Na reunião marcada pelo deputado Tiago Amaral (PSB) nesta sexta-feira (14), na ACIL, entre a Comissão de Infraestrutura de Londrina e o DER, a concessionária Econorte apresentou o novo projeto do Contorno Norte, uma das principais obras da região de Londrina.
O projeto, dividido em três etapas, traz mudanças em relação ao anterior. A primeira etapa é de Ibiporã até a PR 545, a segunda da PR 545 até a PR 445 e a terceira da PR 445 até Cambé.
As maiores mudanças estão no trecho da PR 445 a PR 545. O novo traçado foi estendido mais para o norte em função do crescimento das cidades., aumentando a extensão do trecho em 4 km. Como o novo traçado passa na área rural, o custo de desapropriação devera ser menor. Assim que o DER aprovar o projeto, será feita a licitação.
Outra importante obra para a região de Londrina, a duplicação da PR 445 até Irerê – um trecho de 15km – terá três novas pontes. O projeto é do DER e a licitação está prevista para ocorrer até o final do ano. Os recursos no valor de R$ 250 milhões estão previstos no orçamento, explicou o diretor geral do DER, Nelson leal Junior, durante a reunião.
“Não há mais espaço para projetos pensados apenas pelos governos. Eles devem ser construídos em conjunto com a sociedade civil organizada que deve apontar as prioridades para a região. Assim teremos mais transparência e também maiores resultados de desenvolvimento para a nossa região”, explica o deputado Tiago Amaral (PSB).
Esta foi a primeira reunião da comissão com os representantes da concessionária e DER, após a criação da Comissão. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Claudio Tedeschi, “o debate das obras e projetos de importantes obras rodoviárias para a região de Londrina saiu dos gabinetes. É uma evolução muito importante para a nossa região. O deputado Tiago Amaral aproximou o governo e as entidades para debater as obras, as mudanças, e vamos trabalhar juntos para realizar no prazo mais rápido possível”.
Licitação passarelas – A publicação do edital de licitação das três passarelas da PR 455 foi anunciada durante a reunião. Uma delas em frente ao supermercado Tonhão, em Cambé e Londrina, a outra em frente ao Iapar e a outra no Jardim Acapulco.
Participaram o presidente da ACIL, Claudio Tedeschi, o presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Brazil Alvim Versoza, o presidente do Sindimetal, Valter Orsi, o vice-presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio de Sampaio, o presidente do Sinduscon, Rodrigo Zacaria e o vereador Jairo Tamura. A comissão volta a se reunir daqui a um mês.