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Comissão de Infraestrutura estuda nova pauta de reivindicações para 2022

A primeira reunião da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina foi realizada nesta sexta (11) com diversas entidades, instituições e representantes públicos para discutir problemas e soluções voltados ao desenvolvimento da infraestrutura regional. Um balanço listou as obras trabalhadas pela Comissão e que avançaram em 2021, passando agora para uma fase de acompanhamento.

Como os trabalhos foram intensos no ano passado, muitas reivindicações saíram do papel, como a concessão do aeroporto, a duplicação de mais um trecho da PR-445, a trincheira Bratislava/Av. Brasil e o viaduto da PUC – cuja licitação foi anunciada pelo governador Ratinho Junior no começo deste mês.

 

Mesmo com o avanço das obras, ainda há muito trabalho a ser feito. Entre as preocupações da Comissão está a transformação da 4ª Companhia Independente de Londrina em Batalhão e a criação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar em Cambé. O investimento em segurança é unânime dentro da Comissão e considerado fundamental para respaldar qualquer ação de desenvolvimento.

 

O Contorno Norte, outro projeto fundamental, também entre as obras prioritárias desde a criação da Comissão e só não saiu do papel porque ações na justiça travaram a obra. Entre as pendências a serem cobradas, também está o viaduto próximo à região da R. Angelina Ricci Vezozzo. Reivindicação antiga, o viaduto é considerado uma das obras mais importantes para a mobilidade urbana de Londrina, pois o local representa um perigoso gargalo, propício a acidentes, e é vital – como o viaduto da PUC – para trazer mais segurança e fluidez à BR-369 dentro do perímetro urbano. Outro viaduto prioritário para a mobilidade da região, também na BR-369, é o da Esperança, em Cambé. A Comissão articulou a doação do anteprojeto ao Governo do Estado para que a obra saia do papel no modelo RDCI, em que dois serviços – projeto executivo e execução da obra – são realizados pelo consórcio vencedor, eliminando uma licitação e agilizando o processo. Esse modelo foi utilizado pelo Governo para o viaduto Bratislava/Av Brasil.

“Conseguimos avanços em obras de infraestrutura mas ainda temos muitas outras para tirar do papel. Sabemos que obra de infraestrutura não se consegue da noite para o dia, mas com a força politica e da sociedade civil  os resultados aparecem. Obras de infraestrutura salvam vidas, trazem segurança, mobilidade e desenvolvimento com geração de empregos”, comentou o deputado estadual Tiago Amaral.

Novas propostas

Com a pauta de 2021 encaminhada, a Comissão abriu espaço para novos assuntos. O foco voltou-se para a falta de conexão entre Londrina e muitas cidades próximas, problema que dificulta o crescimento regional. Entre as propostas a serem avaliadas, está o Contorno Leste, que ligaria a PR-445 à BR 369, abrindo novas possibilidades de expansão urbana. As novas pautas ainda vão passar por estudos e avaliações técnicas antes de serem encampadas pela Comissão, mas o ritmo da primeira reunião do ano mostra que 2022 deverá ser ainda mais produtivo.

 

A Comissão de Infraestrutura conta, atualmente, com a participação da ACIL, CEAL, Sinduscon, deputado estadual Tiago Amaral, Sindimetal, Grupo Folha, AEPIC, deputado federal Diego Garcia, CREA, Sociedade Rural do Paraná, Associação Médica de Londrina, Sebrae, Prefeitura Municipal de Cambé, Sincoval e OAB Londrina, entre outros.

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