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Comissão de Infraestrutura realiza última reunião do ano para discutir obras na Região Norte

9/12/2022

A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região Norte se reuniu nesta sexta-feira, 9 de dezembro, para tratar principalmente das obras do viaduto da PUC, duplicação da PR-445, no trecho entre Mauá da Serra e Lerroville, Contorno Norte e Aeroporto.

A reunião virtual foi presidida pelo deputado estadual Tiago Amaral, um dos criadores do grupo. A comissão existe desde 2017 com o objetivo de reunir representantes de vários segmentos da sociedade para discutir, acompanhar, cobrar prazos e acelerar obras e projetos que contribuam com a expansão econômica da região.

O encontro virtual contou com a presença do superintendente do DER, engenheiro Marco Aurelio Gataz Sguario e o diretor de Projeto da Secretaria de Obras de Londrina, engenheiro Fernando Bergamasco.

Viaduto da PUC

O consórcio vencedor ainda não entregou o projeto executivo, o que deveria ter acontecido em novembro, e foi notificado pelo DER.  Após a ordem de serviço, assinada em agosto, o consórcio tinha prazo de três meses para elaborar o projeto executivo e mais quinze meses para a execução. A previsão é que a entrega ocorra no início de fevereiro. O Consórcio Interseção BR- 369 Londrina é constituído pelas empresas, Gaissler Moreira Engenharia Civil, Legnet Engenharia e Vitis Engenharia.

Localizado na interseção da BR-369 com a Avenida Jockei Club, na BR-369, o viaduto vai melhorar o acesso a pontos importantes e movimentados na região, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Pool de Combustível, o maior centro de armazenamento e distribuição de combustível no Norte do Paraná. A região também é composta por bairros destinados à indústria, com a circulação de veículos pesados pelo local.

O viaduto dará fim a um ponto crítico de engarrafamento, além dos transtornos e insegurança aos usuários e pedestres que cruzam a rodovia diariamente.

O início da obra deverá levar em conta desvios para garantir caminhos alternativos que serão estudados e apresentados com base no projeto executivo.

O viaduto da PUC custará R$ 28 milhões. A responsabilidade pela obra seria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal, mas o governo do estado assumiu para melhorar a mobilidade e trazer segurança. A licitação ocorreu Regime Diferenciado de Contratação (RDCi), modalidade em que o vencedor é responsável pelo projeto executivo e execução da obra. O anteprojeto da obra foi doado pela Prefeitura de Londrina, tendo sido atualizado e complementado pelo DER/PR.

PR-445 de Mauá da Serra à Lerroville

Apesar do atraso de mais de seis meses no início da obra, por conta da presença de sítios arqueológicos na região, o consórcio vencedor propôs intensificar as frentes e avançar no horário dos trabalhos, indo até oito ou nove da noite para manter o cronograma.  O contrato prevê conclusão do trecho de 27 quilômetros de duplicação até final de dezembro de 2023.

Entre os 10KM e 18KM, por exigência do IAT, está sendo realizado o monitoramento de fauna e até janeiro a empresa está impedida de iniciar os serviços.

Outro ponto discutido na reunião foi o acesso à Lerroville. Moradores fecharam a rodovia nesta quinta-feira pedindo viaduto para acesso ao distrito.

O superintendente da regional norte/DER, Eng° Marco Aurelio Gataz Sguario explicou que foram feitos estudos geotécnicos que demonstraram que o solo não oferece suporte para a fundação de interseção em desnível da obra de arte. Por isso, optou-se por fazer um único viaduto em Tamarana e a ligação por marginal até o acesso à Lerroville, onde vai ter uma rotatória.

O deputado Tiago Amaral questionou sobre a mobilidade e seguranca dos moradores que trafegam pelo trecho e também se essa solução daria conta do grande número de caminhões que circulam por ali, inclusive bitrem, para escoamento da safra. Duas cooperativas, a Belavista e a Integrada, estão instaladas no local e atendem os distritos. Segundo o superintendente, a alternativa é segura  e resolve o tráfego.

Contorno Norte

Com a perspectiva de uma nova concessão nas rodovias do Paraná e execução dessa importante obra pela concessionária, os integrantes reforçaram a urgência para oficializar o novo traçado, já que as cidades impactadas pela obra avançaram sobre o antigo traçado. Inicialmente, margeando Londrina abaixo do Ribeirão Jacutinga em pista simples. Pelo novo traçado, o ramal rodoviário foi deslocado acima do Ribeirão, com pista dupla. Com isso, o Contorno ficou com 32,9km. O projeto inicial previa 29,6km.

O deputado Tiago Amaral solicitou o repasse às prefeituras do traçado oficial que consta no DER, como sendo uma proposta para a obra do Contorno Norte.

Os integrantes reforçaram que a definição sobre o traçado afeta os municípios envolvidos e os investimentos públicos e privados. A obra estava prevista no antigo programa de concessões, na década de 90, e não foi executada pela concessionária contratada, o que gerou ações judiciais.

Aeroporto

Nicolás Mejia, CEO da Folha de Londrina, atualizou os integrantes sobre o Aeroporto, que está sob concessão da CCR. Segundo ele, a concessionária prevê a entrega de projetos para obras no aeroporto entre março e abril de 2023. A Comissão vai convidar o gerente da CCR para participar da reunião e atualizar as informações sobre projetos e obras.

Todas as vezes que a gente consegue trazer as pessoas para o debate fica claro o quanto faz de diferença para os resultados”, afirmou Tiago Amaral. O encontro encerra o cronograma de reuniões da Comissão em 2022.

A presidente da ACIL, Marcia Manfrin, parabenizou o deputadoTiago Amaral pela condução dos trabalhos e pelos enfrentamentos que ele vem fazendo. “Você é um grande ator desse projeto e a gente precisa reconhecer a sua liderança, por você fazer uma briga tão ferrenha frente às necessidades da cidade e da região e pedir que você tenha pulso firme para fazer alguns enfrentamentos daquilo que é necessidade para o fortalecimento da economia e uma logística mais fortalecida vai atrair empresas para o crescimento e desenvolvimento que tanto almejamos”, afirmou Marcia Manfrin.

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