Search
Close this search box.

Deputados cobram solução para o Ouro Verde e o Museu Histórico

 

Curitiba – Os deputados estaduais Cobra Repórter (PSD), Tiago Amaral (PSB) e Tercílio Turini (PPS), da região Região Metropolitana de Londrina, se comprometeram a cobrar uma resposta do governo Beto Richa (PSDB) quanto aos imbróglios envolvendo o Cine Teatro Ouro Verde, que voltou a fechar no final de julho, 25 dias após a reinauguração, e o Museu Histórico de Londrina e que também pode parar, devido à falta de servidores.
Conforme reportagem publicada pela FOLHA, a equipe do museu foi reduzida de 17 para cinco pessoas, sendo que três deram entrada em suas aposentadorias recentemente. A diretora acadêmica do espaço, Regina Célia Alegro, disse que os dois técnicos e a arquivista que querem se aposentar têm mais de 30 anos de casa e, neste tempo, desenvolveram técnicas e habilidades a partir de especializações profissionais de alto nível que mesmo possíveis substitutos não terão, já que estarão em início de carreira.

“Já conversei bastante com o [Valdir] Rossoni [chefe da Casa Civil] e com a Berenice [Jordão, reitora da UEL] para tentar fazer com que o governo do Estado assuma a responsabilidade tratada no anúncio do teatro. Tem um concurso de 2013 ainda está em vigor e é com base nele que esses 15 funcionários para manutenção e funcionamento do Ouro Verde devem ser contratados”, contou Amaral.

“Com relação ao museu, esse diálogo ainda preciso ter, porque há uma divergência com relação à informação que é repassada pela universidade e pelo governo do Estado sobre os tipos de bloqueio que podem estar acontecendo. Os bloqueios não são específicos. São referentes às verbas de consumo e quem maneja elas é a própria universidade. Acho que nesse manejamento que eventualmente falta um recurso tanto no museu como no Hospital Veterinário, que é outro problema que a gente tem tido”, prosseguiu.

“O Cine Teatro Ouro Verde é muito importante para o Paraná. O governo fez todo o esforço necessário para a reforma e abertura e precisamos agora fazer com que a comunidade possa utilizar aquele espaço tão importante. Então, é obrigação do governo dar estrutura de funcionários, de pessoal, para que a gente tenha essa riqueza do Estado funcionando”, comentou Cobra. “Para ser sincero, eu não estava sabendo ainda da situação do museu, mas vou levar essa informação para a Casa Civil, ver em que pé está e se necessário vamos marcar uma audiência com o governador”, acrescentou.

“Estamos há cerca de dois anos falando que as universidades estão com problemas enormes junto ao governo, de toda a dificuldade enorme que a gente tem de fazer a interlocução junto ao governo, e tudo o que a gente fala parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. As universidades têm esse problema de falta de recursos para custeio e o governo não repassa nem aquilo que é aprovado no orçamento; às vezes passa metade do que é aprovado no ano, cria as maiores dificuldades”, criticou Turini.

Segundo o parlamentar, a falta de reposição de servidores que se aposentam é um problema recorrente. “Não está se pedindo contratação de gente nova, abrir mais cargos. Mas a reposição para qualquer serviço, ainda mais em áreas importantes, é fundamental, senão você não tem como fazer um planejamento de atividade (…) Vamos continuar fazendo as cobranças junto ao governo para que agilize as contratações e se tenha uma solução alternativa.”

De acordo com o líder em exercício da situação na Assembleia Legislativa (AL), Hussein Bakri (PSD), o problema no Ouro Verde está prestes a ser solucionado: “Já tratei ontem [anteontem] disso com o João Carlos Gomes. O secretário [da Ciência e Tecnologia] me garantiu que dentro de um mês o processo todo será realizado e a solução encontrada, para o teatro funcionar. Esse é o compromisso dele, a palavra oficial”. Questionado sobre a possibilidade de o Museu Histórico fechar, porém, Bakri afirmou que não sabia. “Vou conversar novamente com o secretário ainda hoje [ontem], então, e se for possível lhe dou essa resposta.”

Mariana Franco Ramos/Folha de Londrina

Crédito foto Pedro oliveira/Alep

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!