Search
Close this search box.

Deputado Tiago Amaral destaca inauguração da Delegacia Central e 1º Distrito

A inauguração da Delegacia Central de Cambé e 1º Distrito nesta quinta-feira (28), às 10h30, começou a ser desenhada no início do ano passado.

matéria publicada no Cambeonline

27/01/2021

A pedido do deputado Tiago Amaral, o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, se reuniu com o prefeito Conrado Scheller, na época ele era  o vice-prefeito, para tratar da transferência de presos. A delegacia estava superlotada. O espaço que tinha sido projetado para 54 presos estava com 208. Do total de internos, 123 eram condenados.

O objetivo era desafogar a cadeia com a transferência de presos. O resultado foi ainda melhor.  Na reunião as tratativas evoluíram para o Depen assumir a carceragem. A prefeitura ficou encarregada de alugar um espaço para transferir os serviços da delegacia no atendimento à população. A solução foi alinhada na segunda reunião do dia, dessa vez com o Delegado Geral da Policia Civil do Paraná, Silvio Rockembach para solicitar a transferência da sede administrativa da delegacia da Cambé.

O objetivo emergencial, que era a transferência de presos, foi resolvido. Em agosto de 2020 a Secretaria de Segurança Pública assinou um convenio com Cambé e Ibiporã, que também sofria com fugas constantes de presos, para que os municípios alugassem prédios para instalação das delegacias locais.

De acordo com o convenio assinado, é responsabilidade do município o aluguel do imóvel e caberá à SESP arcar com os outros custos do imóvel, como internet, luz e água, por exemplo, bem como a garantia da segurança do local.

“O convênio é importante porque permite que os policiais civis atuem em novos locais e desempenhem exclusivamente o serviço de investigação. Eles estavam cuidando de presos e não tinham como exercer a função que é a investigação, um prejuízo para eles e para a população”, comentou o deputado estadual Tiago Amaral.

A duas novas delegacias serão inauguradas em eventos nos municípios nesta quinta-feira (28). Em Cambé será às 10h30 e em Ibiporã, às 14h.

 DELEGACIA DE IBIPORÃ

A Sede Administrativa da Delegacia de Ibiporã também ganha um novo endereço. O imóvel está localizado na Avenida dos Estudantes, próximo ao Hospital Cristo Rei.

Com a mudança, considerada como um marco histórico para a cidade, o prédio da cadeia pública que foi inaugurado em 1985, passará a abrigar apenas os presos. Assim, a carceragem fica em um local e o administrativo da delegacia em outro.

 

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!