Search
Close this search box.

‘Descentralização’ para o interior visa capital político e desenvolvimento

Matéria publicada na Folha de Londrina

Assim como determinou o governador Ratinho Junior (PSD) em fevereiro, ao transferir a sede oficial do governo do Paraná para Cascavel durante o Show Rural Coopavel, agora é a vez de Londrina sediar os Poderes Executivo e Legislativo estadual durante o calendário da 59ª ExpoLondrina. A mudança da capital política do Estado deve ser oficializada no início da noite desta quarta-feira (10) por meio de decreto, e nos próximos dois dias a equipe do governo realiza na cidade uma série de reuniões com parlamentares, prefeitos da região, empresários e representantes de entidades do setor produtivo.

Segundo a assessoria da ExpoLondrina, esta é a primeira vez que um governador do Paraná vai despachar diretamente da feira, embora outros já tenham assinado acordos no Parque Ney Braga. Ratinho Jr. usará um dos gabinetes da diretoria da Sociedade Rural do Paraná.

O momento mais importante da agenda deve ficar para a manhã desta quinta-feira (11), quando integrantes da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento de Londrina reafirmam a lista de prioridades que já foi entregue ao governador logo após a eleição, em outubro.

“São vários pontos que trabalhamos, mas escolhemos estes que precisam correr em paralelo”, afirma o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes.

Nos bastidores, a informação que vem sendo ventilada é de que Ratinho Jr. deve aproveitar a vinda a Londrina para trazer novidades sobre a duplicação da PR-445 no trecho de 52 quilômetros entre o distrito de Irerê e Mauá da Serra. Quando questionado na abertura da ExpoLondrina sobre essa possibilidade, o vice-governador, Darci Pianna (PSD), disse que iria deixar para o governador fazer os anúncios. “Não me façam antecipar estes anúncios”, desconversou aos jornalistas.

AEROPORTO

Outro ponto a ser cobrado é a garantia das melhorias no Aeroporto Governador José Richa por parte da vencedora da licitação para obras de ampliação do terminal, lançada pelo Ministério da Infraestrutura no dia 18 de março. Por isso, os integrantes do grupo de articulação garantem que vão solicitar a criação de uma comissão do governo do Estado para acompanhar a concessão com o governo federal que conte com a presença de um integrante da Comissão de Infraestrutura.

“Esta empresa tem que estar ciente de que tem que fazer esta ampliação. Este que é o grande ponto, não adianta privatizar e ficar do jeito que está. Vamos estar acompanhando para que isso não aconteça”, avalia Fernando Moraes.

Quem deseja pleitear esta vaga é o presidente da Codel (Agência de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan. Ele lembra que o município aguarda decisão judicial de apenas nove dentre os 107 lotes que precisaram ser desapropriados no entorno do aeroporto objetivando as melhorias. Com isso a iniciativa privada deveria ampliar em 600 metros a pista de pouso e decolagem, construir uma nova pista de taxiamento e viabilizar a instalação do ILS para auxiliar a navegação em dias de tempo ruim.

“Queremos que todo o dinheiro investido da prefeitura seja honrado nessa privatização, nós queremos saber qual vai ser a articulação dele (Ratinho) nesse processo licitatório. A avaliação é de que é urgente a situação do nosso aeroporto”, diz Bruno Ubiratan.

OBRAS VIÁRIAS

A Comissão de Infraestrutura vai cobrar também agilidade na licitação dos viadutos da avenida Angelina Ricci Vezozzo, zona norte de Londrina, e da Bratislava, em Cambé. Juntas, as obras custarão R$ 39 milhões, que já estão previstos no orçamento de 2019. O processo licitatório é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem, no entanto a reportagem não conseguiu mais detalhes com a assessoria até o fechamento desta edição.

Mas o ponto de maior dificuldade (e que não depende apenas da caneta de Ratinho Junior, mas da Justiça) deve ser o Contorno Norte. Os membros da Comissão solicitam que o Estado assuma as obras caso o acordo fechado entre a Econorte e o governo do Paraná no início deste ano, que trocou a obrigatoriedade da contrapartida na região pela antecipação de um trecho da BR-369, seja mantido.

A Comissão de Infraestrutura é formada pela Sociedade Rural do Paraná, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Sinduscon Norte, Sindimetal Londrina, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé, Associação Médica de Londrina, OAB e Grupo FOLHA de Comunicação, e foi criada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e pelo então presidente da Acil e atual presidente da Sercomtel, Cláudio Tedeschi.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Tiago Amaral, mas ele cumpria agenda em Curitiba com o governador nessa terça-feira (9).

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), este é um momento importante para o Poder Legislativo paranaense participar e construir soluções para os problemas do Estado.

A Sociedade Rural do Paraná reservou o Recinto Horácio Sabino Coimbra para o trabalho dos deputados no Parque Ney Braga.

Em dezembro de 2014 o então governador Beto Richa (PSDB) também descentralizou a sede do Poder Executivo estadual para Londrina, quando da comemoração dos 80 anos do município.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!