Search
Close this search box.

Comissão defende Contorno Leste entre as obrigações da futura concessionária

Fotografia mostra reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, que defende que o Contorno Leste de Londrina entre nas obrigações da futura concessionária do pedágio.

Possível impacto na tarifa compensaria o grande benefício da obra

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná fez uma reunião extraordinária para compartilhamento das informações do encontro que os deputados Tiago Amaral e Diego Garcia tiveram com o diretor de Planejamento da Infra S/A, Cristiano Della Giustina.

Na quarta (4/10), Giustina recebeu os parlamentares em Brasília. Ele sinalizou que o Governo do Estado poderá assumir as obras que faltam no trecho de 23 quilômetros entre os distritos de Lerroville e Irerê. Assim, Londrina e região não teriam que esperar que a futura concessionária do lote 3 do pedágio conclua a obra, o que poderia acontecer somente depois de 2026.

A reunião com o diretor da Infra tratou ainda da instalação no Aeroporto de Londrina do ILS, equipamento de segurança para pousos e decolagens, e também da inclusão da obra do futuro Contorno Leste de Londrina entre as obrigações da concessionária.

Benefício compensaria possível impacto na tarifa

O custo previsto para o Contorno é de R$ 800 milhões, o que pode causar impacto no valor da tarifa do pedágio. Os integrantes da Comissão entendem que, mesmo assim, a obra precisa ser incluída na concessão e feita o quanto antes, sob pena de nunca sair do papel.

Segundo o deputado estadual Tiago Amaral, o Governo do Estado tem conversado com a Infra e discutido obra por obra o que está previsto no estudo para o lote 3. Além da 445, há outras obras que podem permanecer sob a responsabilidade do Governo, como o Contorno de Arapongas. Isso diminuiria as atribuições da concessionária.

O engenheiro Decarlos Manfrin, do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina e membro da Comissão, menciona que a possível diferença na tarifa do pedágio, por conta da inclusão do Contorno Leste, pode vir a ser mínima. “O impacto seria pouco em relação ao benefício”, acredita.

Comissão vai se reunir com governador

Para Rosinda Stremlow, que na Comissão de Infraestrutura representa a Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé, as notícias trazidas de Brasília mostram que o trabalho do grupo está no caminho certo. “As ações são tomadas em conjunto, de forma coordenada e tempestiva, trazendo como resultado informações que permitem tomada de decisão e uma linha de trabalho focada. Importantíssimo continuar com este trabalho, acompanhando todas as frentes envolvidas”, defende.

O próximo passo, conforme o deputado estadual Tiago Amaral, é marcar uma reunião com o governador Ratinho Junior e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Vamos reforçar os nossos pedidos e reiterar que a Comissão de Infraestrutura está ao lado em todas as lutas. Vamos ajudar o Governo a tomar as melhores decisões, em favor de quem vive e empreende no Norte do Paraná”, declara Tiago Amaral.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!