Plano de governo tem propostas que priorizam o futuro das crianças e o reconhecimento aos profissionais da Educação de Londrina
O candidato à Prefeitura pela coligação “A Londrina Que Queremos” (PSD/PL/União/PRD/Agir/Avante), Tiago Amaral, tem propostas concretas para melhorar a Educação em Londrina. Hoje, há grandes desafios na Educação municipal: apesar de ter um orçamento maior do que 7 anos atrás, os resultados não refletem esse aumento. Tiago Amaral propõe ações concretas para melhorar o ensino, ampliar o acesso às creches e valorizar os professores, tudo com foco em resultados para os alunos.
Investimentos não acompanharam os resultados
Nos últimos 7 anos, o orçamento da Educação de Londrina passou de R$ 358,8 milhões para R$ 815,5 milhões, um aumento de 127%. No entanto, a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) teve um aumento muito pequeno, passando de 6,8 para 6,9.
Tiago critica essa disparidade: “A atual gestão é igual àquele carro que gasta muita gasolina, mas anda devagar”. De acordo com ele, isso significa que o dinheiro não está sendo bem aproveitado e que é necessário focar em ações efetivas para melhorar a aplicação dos recursos.
Zerar a fila das creches é prioridade
Um dos maiores problemas enfrentados pela cidade é a falta de vagas em creches. Segundo a Defensoria Pública do Paraná, mais de 3.100 crianças estão sem vaga, o que causa grandes dificuldades para as famílias. Para se ter uma ideia, em 2020, a atual gestão dizia que o problema seria resolvido com a criação de 1.250 vagas, mas, além de não ter zerado, a fila dobrou de tamanho.
“Meu compromisso é zerar a fila das creches o mais rápido possível, contratando imediatamente vagas na rede particular e apoiando as creches filantrópicas, priorizando as regiões mais necessitadas”, afirma Tiago Amaral.
Apoio à Educação Especial e volta das bibliotecas nas escolas
Tiago também vai melhorar o atendimento às crianças com necessidades especiais, garantindo que elas recebam apoio especializado. “A Educação Especial terá mais apoio, com equipes multidisciplinares para atender as crianças que mais precisam”, explica. As equipes incluirão médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores e o apoio do Ministério Público, para orientar os pais e direcionar de forma adequada, conforme o diagnóstico, as crianças que precisem de cuidados especiais.
Outro ponto forte do plano de Tiago Amaral é a reabertura das bibliotecas nas escolas, que foram fechadas pela atual gestão. “A biblioteca é um espaço fundamental para o desenvolvimento das crianças, já que incentiva a leitura, amplia o conhecimento e estimula a criatividade”, afirma o candidato.

Ampliação do tempo integral
Entre as propostas para a Educação de Londrina, Tiago Amaral propõe ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas municipais, por meio de contraturno ou ensino em tempo integral, para uma formação mais completa, que inclua habilidades cognitivas e motoras.
Para isso, Tiago planeja parcerias com o Governo do Estado para utilizar espaços ociosos de prédios públicos, bem como buscar verbas federais do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação.
Ao longo do mandato, diagnósticos nas escolas vão identificar as necessidades de mudanças estruturais e contratação de novos servidores.
Tiago ressalta que o Colégio da Polícia Militar, que ele trouxe para Londrina em 2018, é um exemplo do benefício das atividades em tempo integral, tanto que já tem o melhor IDEB do Ensino Fundamental no Paraná. “Os alunos do CPM têm a possibilidade de ficar o dia todo na escola, aprofundando os estudos e, da mesma forma, aprendendo com disciplina e respeito aos pais e professores, longe das drogas”, pontua o candidato, que é líder em todas as pesquisas de intenção de voto.
Valorização dos professores e servidores
Tiago Amaral sabe que qualquer plano de governo só terá sucesso se cuidar também da valorização e do diálogo com professores e servidores. “A gente sabe que, hoje, quem trabalha na Educação municipal muitas vezes é tratado com descaso, cara feia e ouvimos até relatos de assédio moral. Isso vai acabar”, assegura o candidato.
Em seu plano, Tiago propõe melhores condições de trabalho, com atenção à carga horária, planejamento, capacitação e apoio psicológico aos professores. “Vou cuidar de quem cuida das nossas crianças, porque uma Educação de qualidade começa com quem está na linha de frente”, garante.
Com essas propostas, Tiago Amaral vai garantir uma Educação de qualidade em Londrina, priorizando acima de tudo o que mais importa: o futuro das crianças e o reconhecimento aos profissionais da Educação.