Londrina é a primeira cidade a receber o modelo de ensino
Em 2018 o Colégio São José, no jardim Leonor, em Londrina, será um Colégio da Policia Militar, como o que funciona em Curitiba há 57 anos. Londrina é a primeira cidade do interior a receber o Colégio da Policia Militar, onde poderão estudar filhos de civis e de policiais militares.
Nesta quarta-feira, dia 8, pais, presidentes de bairro, professores e representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da comunidade estarão em Curitiba para conhecer como funciona a instituição. Um ônibus cedido gratuitamente pela empresa Expresso Nordeste sairá de Londrina na terça-feira à noite, dia 7, com chegada pela manhã em Curitiba e retorno no mesmo dia.
Quem está negociando a instalação do modelo em Londrina é o deputado Tiago Amaral (PSB). Há quase um ano ele vem mantendo conversas com o comando da Policia Militar, Núcleo de Educação e Governo do Estado. “Visitei alguns colégios junto com o Núcleo de Educação de Londrina para escolher um que pudesse receber o modelo. Desde então foram realizadas reuniões com o comando do Colégio da Polícia Militar com pais, alunos e lideranças do bairro. Tivemos a preocupação de apresentar o modelo à comunidade que recebeu com entusiasmo e pediu para conhecer o dia a dia da estrutura de Curitiba”, explica Tiago Amaral.
Reformas – Tiago Amaral conseguiu junto ao Governo do Estado a autorização no valor de R$ 732 mil para obras de melhoria na estrutura do São José. Ainda falta a assinatura do decreto pelo governador autorizando a mudança, o que deve ocorrer após a liberação das secretarias competentes, como a de Educação e da Fazenda.
“É um processo novo, que nunca foi realizado antes, por isso, ao mesmo tempo em que trabalhamos para torná-lo realidade, estamos construindo todo o procedimento para que outras cidades possam receber o modelo. Sempre acreditei muito neste projeto e tenho certeza que será motivo de orgulho para Londrina”, comentou Tiago.
As obras de melhoria estão previstas para começar no mês de novembro. São reparos no telhado, forro e luminárias; reforma do piso, das instalações elétricas e quadras poliesportivas; pintura; adequação das calçadas e drenagem.
Visita
Pela manhã o grupo de Londrina será recebido pelos membros da corporação que administram o colégio e terá a oportunidade de conversar com os alunos e acompanhar de perto as atividades.
Os alunos têm aulas do currículo padrão do Estado e atividades extracurriculares, com objetivo de desenvolver a cidadania e disciplina. A diferença do CPM para os demais colégios da rede pública é a administração, que é de membros da corporação.
O Colégio é reconhecido em todo o país pelo ótimo desempenho de seus alunos em provas como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em vestibulares como da Universidade Federal do Paraná. Alcançou média de 6,8 no último comparativo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto média estadual é de 4,6 pontos.
Processo seletivo
Para estudar no CPM todos os alunos precisam participar de um processo seletivo com prova de conhecimentos gerais e redação. O mesmo ocorrerá em Londrina. Os alunos que estão matriculados no São José poderão permanecer no Colégio da Policia Militar. Os que quiserem trocar de escola terão outras opções na região.