Os municípios de Miraselva e Centenário do Sul, serão beneficiados com a manutenção de duas pontes que ligam as cidades. As obras, que já estão em processo de licitação, têm como objetivo principal melhorar a segurança dos motoristas que trafegam pela região.
Uma das pontes é sobre o Rio Centenário, na PR-534. Essa obra é uma solicitação antiga da população, e já foi registrada um pedido de alargamento feito pelo deputado estadual Tiago Amaral em 2019. A outra ponte que receberá as obras de manutenção é a ponte sobre o Córrego Alto, também na PR-534. As pontes são estreitas e só passa um carro por vez. O alargamento é necessário para dar mais segurança.
Segundo o prefeito de Miraselva, Roxinho, o trajeto é bem conhecido pelos moradores de Miraselva e dos municípios próximos, como Cafeara, Centenário do Sul e Lupionópolis. “É o caminho até a cidade de Londrina, por ali vão muitos estudantes de faculdade e pessoas indo para atendimentos médicos, inclusive ônibus e caminhões que passam pela ponte”, afirma o prefeito Roxinho.
O prefeito de Centenário do Sul, Júnior Tavian, conta que a obra de alargamento vai salvar vidas. “Essa já é uma estrada muito estreita com um alto fluxo de veículos, as pontes hoje parecem pontes de estrada rural, e por ali passam caminhões, o alargamento vai prevenir muitos acidentes, como os que infelizmente já aconteceram”.
Os vereadores de Centenário do Sul, Noel e Celso Delani, apresentaram ao deputado estadual Tiago Amaral a necessidade dessa obra. “É uma obra de grande interesse para a população, quem vem de encontra com as necessidades da nossa cidade”, afirma o vereador Noel.
“Sem palavras para agradecer o deputado estadual Tiago Amaral e o governador Ratinho Júnior pela liberação desta obra esperada há quase 40 anos pela população de Centenário do Sul e municípios da região”, comemora o vereador Celso Delani.
O manutenção das duas pontes que ligam Miraselva e Centenário do Sul fazem parte de um pacote de obras do Governo do Estado, pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A licitação está em andamento e a abertura de envelopes com documentos de habilitação será no dia 1º de março.
Serão 24 municípios beneficiados: Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Borrazópolis, Centenário do Sul, Cruzmaltina, Florestópolis, Grandes Rios, Ivaiporã, Jaguapitã, Kaloré, Miraselva, Ortigueira, Pitangueiras, Porecatu, Primeiro de Maio, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sertaneja, Telêmaco Borba e Uraí.
Estão previstos reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, além de nova pintura, entre outros serviços.