Search
Close this search box.

Comunidade de Londrina vai conhecer Colégio da Polícia Militar em Curitiba

Londrina é a primeira cidade a receber o modelo de ensino

Em 2018 o Colégio São José, no jardim Leonor, em Londrina, será um Colégio da Policia Militar, como o que funciona em Curitiba há 57 anos. Londrina é a primeira cidade do interior a receber o Colégio da Policia Militar, onde poderão estudar filhos de civis e de policiais militares.

Nesta quarta-feira, dia 8, pais, presidentes de bairro, professores e representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da comunidade estarão em Curitiba para conhecer como funciona a instituição. Um ônibus cedido gratuitamente pela empresa Expresso Nordeste sairá de Londrina na terça-feira à noite, dia 7, com chegada pela manhã em Curitiba e retorno no mesmo dia.

Quem está negociando a instalação do modelo em Londrina é o deputado Tiago Amaral (PSB). Há quase um ano ele vem mantendo conversas com o comando da Policia Militar, Núcleo de Educação e Governo do Estado. “Visitei alguns colégios junto com o Núcleo de Educação de Londrina para escolher um que pudesse receber o modelo. Desde então foram realizadas reuniões com o comando do Colégio da Polícia Militar com pais, alunos e lideranças do bairro. Tivemos a preocupação de apresentar o modelo à comunidade que recebeu com entusiasmo e pediu para conhecer o dia a dia da estrutura de Curitiba”, explica Tiago Amaral.

Reformas – Tiago Amaral conseguiu junto ao Governo do Estado a autorização no valor de R$ 732 mil para obras de melhoria na estrutura do São José. Ainda falta a assinatura do decreto pelo governador autorizando a mudança, o que deve ocorrer após a liberação das secretarias competentes, como a de Educação e da Fazenda.

“É um processo novo, que nunca foi realizado antes, por isso, ao mesmo tempo em que trabalhamos para torná-lo realidade, estamos construindo todo o procedimento para que outras cidades possam receber o modelo. Sempre acreditei muito neste projeto e tenho certeza que será motivo de orgulho para Londrina”, comentou Tiago.

As obras de melhoria estão previstas para começar no mês de novembro. São reparos no telhado, forro e luminárias; reforma do piso, das instalações elétricas e quadras poliesportivas; pintura; adequação das calçadas e drenagem.

Visita

Pela manhã o grupo de Londrina será recebido pelos membros da corporação que administram o colégio e terá a oportunidade de conversar com os alunos e acompanhar de perto as atividades.

Os alunos têm aulas do currículo padrão do Estado e atividades extracurriculares, com objetivo de desenvolver a cidadania e disciplina. A diferença do CPM para os demais colégios da rede pública é a administração, que é de membros da corporação.

O Colégio é reconhecido em todo o país pelo ótimo desempenho de seus alunos em provas como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em vestibulares como da Universidade Federal do Paraná. Alcançou média de 6,8 no último comparativo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto média estadual é de 4,6 pontos.

Processo seletivo

Para estudar no CPM todos os alunos precisam participar de um processo seletivo com prova de conhecimentos gerais e redação. O mesmo ocorrerá em Londrina. Os alunos que estão matriculados no São José poderão permanecer no Colégio da Policia Militar. Os que quiserem trocar de escola terão outras opções na região.

 

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!