9/1/2020
A Coordenação de Licitações do DER divulgou nesta quinta-feira (dia 9) a data para abertura das propostas de preço das empresas interessadas na elaboração do projeto executivo de engenharia para duplicação e restauração da PR-445 de Irerê a Mauá da Serra, com extensão de 50 km. Será na sexta-feira da semana que vem (dia 17), às 10h, na sede do DER/PR. O projeto de engenharia está estimado em R$ 5,6 milhões.
As quatro empresas que apresentaram as propostas técnicas receberam notas da Comissão de Licitações sobre experiência prévia da empresa, qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto e plano de trabalho. De acordo com a Comissão, as notas foram enviadas às empresas e serão divulgadas após a abertura dos envelopes com a proposta de preço.
As empresas e consórcios são duas brasileiras (Engefoto e Consórcio Prodec Unidec) e duas portuguesas (Consórcio Viaponte Concresolo e Consórcio Cobba Engevix).
O financiamento é pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e segue as regras da instituição. Nesta primeira fase, a Comissão de Licitações recebeu a “não objeção” do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que em relação ao relatório de análise das propostas e notas.
OBRA – O projeto será dividido em dois subtrechos e deverá ser executado por uma única empresa. O subtrecho 1, que vai da entrada da BR-376 de acesso a Mauá da Serra à entrada de acesso à Lerroville, com extensão de 26,8 km; e o subtrecho 2, que começa após o acesso à Lerroville ao início da duplicação (km 50), e extensão de 22,9 km.
O projeto de engenharia deverá conter estudos de tráfego, estudos geológicos, estudos de segurança de trânsito, estudos hidrológicos e hidráulicos, estudos topográficos, estudos geotécnicos, estudo de estabilidade de taludes, estudo de interferências, avaliação funcional e estrutural do pavimento, projeto geométrico, projeto de interseções, retornos e acessos, projeto de terraplenagem, projeto de drenagem e OAC.
São obrigatários também o projeto de obras de arte especiais, projeto de restauração do pavimento existente e implantação de novos pavimentos, projeto de fundações de aterros e de OAE, projeto de sinalização, projeto de paisagismo, projeto de obras complementares, projeto de estabilização de taludes, plano de controle ambiental, inventário florestal, projeto de desapropriação e cadastro socioeconômico, plano de execução da obra e orçamento.
PRAZOS – Depois da análise das propostas de preço, o relatório será encaminhado ao BID. Após a aprovação do resultado final pelo banco, o DER/PR anunciará a empresa vencedora. A previsão é concluir a licitação em fevereiro.
EM ANDAMENTO – A duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, está em andamento, em uma extensão de 15,28 quilômetros. O investimento é de R$ 93,6 milhões, com previsão de término em outubro deste ano.
Comissão de Infraestrutura
Criada em julho de 2017, a comissão reúne entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de definir as obras prioritárias para Londrina e região, assim como cobrar e acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte. Por meio do trabalho da comissão foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional que está em andamento; a conclusão do novo traçado do projeto do Contorno Norte (em 3 etapas), e as três passarelas na PR 445, em Cambé e Londrina. A Comissão atua também para viabilizar as obras dos viadutos Bratislava, em Cambé, e Grêmio (na Angelina Ricci Vezozzo), em Londrina.
Atualmente integram a comissão deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão.
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