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DER notifica consórcio responsável por obra do Viaduto da PUC

Desenho mostra como será Viaduto da PUC, em Londrina. O DER cobrou explicações da empresa que venceu a concorrência para construir o Viaduto da PUC.

O DER/PR informa que notificou o Consórcio Interseção BR-369 Londrina, contratado em 2022 para elaborar o projeto e executar a obra do novo viaduto da PUC, para que preste esclarecimentos e apresente um planejamento atualizado para o início dos trabalhos.

A medida se fez necessária após atrasos na entrega dos projetos. Além disso, o consórcio não teria tomado as medidas necessárias para iniciar os serviços, ainda que autorizados, fato divulgado em cerimônia pública inclusive, entre outros fatores. O consórcio foi notificado e tem até o dia 15 de maio (hoje) para apresentar sua resposta.

A análise dos documentos será feita já esta semana, para tomada de decisão quanto à continuidade da obra com o consórcio ou a necessidade de tomar as medidas judiciais cabíveis, visando o início dos trabalhos no trecho ainda este mês.

Importância do viaduto

O viaduto da PUC é uma das obras mais importantes para a estrutura viária da cidade de Londrina e, portanto, para todos os moradores da região. É um local com muitos acidentes, vidas colocadas em risco, transtornos causados pelo movimento grande de carros. A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná vem liderando uma série de obras estratégicas para o desenvolvimento da cidade de Londrina e da região e melhoria da vida das pessoas, e o resultado é que obras como essa, do viaduto da PUC, saiam do papel.

“Eu entendo que não basta fazer reuniões, articulações, conversar, brigar, ir atrás de conseguir a obra. O trabalho só termina quando a obra for entregue e, acima de tudo, estiver funcionando plenamente, tornando melhor de verdade a vida das pessoas”, comentou o deputado Tiago Amaral.

O consórcio vencedor reúne as empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda. A licitação ocorreu no modelo RDC, em que o vencedor elabora o projeto básico e o projeto executivo, além de executar a obra. O investimento do governo do estado é de R$ 28 milhões, atingido após negociação com o DER/PR durante a sessão de disputa de lances.

A Avenida Jockey Clube é a principal via de acesso ao Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), enquanto as demais vias são muito utilizadas por indústrias e empresas da região. Atualmente o cruzamento é operado por semáforos, gerando engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.

Como será o Viaduto da PUC

A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças terão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também estão previstas novas calçadas em concreto.

Quando o Viaduto da PUC deve ficar pronto

O prazo de execução previsto, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, é de 450 dias corridos (15 meses), sendo os três primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra.

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