DER publica edital para projeto de duplicação da PR 445 de Irerê a Mauá da Serra

Com financiamento pelo BID, o custo estimado é de R$5,6 milhões

O DER publicou na tarde dessa quarta-feira (30) o edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo para duplicação e restauração da PR 445 entre Irerê a Mauá da Serra, com extensão aproximada de 49,7 km.

Com valor estimado de R$ 5.671.533,29, a empresa vencedora terá prazo de 15 meses após a entrega da ordem de serviço para elaborar o projeto. As propostas serão abertas no dia 3 de dezembro, às 14h30, no DER, em Curitiba.

O projeto será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e segue as regras da instituição. A concorrência foi enviada às seis empresas previamente cadastradas pelo BID. Uma delas será selecionada com base na qualidade e custo. Das seis empresas, duas são brasileiras, duas de Portugal, uma da Espanha e uma de Israel.

As empresas são: ENGEFOTO E CONSÓRCIO PRODUTEC UNIDEC, do Brasil; CONSÓRCIO COBBA S.A – COBBA LTDA – ENGEVIX e CONSÓRCIO VIAPONTE – CONGRESOLO, de Portugal; CONSÓRCIO ENGECORPS – TYPSA- LOGIT, da Espanha; e o CONSÓRCIO TNM – ASTEC, de Israel.

O projeto será dividido em dois subtrechos e deverá ser executado por uma única empresa. O subtrecho 1, que vai da entrada da BR-376 de acesso a Mauá da Serra à entrada de acesso à Lerroville, com extensão de 26,8 km; e o subtrecho 2, que começa após o acesso à Lerroville ao início da duplicação (km 50), e extensão de 22,9 km.

O que muda

A concorrência será entre as seis empresas cadastradas pelo BID que já passaram por  seleção – uma espécie de licitação – e estão habilitadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Por isso, ao contrário do que ocorre nas licitações, não há analise de documentação para habilitação das interessadas em participar do certame. Essa fase é feita anteriormente pelo BID, que conta com um cadastro de empresas para elaboração de projetos e também para execução de obras. Outras empresas não poderão participar e não é permitido transferir o convite a nenhuma outra empresa. Ao contrário do que ocorre nos processos de contratação pelo BID, o edital foi publicado pelo DER, atendendo às regras de transparência da administração pública.

Como será o processo

As propostas das seis empresas serão abertas no dia 3 de dezembro. São dois critérios de julgamento: técnica e preço. Primeiro, a comissão do DER vai analisar a proposta técnica das empresas. Essa fase, de acordo com a coordenação de licitação, leva mais tempo, aproximadamente um mês, e o resultado será enviado ao BID. Depois a comissão vai abrir as propostas de preço. As avaliações da comissão nas duas fases são enviadas ao BID. Só depois será anunciado o resultado. A previsão é divulgar o vencedor entre fevereiro e março.

Prazos

Abertura das propostas técnicas no dia 3 de dezembro

A empresa vencedora terá 15 meses para entregar o projeto executivo para duplicação e restauração dos 49,7 km  (após assinatura da ordem de serviço)

Importância – Com potencial de alavancar o desenvolvimento de Londrina e região, a duplicação da PR 445 é uma antiga reivindicação regional.

“Fala-se muito sobre a ligação de Londrina com a capital, mas na verdade é muito mais do que isso, é uma ligação com o Porto de Paranaguá. Se você analisar, o tanto de carga que desce e sobe para o nosso porto é de muita importância. Uma estrada ruim aumenta o custo de frete, de manutenção dos veículos e todas as consequências disso. Então ter uma estrada de qualidade é benéfica tanto para o escoamento de safras quanto para vir o insumo”, afirma o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Antonio de Oliveira Sampaio.

“Para ter indústria e comércio pujantes, a cidade e a região precisam de uma boa logística, essa é uma ótima notícia, muito esperada pelos empresários, e mostra a força da comissão de infraestrutura”, comentou Fernando Moraes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

“A PR-445 foi estabelecida desde o primeiro momento como sendo a mais importante de todas as obras pela comissão de infraestrutura, e é justamente por ela que nós já conseguimos visualizar os principais avanços. Há pouco mais de um ano tivemos o início das obras de duplicação da PR-445 até Irerê, e agora, essa notícia da publicação da contratação do projeto da duplicação da PR-445 até Mauá da Serra, são mais de 50km, que na verdade simbolizam a grande luta para o desenvolvimento da nossa cidade, fortalecimento da infraestrutura e a conexão que a gente faz tanto com a capital quanto com o Porto de Paranaguá. Isso é desenvolvimento, isso é geração de empregos. Essa deve ser a busca da nossa cidade e dos nossos líderes Os resultados são realmente expressivos”, afirma deputado Tiago Amaral, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa.

 Duplicação da PR 445 (trecho de Londrina à Irerê)

A duplicação do trecho de Londrina, do Conjunto Jamile Dequech a Irerê, está em andamento com prazo de conclusão na metade do ano que vem. As obras no trecho de 15,3 quilômetros estão orçadas em R$ 93 milhões com execução pelo Consórcio ED – formado pelas empresas Enpavi e DP Barros, de São Paulo.

Comissão de Infraestrutura

Criada em julho de 2017, a comissão reúne entidades da sociedade civil organizada com o  objetivo de definir as obras prioritárias para Londrina e região, assim como cobrar e acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte.  Por meio do trabalho da comissão foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional que está em andamento; a conclusão do novo traçado do projeto do Contorno Norte (em 3 etapas), e as três passarelas na PR 445, em Cambé e Londrina.

Atualmente  integram a comissão deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão.

Mais informações sobre a Comissão de Infraestrutura no link

https://dep.tiagoamaral.com.br/comissoes/comissao-de-desenvolvimento-e-infraestrutura-norte-do-parana/

Licitação

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Crédito da foto PR 445 DER

Trecho dividido em dois subtrechos conforme descrito no edital

Trecho em duplicação

Rosi Guilhen/Assessora de Comunicação deputado Tiago Amaral

(41) 99677-8299

(41) 33504281 Gabinete

(43) 3039-1069 Escritório Londrina

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