal de Defesa Social de Londrina, Pedro Ramos, destacou a importância do trabalho das guardas municipais: “Em Londrina, só no primeiro semestre deste ano, a Guarda atendeu 10 mil chamados da população. Ao mesmo tempo, foram 11 mil autuações no trânsito e 700 veículos irregulares recolhidos”.
A luta não é fácil, segundo o inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, o que ressalta a necessidade de união: “Nós, como operadores de segurança pública, entendemos que a integração com as polícias é fundamental. A Guarda Municipal é a polícia de proximidade. Nesse sentido, cada um de nós, guardas municipais, faz a diferença dentro da nossa cidade”.
Luiz Vecchi, presidente da Fenaguardas (Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais), concorda: “É no município que a gente nasce, cresce, estuda e vive. E essa polícia de proximidade está à disposição para que a gente possa trabalhar de maneira mais efetiva pela população paranaense”.
Avanços e reconhecimento
O governador em exercício, Darci Piana, acredita que, a partir do encontro, será possível avançar: “Assim que o governador Ratinho Junior voltar de viagem, vamos ter uma conversa com ele a respeito do que está acontecendo aqui hoje. A gente vai conseguir certamente conciliar os interesses de todos, para o bem do nosso povo do Paraná”.
Para o deputado estadual Tiago Amaral, o reconhecimento a todos é fundamental: “Parabéns às guardas municipais do Paraná pelo trabalho que exercem. Mas, acima de tudo, parabéns a todos os homens e a todas as mulheres da segurança pública do Paraná, que, independentemente da força a que pertencem, fazem a diferença no dia a dia de cada paranaense”.

Também estiveram presentes:
- Márcia Huçulak (PSD), deputada estadual
- Cloara Pinheiro (PSD), deputada estadual
- Tito Barichello (UB), deputado estadual
- Paulo Gomes (PP), deputado estadual
- João Carlos Ortega, secretário estadual da Casa Civil
- Eduardo Pimental, secretário estadual das Cidades
- Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu
- Maurício Rivabem, prefeito de Campo Largo
- Beto Luniti, prefeito de Toledo e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná
- Luis Antonio Biscaia, prefeito de Mandirituba
- Mauro Bobato, vereador de Curitiba
- Coronel Fernando Klemps, representando o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira
- Luiz Rodrigo Grochocki, diretor-geral da Polícia Científica do Paraná
- Junior Weiller, superintendente da Casa Civil
- Péricles de Matos, secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba
- Paulo Sérgio Argati, secretário de Segurança e Trânsito de Arapongas
O Congecep ficou composto assim:
- Presidente: Ivan Quartaroli / Secretário de Segurança de Maringá
- 1° vice-presidente: Pedro Ramos / Secretário de Defesa Social de Londrina
- 2° vice-presidente: Marcos Leitão / Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo
- 1° secretário: Carlos Celso dos Santos Junior / Superintendente da Guarda Municipal de Curitiba
- 2° secretário: Leônidas Martins Júnior / Comandante da Guarda Municipal de Paranaguá
- 1° tesoureiro: Paulo Sérgio Argati, Secretário de Segurança e Trânsito de Arapongas
- 2° tesoureiro: Christian Guilherme Goldoni / Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo