A inauguração da Delegacia Central de Cambé e 1º Distrito nesta quinta-feira (28), às 10h30, começou a ser desenhada no início do ano passado.
matéria publicada no Cambeonline
27/01/2021
A pedido do deputado Tiago Amaral, o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, se reuniu com o prefeito Conrado Scheller, na época ele era o vice-prefeito, para tratar da transferência de presos. A delegacia estava superlotada. O espaço que tinha sido projetado para 54 presos estava com 208. Do total de internos, 123 eram condenados.
O objetivo era desafogar a cadeia com a transferência de presos. O resultado foi ainda melhor. Na reunião as tratativas evoluíram para o Depen assumir a carceragem. A prefeitura ficou encarregada de alugar um espaço para transferir os serviços da delegacia no atendimento à população. A solução foi alinhada na segunda reunião do dia, dessa vez com o Delegado Geral da Policia Civil do Paraná, Silvio Rockembach para solicitar a transferência da sede administrativa da delegacia da Cambé.
O objetivo emergencial, que era a transferência de presos, foi resolvido. Em agosto de 2020 a Secretaria de Segurança Pública assinou um convenio com Cambé e Ibiporã, que também sofria com fugas constantes de presos, para que os municípios alugassem prédios para instalação das delegacias locais.
De acordo com o convenio assinado, é responsabilidade do município o aluguel do imóvel e caberá à SESP arcar com os outros custos do imóvel, como internet, luz e água, por exemplo, bem como a garantia da segurança do local.
“O convênio é importante porque permite que os policiais civis atuem em novos locais e desempenhem exclusivamente o serviço de investigação. Eles estavam cuidando de presos e não tinham como exercer a função que é a investigação, um prejuízo para eles e para a população”, comentou o deputado estadual Tiago Amaral.
A duas novas delegacias serão inauguradas em eventos nos municípios nesta quinta-feira (28). Em Cambé será às 10h30 e em Ibiporã, às 14h.
DELEGACIA DE IBIPORÃ
A Sede Administrativa da Delegacia de Ibiporã também ganha um novo endereço. O imóvel está localizado na Avenida dos Estudantes, próximo ao Hospital Cristo Rei.
Com a mudança, considerada como um marco histórico para a cidade, o prédio da cadeia pública que foi inaugurado em 1985, passará a abrigar apenas os presos. Assim, a carceragem fica em um local e o administrativo da delegacia em outro.