Search
Close this search box.

Entidades de Londrina pedem que novo governo priorize obras de logística

Matéria publicada na Folha de Londrina 

A Comissão de Infraestrutura da região de Londrina pretende entregar um documento ao governador eleito Ratinho Júnior (PSD) com a listagem das cinco obras prioritárias para o desenvolvimento da região e informações sobre o acompanhamento realizado pela comissão.

Ainda não foi definida a data para a reunião com o governador eleito, mas de acordo com o presidente da Acil (Associação Comercial e Empresarial de Londrina), Cláudio Tedeschi, deve ser nas próximas semanas. “Tenho conversado com o governador [Ratinho Júnior] por telefone e ele está disposto a marcar essa reunião. A ideia é detalhar para ele um por um dos projetos. Ele disse que vê com bons olhos pautarmos o governo”, afirmou Tedeschi.

O presidente da Acil enfatizou que as obras são reivindicações antigas na área de logística e transversais para toda a economia. “Vamos continuar fazendo pressão, pois deu resultado. Havia coisas paradas há 20 anos”, enfatizou. Foram elencados como prioridades o Contorno Norte; viaduto da Bratislava em Cambé; viaduto na avenida Angelina Ricci Vezozzo; duplicação da PR-445 nos trechos do Distrito de Irerê, em Londrina, e Mauá da Serra; e a ampliação do Aeroporto Governador José Richa. A comissão faz o acompanhamento do andamento das demandas.

A comissão de infraestrutura é formada por representantes da Assembleia Legislativa, da Acil, da SRP (Sociedade Rural do Paraná), do Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sindimetal, Sinduscon Norte, AML (Associação Médica de Londrina) e pelo Grupo FOLHA.

O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) afirmou que a expectativa é que o governo eleito inclua as prioridades nos investimentos na área de infraestrutura. A preocupação da comissão é com duplicação da PR-445. Ainda não existe projeto para a obra. “O Ratinho (Júnior) já falou que vai observar primeiro os que já tem projeto pronto. A nossa preocupação é ficarmos no fim da fila”, ressaltou o parlamentar.
O deputado espera que a governadora Cida Borghetti (PP) libere a licitação do projeto antes do fim do mandato. “Com a licitação feita já daria uma segurança maior”, afirmou.

O DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná) informou por e-mail que “está no planejamento do órgão para 2019 contratar o projeto de duplicação para o trecho entre o Distrito de Irerê até Mauá da Serra. Após essa etapa, o DER-PR irá verificar a adequada divisão em lotes para possibilitar a licitação da obra.”

O órgão também informou que a licitação para construção dos dois viadutos na BR-369 estão em elaboração. A liberação para realização do processo licitatório foi anunciado pela governadora, em julho, na Acil. A demora na licitação foi questionada na reunião da comissão, realizada na última segunda-feira (12). “Cobramos de forma firme. Passaram quatro meses daquele anúncio e não ainda não foi oficialmente licitado. Nos informaram que o atraso foi por mudança da fonte recursal, que agora será por financiamento do Banco do Brasil”, informou Amaral.

AEROPORTO 
Durante reunião da comissão o superintendente da Infraero, Ademir Gauto, informou que até o final de novembro estará pronto o projeto de ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina, com detalhamento da engenharia, valores, prazos e o plano de execução de cada etapa.”Dessa forma, o projeto poderá ser licitado e executado por etapas. Se não houver verba para tudo, as obras podem começar pela ampliação da pista. Outro ponto importante é que o projeto de ampliação está sendo acompanhado por uma equipe da Infraero. Quando ele estiver concluído, também já estará aprovado pela Infraero, evitando que a empresa tenha que refazer e atrase o andamento do processo”, explicou Amaral.

Aline Machado Parodi
Reportagem Local

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!