Search
Close this search box.

Deputadas comandam CCJ e ressaltam competência para ocupar funções estratégicas

Em sessão especial pelo Dia da Mulher, Tiago Amaral passou a presidência para Mabel Canto

Em mais um momento histórico, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná foi comandada por deputadas, em sessão especial nesta terça (05/03), pelo Dia Internacional das Mulheres.

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) recebeu a presidência do deputado Tiago Amaral (PSD), que, a exemplo do que fez no ano passado, tomou a iniciativa, como demonstração do compromisso com a paridade, a igualdade e o respeito. A deputada Flávia Francischini (União) exerceu a vice-presidência.

Como titulares, participaram as deputadas Marcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (SD) e Cantora Mara Lima (Republicanos). A reunião também foi prestigiada pelas deputadas Luciana Rafagnin (PT), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD) e Maria Victoria (PP), que integra a mesa diretora da Casa como 2ª secretária. A deputada Ana Júlia (PT), suplente da CCJ, não pôde participar, por estar na Rússia, representando o Brasil no Festival Mundial da Juventude. Juntas, elas formam a maior bancada feminina da história da Alep, com dez integrantes.

O deputado Tiago Amaral passou a presidência da CCJ para a deputada Mabel Canto. (Foto: Valdir Amaral)

“A mulher tem que estar onde ela quiser”

Do total de 34 itens em pauta, nove projetos foram motivados pela Semana da Mulher, deliberando sobre temas como proteção contra a violência, promoção da igualdade e apoio às vítimas de violência doméstica.

Além da pauta feminina, uma discussão importante foi sobre a prescrição ou não do prazo para o processo no Conselho de Ética contra o deputado Renato Freitas (PT). O relator da proposta, deputado Arilson Chiorato (PT), reconheceu a prescrição, determinando o arquivamento sem qualquer punição para Freitas. O deputado Paulo Gomes (PP) pediu vista e o assunto deve voltar na próxima semana.

Para a deputada Mabel Canto, as mulheres têm total competência para ocupar espaços de liderança e decidir sobre qualquer tema: “A nossa bancada histórica na Assembleia tem contribuído muito para o andamento de projetos em prol da mulher, mas também projetos de outras temáticas e que têm relevância na nossa sociedade”.

A deputada Flávia Francischini vai na mesma linha de pensamento: “É muito importante a gente estar aqui hoje, mas temos que registrar também que a mulher tem que estar onde ela quiser, no momento que ela quiser e isso é o mais importante para nós”.

Para a deputada Mabel Canto, as mulheres têm total competência para ocupar espaços de liderança e decidir sobre qualquer tema. (Foto: Valdir Amaral)

Valorizando a competência

O deputado Tiago Amaral disse que a sessão teve o propósito de ressaltar mais uma vez o papel fundamental da mulher na política, especialmente em espaços estratégicos. “Estamos celebrando a participação das mulheres na política e também valorizando a competência e as condições que as mulheres têm de exercer as funções mais importantes e relevantes dessa casa”.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!