Search
Close this search box.

Comissão regional quer atuais concessionárias fora da disputa

Matéria publicada na Folha de Londrina

Na Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, criada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSB), a questão do pedágio é um tema recorrente, sempre apontada como um dos entraves ao desenvolvimento do Estado. Segundo o parlamentar, um dos maiores temores que as lideranças políticas e sociais tem é de que as concessionárias que hoje operam o pedágio no Estado permaneçam no controle dos postos de cobrança no novo contrato. Ele lembrou que atualmente está em vigor uma liminar acionada pela Controladoria Geral do Estado do Paraná impedindo a participação dessas empresas no leilão e defendeu que sejam feitos esforços para que o dispositivo jurídico seja mantido. “É preciso garantir uma oxigenação nesse modelo tão perverso.”

O descontentamento com a questão do pedágio também mobilizou a Igreja Católica. Os bispos do Paraná decidiram apoiar todas as manifestações que ocorrerão no Estado. “Estamos juntos nessa luta. Para a Igreja é importante porque o custo Paraná não pode continuar tão alto, especialmente por causa dos pedágios. E não podemos deixar que amanhã ou depois digam que nós, sociedade civil, em 2021, não nos movimentamos o suficiente para impedir que esse pedágio continue nesses preços altos e até com dispositivos que favoreçam novamente a corrupção”, declarou o arcebispo de Londrina e presidente da Regional Sul 2 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geremias Steinmetz.

PROGRAMAÇÃO

Nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro, o governo federal realiza audiências públicas para discutir o pedágio no Paraná, em cumprimento a uma exigência do processo licitatório. As audiências públicas organizadas pela Frente

Parlamentar do Pedágio são uma iniciativa dos deputados estaduais na tentativa de chamar a atenção e tentar mobilizar a sociedade contra alguns pontos do projeto proposto pelo governo federal. As audiências já aconteceram em Cascavel e em Foz do Iguaçu, na semana passada, e nesta sexta-feira (12) será realizada no Centro Cultural de Cornélio Procópio, às 8h30. No dia 18, os deputados estarão em Guarapuava, no dia 19, em Francisco Beltrão, no dia 25, em Maringá, e no dia 26, em Apucarana. Em Curitiba, o evento será realizado em 4 de março e no dia 5, em Ponta Grossa.

(S.S.)

Foto Dalie Felberg/ALEP

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!