Eleição de diretoria foi durante encontro em Curitiba
O Encontro Estadual de Prefeitos, Secretários Municipais de Segurança e Guardas Municipais, foi considerado um dia histórico, de reconhecimento do grande serviço prestado pelas corporações dos municípios para a segurança pública da população paranaense.
Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, com o apoio do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), o evento reuniu mais de 300 pessoas na segunda-feira (24/7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram representantes das 37 guardas municipais do Paraná, que constituíram o CONGECEP (Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal), com a eleição da primeira diretoria.
“Uma das pautas que vamos trabalhar é apoio logístico e financeiro, já que a União repassa recursos para os estados investirem em segurança pública. Os guardas precisam de viaturas, coletes, treinamento. E fica caro para o município sustentar sem apoio”, explica o presidente do CONGECEP, Ivan Quartaroli, que é secretário de Segurança de Maringá. Segundo ele, custo que é mais sentido pelos municípios menores.
Também estão nas prioridades a disponibilização de dados das Policias Militar e Civil e suporte jurídico robusto, já que várias decisões que impactam na atuação das guardas estão sendo tomadas no STF. O Supremo Tribunal Federal vai decidir em agosto se as guardas municipais podem ser consideradas órgãos integrantes da segurança pública.
Representatividade e união
Durante o encontro, o deputado Tiago Amaral, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, fez o anúncio oficial de que as guardas municipais passarão a ter uma cadeira como membro efetivo do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Paraná (Consesp). “Eu fico muito honrado, muito feliz e satisfeito. Nosso foco é a expansão e a melhoria da representação das guardas nos debates sobre a segurança pública”, diz Tiago Amaral.
Sergio Onofre, prefeito de Arapongas, presidente da Amepar e presidente em exercício da AMP, compartilhou a experiência da sua cidade: “Em Arapongas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão juntas quando uma blitz vai ser feita. E para quê? Para dar volume, para se somar, para ter mais conhecimento. Ou seja, nós temos que nos unir em favor das famílias paranaenses”.

Uma nova realidade na segurança pública
O número de municípios que investem na criação e estruturação de guardas municipais tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, existem 37 guardas no Paraná. Outras cidades se mobilizam para criar suas próprias corporações, como Mandaguaçu, Pitangueiras, Almirante Tamandaré, Sengés e Telêmaco Borba.
Em Lobato, na região Noroeste, com quase cinco mil habitantes, a prefeitura criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e aprovou com os vereadores a criação da Guarda Municipal, com implantação prevista para breve. O prefeito Fábio Chicaroli destaca: “A Guarda vai ajudar e também ampliar o trabalho da Polícia Militar. Trabalhando em parceria, nós vamos diminuir a criminalidade, que, nos tempos de hoje, se deslocou dos grandes centros para as pequenas cidades”.
Avanços e reconhecimento
O governador em exercício, Darci Piana, acredita que, a partir do encontro, será possível avançar: “Assim que o governador Ratinho Junior voltar de viagem, vamos ter uma conversa com ele a respeito do que está acontecendo aqui hoje. A gente vai conseguir conciliar os interesses de todos, para o bem do nosso povo do Paraná”.
Para o deputado estadual Tiago Amaral, o reconhecimento a todos é fundamental: “Parabéns às guardas municipais do Paraná pelo trabalho que exercem. Mas, acima de tudo, parabéns a todos os homens e a todas as mulheres da segurança pública do Paraná, que, independentemente da força a que pertencem, fazem a diferença no dia a dia de cada paranaense”.
Composição da Diretoria do CONGECEP:
- Presidente: Ivan Quartaroli / Secretário de Segurança de Maringá
- 1° vice-presidente: Pedro Ramos / Secretário de Defesa Social de Londrina
- 2° vice-presidente: Marcos Leitão / Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo
- 1° secretário: Carlos Celso dos Santos Junior / Superintendente da Guarda Municipal de Curitiba
- 2° secretário: Leônidas Martins Júnior / Comandante da Guarda Municipal de Paranaguá
- 1° tesoureiro: Paulo Sérgio Argati, Secretário de Segurança e Trânsito de Arapongas
- 2° tesoureiro: Christian Guilherme Goldoni / Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo