Search
Close this search box.

CCJ aprova projetos que incentivam turismo e eventos no Paraná

Fotografia mostra reunião da CCJ da Alep, presidida pelo deputado Tiago Amaral, que aprovou projetos para impulsionar turismo e eventos no Paraná.

Medidas vão causar impacto positivo para turistas, empreendedores e moradores das cidades

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (10/10) pareceres favoráveis a três projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, que pretendem incentivar os setores de turismo e eventos.

Para o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ, “os dois setores têm um papel fundamental na nossa economia, movimentando a hotelaria, a gastronomia, o comércio e tantos empreendimentos, de tal forma que geram milhares de empregos”.

Medidas importantes

Os projetos 436, 437 e 438, todos de 2023, tramitam em regime de urgência e instituem programas com medidas importantes.

O programa Paraná Mais Eventos vai ajudar os municípios na organização de festas e eventos regionais mais atrativos, viabilizando recursos para contratação de pessoal e compra de estrutura e equipamentos.

Já o programa Paraná Mais Viagem quer incentivar o turismo dentro do Estado, com o aumento da oferta de serviços nas cidades e a valorização a destinos turísticos menos conhecidos. Além disso, o programa inclui o projeto Viaja +60, que oferece condições favoráveis para que os idosos desfrutem do turismo, promovendo a inclusão social.

E com o programa Paraná Turismo Mais Infraestrutura, a ideia é revitalizar espaços de interesse turístico e melhorar as condições de acesso físico e utilização. O objetivo é tornar os lugares mais bonitos e fáceis de visitar, o que é bom, do mesmo modo, para os negócios e empregos locais.

Fotografia mostra deputado Tiago Amaral, presidente da CCJ da Alep, em reunião que aprovou projetos para impulsionar turismo e eventos no Paraná.
Para Tiago Amaral, “turismo e eventos são setores que têm um papel fundamental na economia do Paraná e geram milhares de empregos”. (Foto: Valdir Amaral/Alep)

Impacto positivo

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do Governo, foi o relator dos projetos 436 e 438. Ele explica que as propostas integram um pacote de ações do Governo: “O objetivo é ampliar a participação dos 399 municípios do Paraná no turismo de eventos, modernizar a infraestrutura e a vigilância dos espaços públicos, além de viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turísticos. O turismo é uma atividade econômica muito importante para o nosso estado e precisa ser cada vez mais estimulado, gerando emprego e renda à população.”

É o mesmo entendimento do deputado Tiago Amaral, para quem os projetos demonstram o empenho do Governo Estadual em assegurar melhores condições para desenvolver o turismo e o setor de eventos em todas as regiões do Paraná.

“São projetos que vão causar um impacto positivo para turistas, empreendedores e também para os próprios moradores das cidades, que terão lazer e entretenimento. Os municípios vão arrecadar mais, haverá mais emprego e renda e isso vai gerar mais benefícios ainda para a vida das pessoas”, prevê Tiago Amaral.

Após os pareceres favoráveis na CCJ, os três projetos seguem para análise na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Turismo. Em seguida, vão a votação em plenário.

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!