Search
Close this search box.

DER publica edital para duplicação da PR 317 de Iguaraçu a Maringá

15/4/2021

Modelo RDCi prevê contratação de empresa para execução do projeto e obra

Anunciada há anos, a  duplicação da PR 317, no trecho de 21,82 km, entre Iguaraçu a Maringá, teve a licitação publicada nesta terça-feira (14), no modelo RDCi, em que a empresa ou consórcio vencedor executa o projeto e a obra, eliminando uma das licitações.

“No início do meu primeiro mandato, em 2015, eu e o deputado Schiavinato, falecido essa semana, e que nasceu em Iguaraçu, tratamos dessa obra com o governo, junto com prefeitos da região”, relembra o deputado estadual Tiago Amaral.

Aguardada por moradores e setor produtivo, a PR 317 teve na ACIM a sua grande interlocutora. A Associação Comercial e Empresarial de Maringá doou o anteprojeto para a licitação. O movimento é composto por representantes da Amusep e associações empresariais do Norte e Noroeste do Paraná, além do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá). Empresários e agropecuaristas que dependem da rodovia para escoar a safra e transporte de insumos também integram o grupo.

A rodovia é uma importante pela ligação com o estado de São Paulo e também tem grande relevância para os municípios que integram a região de Maringá, como as cidades de Angulo, Lobato, Flórida, Santa Fé, Munhoz de Mello, Astorga e Colorado. Pelo trecho, bastante movimentado, circullam cerca de 17 mil veículos por dia, com os motoristas enfrentando congestionamentos frequentes e risco de acidentes.

A licitação prevê a duplicação em uma extensão de 21,82 quilômetros, cinco quilômetros de vias marginais, interseções em desnível, cinco retornos, duas passarelas e a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó. As empresas interessadas poderão entregar as propostas até às 14 horas do dia 25 de maio. O critério para definir o vencedor será o menor preço, com os participantes podendo oferecer lances com valores cada vez menores, de acordo com o previsto em edital. O valor da licitação é sigiloso, conforme a lei do RDCi. O prazo de execução da obra é de 720 dias corridos, contados da emissão da ordem de serviço.

O DER/PR conta com outra iniciativa que irá complementar a obra de duplicação entre Maringá e Iguaraçu. É a elaboração dos projetos executivos de engenharia das obras de restauração e ampliação da capacidade da PR-317 entre a divisa de São Paulo e Iguaraçu, e da PR-463, entre Santo Inácio e Nova Esperança.

 

Foto DER/PR

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!