O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ademir Mulon (PSDB), acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Milton Soró, recebeu das mãos do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) o documento que autoriza a compra de um caminhão equipado com caçamba para a coleta de materiais recicláveis.
O município irá receber um total de R$ 287 mil para a compra, por meio de licitação, de um caminhão de coleta. O objetivo desta iniciativa é auxiliar o município no desenvolvimento de ações que visem a implantação de serviços adequados de coleta e destinação final de materiais recicláveis e outros resíduos, além de ações de educação ambiental para fortalecer a coleta seletiva e garantir melhores condições de trabalho aos catadores.
A Coopercol é a responsável pela coleta seletiva do município, com uma filial montada em 2015, hoje conta com 5 catadores e catadoras que retiram em média 8 toneladas de lixo reciclável do meio ambiente por mês. Segundo Wilson Fio, diretor municipal de administração, o novo caminhão de coleta chega para ampliar ainda mais este número. “Hoje contamos apenas com uma carretinha, que limita o trabalho dos catadores. O caminhão com certeza irá agilizar a coleta”, afirmou.
Atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios contam com coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%. Os recursos são do Programa Sistema Integrado de Coleta Seletiva (Reciclo Paraná) e os convênios foram assinados com o Instituto Águas Paraná. Além da compra de caminhões, o Instituto Águas do Paraná apoiará os municípios com equipamentos para separação e com capacitação dos catadores.