Matéria publicada na Folha de Londrina
A Comissão de Infraestrutura de Londrina fará uma reunião com o governador Ratinho Júnior, durante a ExpoLondrina, para apresentar os projetos prioritários para a região. O encontro será no dia 11 de abril, na Sociedade Rural do Paraná. Em pauta estarão a ampliação do Aeroporto Governador José Richa, a construção do Contorno Norte, a duplicação da rodovia PR-445 até Mauá da Serra e os viadutos da PR-445 e da rodovia BR-369. A comissão é formada por representantes de entidades de classe e Assembleia Legislativa.
Com a inclusão do aeroporto na lista de terminais que passarão por concessão à iniciativa privada, a comissão está preocupada com andamento do projeto de ampliação e vai solicitar ao governador a criação de uma comissão estadual, com representantes de Londrina, para acompanhar o processo de concessão.
O Ministério da Infraestrutura publicou no Diário Oficial da União no dia 18 de março o edital de chamamento público para estudos técnicos para concessão de 22 aeroportos em todo país. Entre eles estão os aeroportos de Londrina, o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Bacacheri, em Curitiba, e Cataratas, em Foz do Iguaçu.
O papel da comissão de infraestrutura será mostrar à empresa vencedora do chamamento público a importância dos investimentos no terminal de Londrina. “Vamos trabalhar no sentido de conscientizar e mostrar para essa empresa que Londrina é importante e que o nosso ponto é estratégico para o desenvolvimento do Estado e sustentabilidade da empresa que assumir a concessão”, afirmou o deputado Tiago Amaral (PSB), representante da Assembleia Legislativa.
A estimativa é que os estudos de modelo de concessão e tipo de investimentos que a concessionária estará obrigada a realizar devem demorar em torno de seis meses. Enquanto isso, Amaral disse que vão continuar cobrando do governo federal recursos para obras estratégicas no terminal.
A reunião da Comissão de Infraestrutura, realizada nesta quinta-feira (28), também dedicou espaço para a discussão da situação do Contorno Norte. Uma questão complexa, na definição do deputado, pois ações na justiça travaram os desdobramentos. A Justiça Federal determinou a suspensão da elaboração do projeto executivo para o traçado original do Contorno Norte pela Econorte.
A retomada do projeto tinha sido determinada provisoriamente na ação civil pública que tramita na 1ª Vara Federal de Curitiba. A ação civil é decorrente das investigações da Operação Integração da Lava Jato, que apura casos de corrupção nos procedimentos de concessão das rodovias do Anel da Integração.
A comissão decidiu que caso a decisão judicial seja mantida, vai cobrar que a concessionária execute a obra com o novo traçado. Caso contrário, que o governo do Estado assuma a obra.
Com a demora na viabilização do contorno, o traçado inicial ficou defasado e foi preciso elaborar um novo. A obra foi dividida em três trechos e está estimada em R$ 450 milhões.
O presidente da Acil, Fernando Moraes, lembrou que “as pautas de infraestrutura não ajudam apenas Londrina, mas fortalecem toda a região.” Segundo ele, será encaminhada ao governador a pauta dos assuntos para que a reunião no dia 11 possa ser mais objetiva. “Queremos que ele traga as soluções. Vamos escutá-lo e a comissão vai apoiar e ajudar no que for possível, mas vamos continuar cobrando”, disse Moraes.
A comissão cobrará do governo do Estado o lançamento da licitação para construção dos viadutos da Bratislava, em Cambé, e Angelina Vezozzo, em Londrina, que a licitação para os os viadutos seja lançada. Os projetos estão prontos e foram entregues ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná). Os recursos estão previstos no orçamento do Estado.