As 80 famílias que moram nas comunidades rurais Alto Boa Vista e Nova Pitanga, em Novas Tebas, estão prestes a receber um sistema de abastecimento de água.
O contrato, no valor de R$ 382 mil, foi viabilizado pelo deputado Tiago Amaral, em parceria com o Governo do Estado e com a prefeitura do município, e garante a instalação de uma casa de tratamento de água e uma caixa de força em cada uma das localidades. A Sanepar será responsável pelo projeto e pelos materiais, e a prefeitura do município será responsável pela mão de obra.
A implantação do sistema de abastecimento de água nas comunidades rurais é um desafio, já que mais de 60% da população do município vive afastada da cidade, com pouco ou quase nenhum tipo de abastecimento de água. Com uma população de pouco mais de cinco mil moradores, Nova Tebas tem uma logística que desafia os gestores. São 544 km de área territorial, maior que a capital do Estado, que tem 435 km e quase dois milhões de habitantes.
“Nova Pitanga tem um sistema de abastecimento muito precário, e no Alto Boa Vista não tem nada. As pessoas hoje fazem como podem, pegam água no poço, no rio, pega dos vizinhos. Com certeza esse contrato é um avanço na qualidade de vida e na saúde desses moradores”, afirma o prefeito.
As obras para implantação do sistema de abastecimento de água faz parte do projeto Água dos Campos, desenvolvido pela Prefeitura de Nova Tebas, que pretende levar água tratada a todos os moradores da região rural do município. No Plano Municipal de Saneamento Básico constam 37 pequenas comunidades rurais. Alto Boa Vista e Nova Pitanga são as primeiras comunidades a receber água tratada.