A Associação de Produtores de Leite de Tamarana e Região recebeu nesta terça-feira (11), durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o título de utilidade pública concedido pelo governo do Paraná para a entidade. O secretário de Agricultura do município, Fernando Macedo, foi quem entregou o documento para o presidente da associação, Luciano Choucino.
A iniciativa, apresentada pelo deputado estadual Tiago Amaral na Assembleia Legislativa do estado, passou por votação na Casa e, após aprovada, transformou-se na lei 19.560/2018, publicada na edição 10.215 do Diário Oficial do Paraná.
Fundada há três anos, a Associação de Produtores de Leite de Tamarana e Região conta com 17 famílias associadas. Para o presidente do grupo, o documento irá abrir caminho para fomentar negócios no setor. “O título de utilidade pública representa um grande ganho para a associação, porque vai viabilizar parcerias para que a gente melhore a produção de leite e a própria qualidade genética dos animais”, afirmou Luciano Choucino.
E as oportunidades para correr atrás dessas melhorias, conforme o secretário de Agricultura, estão próximas. “Em outubro deste ano, vai ser aberto um novo edital do Pró-Rural, mantido pelo governo estadual, em que eles vão poder pedir a compra veículos e equipamentos agrícolas”, exemplificou Fernando Macedo.
De acordo com o secretário, há uma série de entidades de agricultores do município que também têm condições de buscar iniciativas semelhantes. “Tamarana possui mais de 18 associações de produtores rurais e a gente quer ajudá-las a colocar toda a documentação em ordem para que elas possam ter acesso aos programas dos governos estadual e federal”.
Novos servidores na Emater – Ainda durante a agenda do conselho, a coordenadora regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Marli Parra, comunicou que a unidade do órgão em Tamarana passará a contar com um veterinário, um engenheiro agrônomo, um assistente social e um técnico agrícola a partir de 1º de agosto. Os quatro novos profissionais foram chamados recentemente pelo governo do Paraná e irão reforçar o quadro de servidores da Emater no município.
Matéria publicada no site da prefeitura de Tamarana
matéria e foto Lucas Marcondes Araújo – Comunicação/PMT