Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa, em Santa Mariana, estão prestes a receber um novo laboratório para as aulas práticas do curso de técnico em agroindústria. A instituição recebeu R$ 75 mil para a reforma do prédio que abriga o laboratório. O recurso é do Governo do Estado, e foi viabilizado pelo deputado Tiago Amaral.
A empresa que realizará a obra já foi escolhida, e o prédio, que hoje se encontra interditado, passará por uma reforma completa. Serão trocadas todas as portas, janelas e o piso, que cedeu e deixou o laboratório sem condições de uso.
O setor de agroindústria é responsável pela formação de profissionais especializados em derivados do leite e derivados da carne, embutidos, defumados e conservas. É no laboratório que os alunos aprendem todas as técnicas para a prática desse tipo de trabalho. Hoje são 140 alunos matriculados no curso.
Segundo Giuza Ferrari, uma das coordenadoras da instituição, com a interdição do prédio, os alunos estão tendo as aulas práticas em um laboratório improvisado no refeitório do colégio. “Esse prédio existe há mais de 20 anos e nunca foi reformado. Com a queda do piso, tivemos que improvisar um laboratório na cantina, que fica em outro prédio”, afirmou a diretora.
A ordem de serviço, que libera o início das obras, foi entregue pela Fundepar no último dia 22. As obras estão previstas para iniciarem ainda esse ano.