Homenagem ocorre por Iniciativa do deputado Tiago Amaral
Os 85 anos de atividade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, completados em 11 de junho, serão celebrados na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) durante a sessão plenária desta segunda-feira (24), por proposição do deputado Tiago Amaral (PSB). Em nome da diretoria e dos 70 mil profissionais registrados, o engenheiro civil e presidente da instituição, Ricardo Rocha de Oliveira, vai falar aos parlamentares sobre a atuação do Conselho para colaborar com a segurança e o bem-estar da população.
Tradicionalmente ligado à construção civil, as atribuições do CREA-PR vão além, de atividades de mineração à construção civil, da conservação de solos ao armazenamento dos produtos agrícolas, da conservação das águas à produção de energia limpa.
Ao fiscalizar a elaboração de projetos, execução de obras ou empreendimentos em funcionamento, o CREA-PR busca garantir que obras e serviços sejam realizados sob a responsabilidade de profissionais habilitados. Abrange um milhão de profissionais no Brasil em todas as áreas da engenharia, agronomia e geociências. No conselho 60 mil estão registrados, além de outros 20 mil de outros Estados que trabalham no Paraná.
Dos três produtos mais exportados pelo Brasil de janeiro a abril – soja, petróleo e minério de ferro – que trouxeram mais de R$ 23 bilhões à balança comercial, todas as cadeias dependem do trabalho dos profissionais ligados ao CREA-PR. “Há 85 anos o nosso Estado em termos de infraestrutura, ocupação de território e produção agrícola era muito diferente. Hoje somos o maior celeiro de alta tecnologia da produção agrícola, crescemos muito em infraestrutura e na geração de energia e nossos profissionais participaram efetivamente da transformação do nosso Estado nesses 85 anos”, afirmou o engenheiro eletricista José Fernando Garla, vice-presidente do CREA-PR.
PARCERIA – Uma nova ferramenta desenvolvida por técnicos do CREA-PR e do Departamento de Economia Rural (Deral) substituiu as antigas planilhas de dados do programa Seguro Rural por uma plataforma que reúne e organiza as informações automaticamente. Ficou mais fácil e rápido para o departamento da secretaria da Agricultura e do Abastecimento(SEAB) desenvolver pesquisas e coletar dados sobre área, produção e produtividade das atividades agropecuárias.
Antes, o processo entre o envio da solicitação de cobertura da apólice e a aprovação por parte da SEAB levava até três dias. Com o novo sistema duram algumas horas. Com a parceria, o Estado ganhou uma ferramenta moderna de controle e mais eficiência da gestão pública. “Nós temos parceria com vários órgãos públicos há muitos anos para que possamos recolher informações sobre a atuação dos nossos profissionais e garantir uma checagem mais eficiente. No caso da Secretaria da Agricultura havia demanda de georreferenciamento, pois teríamos a localização do seguro agrícola”, explicou o engenheiro civil e presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha de Oliveira.
INOVAÇÃO – Em comemoração aos 85 anos, será realizado em agosto o 1º Hackathon de Fiscalização do CREA-PR. Na maratona de 30 horas, com o tema “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”, as equipes poderão criar soluções para melhorar o sistema de fiscalização do órgão com foco no aumento da produtividade e segurança da população.
O Conselho está presente nas principais cidades do Estado, por meio das Regionais de Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, e em 35 Inspetorias.