Deputado Tiago Amaral apresentou proposta: “visibilidade ao coração da nossa cidade”
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça (2/7) o projeto de lei 433/2024, que inclui no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado do Paraná o “Dia do Calçadão” de Londrina.
A proposta é do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ e pré-candidato a prefeito de Londrina. Para ele, “colocar o Dia do Calçadão no calendário estadual de eventos dá uma grande visibilidade a esse que é mais do que um ponto turístico, é também o coração de Londrina”.
O projeto prevê a comemoração anualmente, no terceiro sábado do mês de agosto. A inclusão no calendário oficial abre a possibilidade de ampliar a divulgação do evento e receber apoio do Estado, por meio de convênios e parcerias.
Segundo Calçadão do Brasil
Criado em 1977, o Calçadão de Londrina foi o segundo do Brasil, 6 anos depois de Curitiba ter implantado a primeira rua de pedestres do país.
O deputado estadual Tiago Amaral entende que o Calçadão de Londrina precisa, antes de mais nada, ser revitalizado. “Temos que trabalhar para ter de volta aquele movimento que tivemos nas décadas de 70, 80 e 90. Bares, restaurantes, mesas na calçada, pessoas circulando. Pensar em alternativas para ter o comércio aberto até mais tarde. As pessoas podendo sair do trabalho e ir passear no centro, fazer compras, se divertir”, propõe Tiago Amaral.
Espaço para as famílias
De acordo com Wilsonei Mattos, coordenador do Núcleo do Calçadão da Associação Comercial e Industrial de Londrina, “ter o Dia do Calçadão no calendário de eventos do Paraná é uma conquista muito grande, visto que o nosso Calçadão não é só de Londrina, mas de todos os paranaenses”.
Ele lembra que o Calçadão foi criado para que as crianças brinquem, os idosos caminhem e as famílias desfrutem do centro de Londrina: “Nós queremos, com o Dia do Calçadão, resgatar alguns desses valores, relembrar e viver momentos que o Calçadão sempre proporcionou para a nossa Londrina”.

Marco de revitalização da área central
A visibilidade proporcionada pelo projeto que Tiago Amaral apresentou na Alep vai ajudar no processo mais amplo de recuperar o centro da cidade. No entendimento do diretor institucional da ACIL e coordenador do Núcleo Novo Centro, Gerson Guariente, “o Calçadão representa hoje, iconicamente, o marco de revitalização da área central. Ele representa a memória afetiva do passado, mas também a grande área de vivência social que a sociedade projeta para o futuro. É o marco da recuperação da significância econômica, social e cultural de toda área central”.
É a mesma linha de pensamento do deputado estadual Tiago Amaral. “A gente quer ver um centro vivo, acima de tudo pujante, no padrão e na grandeza de Londrina. Londrina é gigante e não pode ter medo de ser gigante”.
Após a aprovação na CCJ, o projeto agora deve seguir para as Comissões de Cultura e de Turismo, e depois irá para votação em plenário.