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DER convoca segunda colocada para obra da Trincheira Bratislava

6/08/2020

A Comissão de Licitação do DER inabilitou a empresa Compasa do Brasil, chamada de primeira arrematante, para projeto e execução da Trincheira Bratislava na tarde desta quinta-feira (6) . A segunda colocada, Contersolo, tem prazo de 72 horas para apresentar os documentos.

A Comissão apontou dois motivos para a desqualificação: falta do atestado de muro de contenção ou serviço equivalente para capacidade técnica operacional da executora da obra e a proposta técnica com informações conflitantes sobre a contenção a ser executada e sem demonstração da adequação ao preço proposto.

A empresa Compasa do Brasil ofereceu R$ 13,55 milhões – o lance de menor valor para os dois serviços – um desconto de aproximadamente 25% sobre o valor máximo de R$18 milhões previsto no edital, sendo R$ 350 mil para a elaboração do projeto e R$ 17,6 milhões para a execução da obra, e um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para a obra. O critério de seleção desta licitação é o menor preço. A fase de recursos será aberta após a declaração da empresa vencedora.

“Ficamos preocupados com o desconto de 25%, muito longe do valor previsto no edital, e o que nós  esperamos é uma obra de qualidade, que há muito tempo é aguardada pela região”, comentou o deputado Tiago Amaral, membro da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região.

A diferença entre os lances dados pela primeira e segunda arrematante foi de apenas R$ 1 mil reais. A ofereceu R$ 13,56 milhões.

REGIME DIFERENCIADO – A licitação atraiu nove empresas que disputaram o projeto e execução para a obra da Trincheira Bratislava, na BR 369, em Cambé. Com um modelo até então inédito no Paraná, o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) difere da licitação padrão pela agilidade porque permite a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos, após a habilitação da vencedora.

OBRA – O cruzamento entre a BR-369, a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas ou Ibiporã, que se deslocam para trabalhar.  A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões. Os engarrafamentos são comuns nos horários de pico.

A obra será executada na BR-369, no cruzamento com a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava, em Cambé. Na região, a obra é conhecida como Viaduto da Bratislava. A BR-369 será rebaixada para criar uma trincheira, e a obra será executada com dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava em uma extensão aproximada de 800 metros.

Comissão de Infraestrutura  –  A trincheira está entre as obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região. Criada em 2017 pelo deputado Tiago Amaral e a Associação Comercial e Industrial de Londrina, ela reúne atualmente a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.

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