Search
Close this search box.

Carreta do Conhecimento gera empregos em Sertanópolis

16/01/2020

Em Sertanópolis desde o último dia 3, a Carreta do Conhecimento chegou ao município com a unidade móvel de confecção, que oferta o curso de corte e costura para 60 alunas que buscam uma nova profissão. As aulas são na carreta modificada para virar sala de aula.

Inicialmente Sertanópolis iria receber o curso de refrigeração, que ensina a instalação e manutenção de ar-condicionado. Por meio de um pedido do vereador Glauco Ghislere ao deputado Tiago Amaral, foi possível realizar a troca dos cursos, contando com o apoio do prefeito Tide Balzanelo.

“Recentemente se instalou no município a empresa Costa Rica Malhas e começou a surgir a demanda de mão de obra em corte e costura. Temos alunas que já vão sair do curso com emprego garantido”, explica o vereador Glauco.

E o foco do curso tem sido voltado para a demanda das empresas. “A empresa veio procurar a gente e recebemos algumas peças para que as alunas possam aprender o tipo de costura que a confecção precisa. Claro que vamos ensinar todos os tipos, mas nosso objetivo é preparar essas alunas para já sair daqui prontas para começar no dia seguinte”, conta a professora Geisa Gaspar.

Segundo ela, a empresa disse que irá contratar 30 das 60 alunas formadas no curso imediatamente, e pode contratar mais ao longo do ano, dependendo da demanda.

As alunas formadas pelo curso, com uma carga horária de 80 horas, aprendem a costurar em máquinas como: reta, galoneira, interloque e overloque e se formam com certificado em Corte e Costura Industrial. A Carreta do Conhecimento fica em Sertanópolis até o dia 31 de janeiro.

Carreta do Conhecimento –  Oito carretas modificadas para virarem salas de aula percorreram dezenas de cidades paranaenses oferecendo cursos profissionalizantes de graça à população. Cada unidade permaneceu um mês em cada local.

Lançado em julho do ano passado, o programa Carreta do Conhecimento é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho com o Senai-PR e a Volkswagen.

Mais de duas mil pessoas foram atendidas com cursos profissionalizantes em 46 municípios paranaenses neste segundo semestre de 2019. Cada um oferece um curso e está equipado com carteiras e materiais didáticos, cursos de panificação, costura industrial, aperfeiçoamento em mecânica industrial, manutenção e instalação de ar-condicionado split, mecânica de automóveis, aperfeiçoamento em eletricidade automotiva, noções de mecânica de motocicleta e instalações elétricas prediais.

A parceria está sendo renovada para 2020.

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!