Search
Close this search box.

APL de TI reivindica extensão de benefício fiscal

Matéria publicada na Folha de Londrina 

Demanda antiga do APL (Arranjo Produtivo Local) de TI (Tecnologia da Informação) de Londrina é que a região Norte do Estado também tenha tratamento tributário diferenciado em relação ao ICMS para a importação de produtos de hardware. Atualmente, apenas algumas cidades do Estado são beneficiadas com o tratamento. Segundo explica Amaral, uma lei de benefício fiscal com fins de incentivo tecnológico dá diferimento total do imposto na entrada do produto e crédito presumido de 80% na sua saída. “O que vislumbramos é que não só a cidade de Londrina, quanto outras cidades, tenham o mesmo poder de competitividade que a cidade de Pato Branco”, afirma Roberto Nishimura, presidente da APL de TI de Londrina. Pato Branco é uma das cidades que têm benefício fiscal.

 

Nishimura diz estar articulando com APLs de outras regiões do Estado para essa reivindicação – Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Para ele, isso irá tornar as empresas já estabelecidas na região mais competitivas e favorecer a instalação de mais companhias de TI em Londrina. “Isso permite ter um produto mais competitivo. Na parte de hardware, não há produção local, então é difícil competir. Os produtos vêm da China.”

O presidente da Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa, deputado Tiago Amaral, afirma que está em conversa com o Governo do Estado e com a Secretaria da Fazenda para que a lei atinja toda a região Norte do Paraná. “A ideia final é dar isonomia para igualar os benefícios ou retirar o benefício para todos os municípios.”(M.F.C.)

Mie Francine Chiba
Reportagem Local

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!