Graças a uma emenda parlamentar federal paga integralmente a administração do Hospital Cristo Rei, de Ibiporã, vai conseguir voltar a pagar o salário dos 188 funcionários em dia.
“A emenda de R$ 200 mil que veio do governo federal seria paga em cinco parcelas, mas, com a articulação do deputado Tiago Amaral, ela foi repassada de uma única vez, o que vai possibilitar a volta do pagamento do salário dos funcionários para o quinto dia útil”, explica Ralph Barbosa Souza Gonçalves, diretor financeiro. Os funcionários estavam recebendo com cerca de quinze dias de atraso. Além de deixar os salários em dia, o diretor financeiro explica que o hospital vai conseguir pagar o 13º nos meses de novembro e dezembro em vez de cinco parcelas.
O Cristo Rei atende vários pacientes de vários municípios da região, como Primeiro de Maio, Jataizinho, Assaí, Sertanópolis e Alvorada do Sul. Entre os meses de julho, agosto e setembro o Cristo Rei realizou 7.700 atendimentos no Pronto Socorro e 2.100 em internações.
Por meio da lei de subvenção aos hospitais (lei 154/16), o Hospital Cristo Rei foi beneficiado e todos os meses recebe recursos do governo do Estado para custeio dos serviços. Até o final deste ano, serão repassados R$ 3,6 milhões; o convênio pode ser prorrogado por mais dois anos.
A lei foi elaborada por Tiago depois de ouvir relatos de lideranças, que estavam preocupadas com a possível suspensão dos atendimentos por causa das dificuldades financeiras enfrentadas pelo hospital. A partir da aprovação da lei de subvenção, o hospital tem conseguido atender mais pacientes e realizar mais exames e cirurgias. Confira o depoimento dos diretores do Hospital Cristo Rei:
“A situação financeira do hospital antes da subvenção era precária. Corríamos o risco de fechar, pois estávamos com falta de materiais e medicamentos hospitalares e os honorários dos médicos plantonistas estavam atrasados. O que ocorria era que muitas vezes acolhíamos o paciente, mas por falta de medicamentos tínhamos que transferi-lo. Com a vinda da subvenção conseguimos nos organizar e com isso aumentamos nossos serviços médicos, tais como: mamografia, ultrassom e cirurgias. Também importante ressaltar que conseguimos voltar a pagar o vale-alimentação de nossos colaboradores pois não necessitamos mais retirar o dinheiro de outras fontes para a compra de materiais e medicamentos hospitalares”
Ralph Barbosa Souza Gonçalves, diretor Financeiro
Adriana Teófilo, diretora de Recursos Humanos
Anderson Mendes, supervisor de Enfermagem
Pâmela Maria Vaz Zemuner, assessora jurídica