A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça (20/8) o Projeto de Lei nº 504/2024, que inclui o “Dia da Avenida Saul Elkind” no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado.
A proposta, apresentada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ, está alinhada com o Núcleo Saul Elkind + Forte, da Associação Comercial e Industrial de Londrina, e estabelece que a data será comemorada anualmente no terceiro sábado de novembro. Este ano, a festa será no dia 16 de novembro.
Importância histórica e comercial
Conforme Tiago Amaral, que é candidato a prefeito pela coligação “A Londrina que queremos” (PSD/PL/União Brasil/PRD/Avante/Agir), a proposta dá apoio aos comerciantes da Zona Norte de Londrina. A iniciativa destaca a importância histórica e comercial da avenida, atraindo mais visitantes e movimentando o comércio local.
“Nosso objetivo é dar visibilidade à Zona Norte, que tem crescido e se desenvolvido muito. Queremos atrair mais pessoas para comprar e participar das atividades culturais e de lazer que a Saul Elkind oferece”, afirmou o deputado estadual Tiago Amaral.
Em julho, Tiago Amaral participou do lançamento do Núcleo Saul Elkind + Forte, da ACIL, para desenvolver o comércio na região. A mobilização dos comerciantes prevê campanhas de segurança, melhorias no trânsito, eventos como corridas e pedaladas, e decoração natalina.
Eixo vital para a economia de Londrina
A Avenida Saul Elkind é a principal via comercial da Zona Norte, com 8,6 km de extensão. Inaugurada na década de 1980, abriga mais de 800 estabelecimentos comerciais, desde pequenas lojas até grandes redes. Isso significa cerca de 20% do comércio de Londrina. Estudos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) indicam que a Saul Elkind é um eixo vital para a economia da cidade inteira, gerando emprego e renda para os londrinenses.
Com a inclusão do “Dia da Saul Elkind” no calendário turístico do Paraná, a expectativa é que a avenida se torne ainda mais reconhecida. Isso fortalece o comércio e valoriza a história e a identidade cultural da região.
O comerciante Antônio Fernandes Barbosa, conhecido como Barão, tem uma loja de calçados na Saul Elkind há 21 anos. De acordo com ele, que coordena o Núcleo Saul Elkind + Forte, o projeto apresentado pelo deputado estadual Tiago Amaral é “importantíssimo para trazer mais eventos e fortalecer o comércio da região”. Ele completa: “Queremos agradecer essa parceria e atitude do Tiago Amaral. É uma excelente ideia, que nos fortalece por ser uma lei estadual”.
Após passar pela CCJ, o projeto irá para votação no Plenário.