Search
Close this search box.

Audiencia pública vai discutir duplicação da PR 445

Obra também foi tema da reunião da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura
A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da região de Londrina encerrou nesta sexta-feira, 8, os trabalhos de 2017. A quinta reunião do grupo, realizada na Sociedade Rural do Paraná, discutiu a duplicação da PR-445 até o distrito de Irerê, o Contorno Metropolitano Norte de Londrina e Cambé e as obras de melhoria na infraestrutura do Aeroporto Governador José Richa.

Criada em julho deste ano por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a comissão conta com a participação de órgãos dos governos estadual e municipal e representantes de entidades de classe.
Na última reunião do ano, o diretor de Operação do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) no Paraná, Paulo Montes Luz, anunciou a realização da audiência pública para apresentação da proposta do projeto de duplicação da PR-445, no próximo dia 21 de dezembro, às 14 horas, na sede do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), em Londrina.

Segundo ele, caso não haja questionamentos que demandem mudanças significativas no projeto elaborado pelo DER, o edital de licitação da obra poderá ser lançado ainda neste ano e a duplicação deve ser iniciada no ano que vem. “O Nelson (Leal Junior, diretor geral do DER no Paraná) pediu prioridade total a esse projeto. A ideia do governo é licitar a obra ainda em 2017”, ressaltou Luz.
A obra terá 15,28 quilômetros de extensão e prevê a duplicação de pontes, num custo estimado em torno R$ 200 milhões. Os recursos serão liberados pelo governo do Estado e a previsão de conclusão é de cerca de dois anos.
A duplicação da rodovia é uma reivindicação antiga da sociedade local em razão do alto índice de acidentes e foi definida como prioridade pela Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura. “A importância da comissão é que tem a definição clara de quais são as prioridades. A gente tem a sensação de que Londrina, ao longo dos anos, ficou esquecida em investimentos. A comissão tem a capacidade e o objetivo de congregar forças nas prioridades de Londrina e região”, explicou Tiago Amaral. “A comissão planejou 30 ações e dessas, 80% já foram executadas.”

CONTORNO NORTE
Além da duplicação da rodovia, a comissão discutiu as obras do Contorno Norte, uma demanda de mais de 20 anos, os projetos de infraestrutura para o Aeroporto Governador José Richa, que abrangem a ampliação da pista de pouso e decolagem, o remanejamento ou instalação de equipamentos para auxiliar a navegação aérea. “A obra do Contorno Norte é toda de pista dupla e os projetos foram entregues nos prazos combinados entre a comissão e a concessionária Econorte”, destacou Amaral.

Simoni Saris
Reportagem Local Folha de Londrina

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!