Matéria publicada na CBN Londrina
Entre as demandas a serem abordadas estão o Aeroporto de Londrina, Contorno Norte, viadutos e duplicações na PR-445.
Nesta quinta-feira a Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento de Londrina se reuniu para tratar de novas estratégias para reivindicar obras para a região.
Ficou definido que a Comissão vai se reunir com o governador do Paraná Ratinho Junior, durante a Expolondrina.
Na pauta estão cinco obras importantes para a região: ampliação do aeroporto de Londrina, novo trajeto das obras do Contorno Norte, viadutos entre Cambé e Londrina, e duplicações na PR-445.
De acordo com o Deputado Estadual, Tiago Amaral, que faz parte da Comissão, a intenção é mostrar para o governo o que a região precisa, de que forma que os projetos devem ter andamento e ter um posicionamento preciso sobre as obras.
Em relação a obra do Contorno Norte, a comissão deliberou que se a liminar for mantida, vai cobrar que a Econorte execute a obra com o novo traçado. Se a liminar for suspensa que o Governo assuma e execute a obra no novo traçado.
A comissão articulou junto à Econorte e ao DER um cronograma de entrega dos projetos que foram apresentados durante as reuniões, em primeira mão, para mostrar como ficará cada trecho. Até dezembro de 2017 foram entregues os projetos dos três trechos da obra.
Já em relação as obras de duplicação da PR-445 até Irerê, de acordo com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Sérgio Selvatici, estão em andamento, mas existe a previsão da continuidade da duplicação até Mauá da Serra, para essa continuidade da obra é necessário o recurso que será solicitado ao governo do estado.
A previsão para conclusão das obras de duplicação da PR-445 até Irerê é em 2020.
A comissão une entidades da sociedade civil organizada, como Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, Sociedade Rural do Paraná – SRP, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – CEAL, Sinduscon Norte, Sindimetal Londrina, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé – AEPIC, Associação Médica de Londrina – AML e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Londrina.
O superintendente da Infraero, Ademir Gauto, também participou da reunião.Por Bruno Carraro