Search
Close this search box.

Comissão de Infraestrutura discute projetos dos viadutos Bratislava, Angelina Vezozzo e da PUC

A licitação dos viadutos Bratislava (Cambé) e Angelina Vezozzo (Londrina), o projeto do viaduto da PUC e o atraso no pagamento da empresa responsável pela duplicação da PR 445 foram os assuntos debatidos na reunião da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região que ocorreu nesta sexta-feira (26), na ACIL.

Aguardada há vários meses, a licitação dos dois viadutos na BR 369 – avenida Angelina Vezozzo e Bratislava – ainda não foi lançada. Durante a ExpoLondrina, o governador Ratinho Júnior, confirmou a autorização para licitar as duas obras que estão desde o início do ano em análise no DER. Os dois projetos estão prontos. Eles foram executados pela Econorte e doados ao governo do estado no ano passado.

“É importante que o DER esclareça aos integrantes da comissão, imprensa e sociedade os motivos desta demora”, comentou o deputado Tiago Amaral, integrante da comissão. O diretor-geral do DER/PR, João Alfredo Zampieri, foi convidado para participar da reunião. Como ele disse que não poderia comparecer, as informações foram repassadas pelo superintendente do DER, Marco Aurélio Sguario. De acordo com o superintendente, o DER solicitou à Econorte complementações e adequações aos dois projetos. Marco Aurélio vai verificar junto à Econorte em quanto tempo essas adequações poderão ser feitas para que a licitação possa ser lançada.

Viaduto da PUC – O engenheiro Vitor Faustino Pereira apresentou o projeto do viaduto da PUC elaborado pela Estrutural Projetos e Consultoria de Estruturas em 2006.Na época o Governo Federal executaria a obra, o que acabou não ocorrendo. A avaliação do projeto elaborado em 2006 é importante para definir os próximos passos: se será necessário um novo projeto ou ajustes no que já está pronto para adequação às novas normas e até mesmo uma reavaliação do traçado. Pelas informações avaliadas durante a reunião, será necessário elaborar um novo projeto. O deputado Tiago Amaral, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, falará com o Governo para incluir a elaboração do projeto do viaduto da PUC no pacote de projetos que o Governo do Estado anunciou que será lançado este ano, assim como a duplicação da PR-445 de Irerê a Mauá da Serra.

Duplicação da PR-445 – Além dos viadutos, o superintendente Marco Aurélio esclareceu sobre o andamento das obras de duplicação da PR 445, de Londrina a Irerê. Houve atraso no pagamento da empresa responsável pela execução. Segundo ele, o pagamento de R$ 11 milhões foi realizado pelo DER e, apesar do atraso, o cronograma da obra está em dia. O Consórcio ED – formado pelas empresas Enpavi e DP Barros -, de São Paulo, venceu a licitação com o valor de R$ 93 milhões. O prazo para duplicação dos 15 quilômetros são dois anos, com prazo de conclusão em julho do ano que vem.

Comissão 

Integram a comissão o deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB também se uniu à comissão. Por meio do trabalho da comissão foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional; além da conclusão do projeto do Contorno Norte e as três passarelas na PR 445, em Cambé e Londrina.

 

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!